Topo
pesquisar

Puberdade

Sexualidade

A puberdade é um período de intensas modificações no corpo de meninas e meninos que os prepara para a vida adulta e para o início da fase reprodutiva.
PUBLICIDADE

Puberdade é o nome dado ao período de transição entre a infância e a fase adulta e acontece em meninas entre os 8 e 13 anos de idade e em meninos entre 9 e 14 anos. Essa fase é marcada, principalmente, pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e o início da fase reprodutiva, tanto do homem quanto da mulher. Nas meninas, o primeiro sinal da puberdade é o surgimento do chamado broto mamário, enquanto que nos meninos é o aumento dos testículos.

Alterações comuns na puberdade

Durante a puberdade, uma série de alterações acontecem no corpo do indivíduo e o leva à maturação sexual e à capacidade de reprodução. Nesse momento, observa-se um desenvolvimento físico, mas também mental e social.

O início da puberdade é influenciado por uma série de fatores, incluindo fatores psicológicos, genéticos, condições ambientais e até mesmo a saúde do indivíduo e sua nutrição. Nessa etapa, o indivíduo perceberá, entre outras alterações, o surgimento de pelos, modificações na oleosidade da pele, surgimento das mamas em meninas e aumento do testículo em meninos. De uma maneira geral, podemos dizer que, independentemente do sexo, as principais modificações que ocorrem na puberdade são:

  • Estirão puberal (rápido crescimento em estatura, que dura cerca de 2 a 4 anos);

  • Desenvolvimento do sistema reprodutor;

  • Desenvolvimento do sistema esquelético e muscular;

  • Aparecimento de caracteres sexuais secundários.

É importante destacar que adolescentes na mesma idade podem estar em fases diferentes da puberdade. Sendo assim, o corpo de uma menina de 11 anos, por exemplo, não obrigatoriamente apresentará as mesmas características de outra de uma mesma idade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Puberdade masculina

Durante a puberdade masculina observa-se o surgimento de pelos faciais.
Durante a puberdade masculina observa-se o surgimento de pelos faciais.

Na puberdade masculina, o menino enfrenta modificações em seu corpo que o prepara para a fase adulta e o deixa apto para a reprodução. Veja a seguir os principais eventos que ocorrem na puberdade masculina:

  • Aceleração da velocidade do crescimento;

  • Aumento da secreção dos hormônios sexuais. Nos homens observa-se uma maior quantidade de testosterona.

  • Aumento do volume do testículo;

  • A pele escrotal torna-se avermelhada e apresenta modificação na textura;

  • Aumento do pênis, tanto em comprimento quanto em diâmetro;

  • Surgimento dos pelos púbicos;

  • Crescimento dos pelos faciais;

  • Aumento da massa muscular;

  • Alterações na voz (voz atinge timbre mais grave).

Leia também: Anabolizantes

Puberdade feminina

Durante a puberdade feminina, observa-se a primeira menstruação, que muitas vezes pode ser acompanhada de cólica.
Durante a puberdade feminina, observa-se a primeira menstruação, que muitas vezes pode ser acompanhada de cólica.

Na puberdade feminina, observa-se modificações no corpo da menina que a prepara para a fase adulta e a reprodução. Dentre os principais eventos relacionados com a puberdade feminina destacam-se:

  • Aceleração da velocidade de crescimento;

  • Aumento da secreção dos hormônios sexuais. Nas mulheres, observa-se uma maior concentração dos hormônios estrogênio e progesterona.

  • Surgimento dos brotos mamários e desenvolvimento posterior dos seios;

  • Aumento do acúmulo de gordura no quadril, nádegas e coxas;

  • Surgimento dos pelos púbicos;

  • Menarca (primeiro fluxo menstrual).

Durante a puberdade feminina, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes e impactantes na vida da menina é a menarca, ou seja, a primeira menstruação. Geralmente, ela acontece dois anos após o aparecimento das mamas. A menstruação pode ser definida como a descamação do endométrio do útero. A menstruação marca o início do ciclo menstrual, o qual dura em média 28 dias.

Leia também: Hormônios e o ciclo menstrual

Final da puberdade

A puberdade termina por volta dos 18 anos de idade. Nesse momento, termina o crescimento físico e também o amadurecimento do sistema genital.

Puberdade precoce

A puberdade precoce acontece tanto em meninos quanto em meninas e caracteriza-se por um início da puberdade antes da idade geralmente esperada. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, considera-se como puberdade precoce aquela que surge antes dos 8 anos em meninas e antes dos 9 anos em meninos. Estima-se que a puberdade precoce é cerca de 10 a 23 vezes mais frequente em meninas.

A puberdade precoce pode desencadear algumas consequências, sendo necessária, portanto, a atenção nesses casos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, as principais consequências da puberdade precoce são:

  • Transtornos psicológicos e de comportamento;

  • Maiores riscos de abuso sexual;

  • Baixa estatura, quando adulto;

  • Aumento do risco de obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e alguns tipos de câncer.

A puberdade precoce tem tratamento e dependerá de sua causa. Geralmente, são administrados medicamentos que visam a retardar o desenvolvimento. A interrupção desse tratamento é feita, em geral, quando a menina apresenta idade óssea entre os 12 e 12,5 anos, e os meninos, entre os 13 e 13,5 anos. Em alguns casos, é necessário cirurgia para tratar o problema.
 

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

A puberdade marca a passagem da infância para a fase adulta e resulta em uma série de modificações no corpo e mente do indivíduo.
A puberdade marca a passagem da infância para a fase adulta e resulta em uma série de modificações no corpo e mente do indivíduo.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Puberdade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sexualidade/puberdade.htm. Acesso em 17 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola