Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Energia Química do corpo

Nos exercícios que praticamos liberamos energia do corpo
Nos exercícios que praticamos liberamos energia do corpo
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Qual energia é responsável pela manutenção da vida? A energia química é aquela proveniente da quebra de ligações entre átomos, e essa energia é que nos mantêm vivos.

Para um melhor entendimento comecemos por definir o que são reações químicas. As reações responsáveis pela quebra ou formação de ligações entre átomos se fazem presentes dentro de nosso corpo, estão nas células e a partir delas é que a estrutura corporal é construída.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Algumas funções corporais como: processo de cicatrização, formação dos dentes, crescimento de cabelos e unhas, todos são provindos das reações de absorção de energia. Por outro lado, o aquecimento corporal que nos permite a proteção contra o frio, é conseqüência das reações químicas que liberam energia. É justamente por esta energia que se torna possível a vivência em lugares gélidos, como nos pólos norte e sul.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Energia Química do corpo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/energia-quimica-corpo.htm. Acesso em 12 de julho de 2024.

De estudante para estudante