Topo
pesquisar

Energia

Química

PUBLICIDADE

A energia pode ser definida como a capacidade de produzir um efeito, que pode ser de forma transitória ou permanente. A energia transitória pode ser, por exemplo, o calor, trabalho, energia mecânica, etc. As formas permanentes são: energia interna, potencial, cinética, química e nuclear. O conceito de energia está diretamente relacionado à capacidade de realizar trabalho. É bom lembrar que a energia causa modificações na matéria e, em muitos casos, de forma irreversível.

O nosso universo é constituído de matéria e energia. Se pegarmos qualquer porção do universo e nos submetermos a observá-la, ela pode ser considerada como um sistema, e tudo que rodeia essa porção é denominado ambiente. Sendo assim, podemos classificar o sistema segundo sua capacidade de trocar matéria e energia com o ambiente que está inserido.

Sistema fechado: troca somente energia com o ambiente.

Sistema aberto: tem a capacidade de trocar energia e matéria com o ambiente.

Sistema isolado: nesse sistema não há troca de energia e nem de matéria com o ambiente.

A energia elétrica é a forma de energia mais utilizada no mundo. Ela pode ser obtida de várias maneiras:

Energia solar: é um método que não produz danos ao meio ambiente, sua fonte, o Sol, é inesgotável. Os painéis solares possuem células fotoelétricas que transformam a energia proveniente dos raios solares em energia elétrica.

Energia nuclear: produzida nas usinas nucleares por meio de processos físico-químicos, é uma energia térmica que é transformada em energia elétrica.

Energia eólica: (ar em movimento): é usada para produzir energia elétrica. É atraente por não causar danos ambientais e ter custo de produção baixo em relação a outras fontes alternativas de energia.

A energia elétrica também pode se transformar em:

Energia térmica: quando vamos tomar banho, ao ligar o chuveiro a energia elétrica é transformada em energia térmica.

Energia luminosa: recebemos iluminação em casa pela transformação da energia elétrica que, ao passar por uma lâmpada, torna-se incandescente.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Energia"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/energia.htm>. Acesso em 29 de setembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA