Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Composição química da célula

As substâncias orgânicas e inorgânicas que fazem parte da composição química da célula garantem o funcionamento adequado dessa unidade funcional dos seres vivos.

A célula apresenta diferentes componentes, os quais são essenciais para seu funcionamento
A célula apresenta diferentes componentes, os quais são essenciais para seu funcionamento
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Todos os seres vivos possuem moléculas e elementos que são essenciais para a sua composição e para o seu metabolismo. É uma grande variedade de substâncias orgânicas e inorgânicas que fazem parte dessa composição. Aqui conheceremos um pouco dessas substâncias.

Substâncias orgânicas

Proteínas: presentes em todas as estruturas celulares. São formadas por aminoácidos e sua presença é indispensável para o metabolismo do organismo. As proteínas formam as enzimas;

Vitaminas: podem ser hidrossolúveis (solúveis em água) ou lipossolúveis (solúveis em lipídios). São necessárias em pequenas quantidades pelo organismo, e sua falta pode causar doenças. As vitaminas são adquiridas por meio de uma alimentação variada.

Carboidratos ou Glicídios ou Açúcares: são fundamentais, pois dão energia às células e ao organismo. São de três tipos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Alguns têm função estrutural, como celulose e quitina; e de reserva, como o amido e glicogênio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Lipídios: insolúveis em água, atuam como reserva de energia, isolante térmico etc. São classificados em glicerídeos, ceras, esteroides, fosfolipídios e carotenoides. Compõem estruturas celulares.

Substâncias inorgânicas

Sais minerais: formados por íons. Algumas de suas funções são: formar o esqueleto, participar da coagulação sanguínea, transmissão de impulsos nervosos etc. Sua falta pode afetar o metabolismo e levar à morte.

Água: substância encontrada em maior quantidade nos seres vivos. Pode dissolver diversas substâncias, por isso, é classificada como solvente universal. No corpo humano, representa cerca de 70% do peso corporal. Participa de inúmeras reações químicas em nosso organismo. A água é fundamental para a vida!
 

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Paula Louredo Moraes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Composição química da célula"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/quimica-celula.htm. Acesso em 19 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

As células são estruturas conhecidas como unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Elas são formadas basicamente por substâncias orgânicas e inorgânicas. São consideradas substâncias inorgânicas:

a) lipídios e proteínas.

b) proteínas e água.

c) sais minerais e vitaminas.

d) água e sais minerais

e) lipídios e carboidratos.

Exercício 2

Muitas pessoas pensam que os lipídios trazem apenas malefícios à saúde e que podem ser facilmente excluídos da nossa alimentação. Entretanto, essa substância orgânica é essencial para o organismo. Nas células, os lipídios:

a) fazem parte da composição das membranas celulares.

b) são a única fonte de energia.

c) estão relacionados principalmente com a função estrutural.

d) atuam na formação da parede celular.

e) são as moléculas formadoras de grande parte das enzimas.