PUBLICIDADE
Puberdade é o nome dado ao período de transição entre a infância e a fase adulta e acontece em meninas entre os 8 e 13 anos de idade e em meninos entre 9 e 14 anos. Essa fase é marcada, principalmente, pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e o início da fase reprodutiva, tanto do homem quanto da mulher. Nas meninas, o primeiro sinal da puberdade é o surgimento do chamado broto mamário, enquanto que nos meninos é o aumento dos testículos.
Tópicos deste artigo
- 1 - → Alterações comuns na puberdade
- 2 - → Puberdade masculina
- 3 - → Puberdade feminina
- 4 - → Final da puberdade
- 5 - → Puberdade precoce
→ Alterações comuns na puberdade
Durante a puberdade, uma série de alterações acontecem no corpo do indivíduo e o leva à maturação sexual e à capacidade de reprodução. Nesse momento, observa-se um desenvolvimento físico, mas também mental e social.
O início da puberdade é influenciado por uma série de fatores, incluindo fatores psicológicos, genéticos, condições ambientais e até mesmo a saúde do indivíduo e sua nutrição. Nessa etapa, o indivíduo perceberá, entre outras alterações, o surgimento de pelos, modificações na oleosidade da pele, surgimento das mamas em meninas e aumento do testículo em meninos. De uma maneira geral, podemos dizer que, independentemente do sexo, as principais modificações que ocorrem na puberdade são:
-
Estirão puberal (rápido crescimento em estatura, que dura cerca de 2 a 4 anos);
-
Desenvolvimento do sistema reprodutor;
-
Desenvolvimento do sistema esquelético e muscular;
-
Aparecimento de caracteres sexuais secundários.
É importante destacar que adolescentes na mesma idade podem estar em fases diferentes da puberdade. Sendo assim, o corpo de uma menina de 11 anos, por exemplo, não obrigatoriamente apresentará as mesmas características de outra de uma mesma idade.
→ Puberdade masculina
Durante a puberdade masculina observa-se o surgimento de pelos faciais.
Na puberdade masculina, o menino enfrenta modificações em seu corpo que o prepara para a fase adulta e o deixa apto para a reprodução. Veja a seguir os principais eventos que ocorrem na puberdade masculina:
-
Aceleração da velocidade do crescimento;
-
Aumento da secreção dos hormônios sexuais. Nos homens observa-se uma maior quantidade de testosterona.
-
Aumento do volume do testículo;
-
A pele escrotal torna-se avermelhada e apresenta modificação na textura;
-
Aumento do pênis, tanto em comprimento quanto em diâmetro;
-
Surgimento dos pelos púbicos;
-
Crescimento dos pelos faciais;
-
Aumento da massa muscular;
-
Alterações na voz (voz atinge timbre mais grave).
Leia também: Anabolizantes
→ Puberdade feminina
Durante a puberdade feminina, observa-se a primeira menstruação, que muitas vezes pode ser acompanhada de cólica.
Na puberdade feminina, observa-se modificações no corpo da menina que a prepara para a fase adulta e a reprodução. Dentre os principais eventos relacionados com a puberdade feminina destacam-se:
-
Aceleração da velocidade de crescimento;
-
Aumento da secreção dos hormônios sexuais. Nas mulheres, observa-se uma maior concentração dos hormônios estrogênio e progesterona.
-
Surgimento dos brotos mamários e desenvolvimento posterior dos seios;
-
Aumento do acúmulo de gordura no quadril, nádegas e coxas;
-
Surgimento dos pelos púbicos;
-
Menarca (primeiro fluxo menstrual).
Durante a puberdade feminina, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes e impactantes na vida da menina é a menarca, ou seja, a primeira menstruação. Geralmente, ela acontece dois anos após o aparecimento das mamas. A menstruação pode ser definida como a descamação do endométrio do útero. A menstruação marca o início do ciclo menstrual, o qual dura em média 28 dias.
Leia também: Hormônios e o ciclo menstrual
→ Final da puberdade
A puberdade termina por volta dos 18 anos de idade. Nesse momento, termina o crescimento físico e também o amadurecimento do sistema genital.
→ Puberdade precoce
A puberdade precoce acontece tanto em meninos quanto em meninas e caracteriza-se por um início da puberdade antes da idade geralmente esperada. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, considera-se como puberdade precoce aquela que surge antes dos 8 anos em meninas e antes dos 9 anos em meninos. Estima-se que a puberdade precoce é cerca de 10 a 23 vezes mais frequente em meninas.
A puberdade precoce pode desencadear algumas consequências, sendo necessária, portanto, a atenção nesses casos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, as principais consequências da puberdade precoce são:
-
Transtornos psicológicos e de comportamento;
-
Maiores riscos de abuso sexual;
-
Baixa estatura, quando adulto;
-
Aumento do risco de obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e alguns tipos de câncer.
A puberdade precoce tem tratamento e dependerá de sua causa. Geralmente, são administrados medicamentos que visam a retardar o desenvolvimento. A interrupção desse tratamento é feita, em geral, quando a menina apresenta idade óssea entre os 12 e 12,5 anos, e os meninos, entre os 13 e 13,5 anos. Em alguns casos, é necessário cirurgia para tratar o problema.
Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos