Topo
pesquisar

Olimpíadas

Educação Física

As Olimpíadas constituem um dos maiores eventos de massa do mundo e a sua origem remonta à Antiga Grécia, quando eram praticados jogos esportivos na cidade de Olímpia.
PUBLICIDADE

Os jogos olímpicos têm esse nome porque se referem a uma cidade da Antiga Grécia chamada de Olímpia, na qual era praticados jogos esportivos nos momentos de trégua entre uma guerra e outra. Tal prática também estava associada a rituais religiosos.

Com o declínio da civilização grega, as competições esportivas tornaram-se esparsas nas civilizações subsequentes. A proposta de resgatar a prática das olimpíadas e o seu sentido principal, a celebração da paz – ou da trégua – entre as nações por meio do esporte, só aconteceu no fim do século XIX, por intermédio de uma personagem histórica singular, o Barão de Coubertin.

Pierre de Frédy (1863-1937), nome de nascimento do Barão de Coubertin, era membro da aristocracia francesa e pretendia instituir um comitê internacional de jogos esportivos, órgão que realizaria eventos competitivos periodicamente no continente europeu. Coubertin vivia uma época de intensa competitividade industrial e política das potências imperialistas do século XIX, o que culminou na Primeira Guerra Mundial em 1914. Uma das razões para a criação de um comitê internacional de jogos esportivos era justamente a produção de uma atmosfera amistosa entre as nações europeias.

A proposta de Coubertin foi apresentada na União das Sociedades Francesas de Esportes Atléticos (USFSA) em 1892. Nessa proposta, estava a pretensão de criar um comitê olímpico internacional diretamente inspirado nos antigos jogos realizados na cidade de Olímpia. Todavia, a criação efetiva do comitê ocorreu apenas dois anos depois, em 23 de junho de 1894. Esse comitê teve como secretário-geral Coubertin e, como presidente, o grego Demetrius Vikelas.

Por intermédio de Vikelas, os primeiros jogos olímpicos foram realizados em Antenas, na Grécia, entre os dias 06 e 15 de 1896. Apesar das muitas interrupções em virtude das consequências geradas por guerras, os jogos olímpicos acabaram consolidando-se ao longo do século XX, gerando uma especialização de esportistas nunca antes vista. Esse fato tornou as Olimpíadas um dos mais expressivos eventos de massa do mundo.

*Créditos da imagem: Ververidis Vasilis / Shutterstock


Por Me. Cláudio Fernandes

PUBLICIDADE
artigos Olimpíadas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA