UOL - O melhor conteúdo

Função das proteínas e suas fontes na alimentação

As proteínas (substâncias presentes, por exemplo, nas carnes) possuem diversas e importantes funções (catalítica, estrutural, regulação etc) no organismo humano.

Representação de uma proteína de ação estrutural
Representação de uma proteína de ação estrutural
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

As proteínas são macromoléculas formadas pela polimerização por condensação de α-aminoácidos, que, por sua vez, são substâncias formadas por uma ligação peptídica entre um grupo amino e um grupo carboxílico, formando um grupo amida.

As proteínas não são como os carboidratos que podem ser armazenados nas células, elas fazem parte da estrutura biológica. De modo que a construção e a manutenção do organismo humano dependem do fornecimento dessas proteínas.

1- Funções das proteínas

Elas têm inúmeras funções em nosso organismo, entre elas, temos:

a) Estrutural

As proteínas são os constituintes básicos das fibras musculares, cabelo, ossos, dentes e pele;

Exemplo: A fenilalanina é precursora da tirosina, que produz a melanina, molécula responsável pela cor dos cabelos e da pele.

b) Catalisadores

As enzimas catalisam as reações bioquímicas (reações intra ou extracelulares importantes que ocorrem nos animais e vegetais). Sem as enzimas, essas reações não ocorreriam num tempo hábil e a vida acabaria;

Exemplo: A anidrase carbônica é uma enzima que catalisa a reação de formação do ácido carbônico que mantém o pH do sangue constante. Por meio dessa enzima, essa reação ocorre cerca de 10 milhões de vezes mais rápido.

c) Reguladores do metabolismo (Hormônios)

Exemplo: A insulina é uma proteína sintetizada em nosso organismo e possui como principal função o controle dos níveis de glicose no sangue. Sua carência é um dos fatores que resultam no desenvolvimento do diabetes tipo 1 e 2.

d) Sistema imunológico (Anticorpos)

Exemplo: Uma classe de proteínas encontradas no plasma sanguíneo são as gamaglobulinas e entre elas estão as imunoglobulinas que ajudam a prevenir e combater infecções importantes e doenças. Em casos específicos, alguns médicos receitam injeções de gamaglobulina extraída do plasma de pessoas que já adquiriram imunidade à doença que o paciente está exposto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos de funções das proteínas por todo organismo
Exemplos de funções das proteínas por todo organismo

2- Digestão das proteínas

Quando ingerimos alimentos que contêm proteínas, elas são quebradas durante a digestão e o organismo absorve os monômeros que as constituem, que, como já dito, são os aminoácidos.

Existem inúmeros aminoácidos na natureza, mas apenas 20 estão presentes nas proteínas. O nosso organismo sintetiza alguns deles, mas 9 desses aminoácidos nós não produzimos e, por isso, eles são chamados de aminoácidos essenciais, que são: fenilalanina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano e valina.

3- Fontes de proteínas

Visto que o organismo não consegue sintetizar esses aminoácidos essenciais, nós precisamos ingeri-los por meio da alimentação. As principais fontes de aminoácidos são:

  • Fontes incompletas (que não contêm todos os aminoácidos essenciais): Leguminosas como feijão, milho, lentilha, arroz, frutas e verduras;

Exemplos de leguminosas que podem ser utilizadas como fonte de proteínas
Exemplos de leguminosas que podem ser utilizadas como fonte de proteínas

  • Fontes completas: carne, peixes, ovos, laticínios (leite, queijo, iogurte), trigo integral, nozes, soja, germe de trigo, castanha-do-pará e amendoim.

Exemplos de alimentos que podem ser utilizados como fonte de proteínas
Exemplos de alimentos que podem ser utilizados como fonte de proteínas

Visto que cada alimento fornece um tipo de aminoácido, precisamos ter uma dieta bastante balanceada. Por exemplo, quando comemos feijão e arroz, o feijão fornece a lisina e o arroz fornece a metionina, que são aminoácidos importantes na síntese proteica.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Função das proteínas e suas fontes na alimentação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/funcao-das-proteinas-suas-fontes-na-alimentacao.htm. Acesso em 29 de março de 2025.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

(IFSC) Sobre a molécula abaixo, assinale a alternativa CORRETA.

a) A molécula apresentada é um aminoácido.

b) A molécula acima apresenta dois carbonos na sua cadeia principal.

c) O nome correto dessa molécula é ácido amino-metil-etanóico.

d) Essa molécula apresenta sete ligações simples e uma ligação dupla.

e) A molécula apresenta cadeia carbônica heterogênea e insaturada.

Exercício 2

Existem alimentos que não são uma boa fonte de aminoácidos por apresentarem um baixo número de aminoácidos diferentes. Esses alimentos são chamados de incompletos. Qual dos alimentos propostos abaixo é um exemplo de alimento incompleto?

a) Amendoim

b) Castanha-do-brasil

c) Milho

d) Leite

e) Carne

Exercício 3

As proteínas são substâncias que apresentam diversas funções no organismo. Um exemplo é o controle do nível de glicose no sangue, realizado pela proteína insulina. Entre as funções a seguir, qual delas nomeia essa importante função desempenhada pela insulina?

a) Função estrutural

b) Função degradante

c) Função de defesa

d) Função reguladora

e) nda.

Exercício 4

(UEFS) As proteínas são nutrientes que participam da estrutura celular. Ao serem ingeridas por mamíferos, são degradadas sob ação de enzimas e do fluído gástrico e reaproveitadas pelo organismo. A partir dessas informações sobre o processo de aproveitamento desse nutriente, é correto afirmar:

a) A ação enzimática aumenta a concentração de nutrientes no organismo.

b) A alimentação proteica variada supre o organismo de α-aminoácidos essenciais.

c) As enzimas promovem a condensação de carboidratos durante a formação de proteínas.

d) As enzimas são incorporadas aos produtos finais da degradação de proteínas no organismo.

e) As enzimas aumentam a energia de ativação e a velocidade de degradação de proteínas no organismo dos mamíferos.