Topo
pesquisar

Coração humano

Biologia

O coração humano é um órgão muscular formado por quatro cavidades e possui capacidade de contração, que garante a impulsão do sangue para todo o corpo.
O coração é o órgão responsável por garantir que o sangue seja levado para as diversas partes do corpo
O coração é o órgão responsável por garantir que o sangue seja levado para as diversas partes do corpo
PUBLICIDADE

O coração humano, assim como o de todos os mamíferos, é formado por quatro cavidades e apresenta como função primordial garantir que o sangue seja enviado para todas as partes do nosso corpo. Esse órgão muscular está localizado entre os pulmões, no mediastino médio, e garante o bombeamento sanguíneo graças a contrações rítmicas do músculo cardíaco.

Anatomia do coração

O coração, órgão do sistema cardiovascular, é uma câmara oca que apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Esse órgão possui o formato de um cone invertido com o ápice voltado para baixo e, em um homem normal, pesa cerca de 300 g e apresenta o volume aproximado de uma mão fechada.

As paredes do coração são compostas por três túnicas: endocárdio, miocárdio e pericárdio.

  • Endocárdio: Túnica formada por endotélio que repousa sobre uma camada de tecido conjuntivo frouxo. Essa última camada, que é chamada de subendotelial, é conectada ao miocárdio pela camada subendocardial, a qual apresenta nervos, veias e ramos que fazem parte do sistema condutor do impulso nervoso.

  • Miocárdio: Essa é a camada mais espessa do coração e é responsável pela capacidade de contração do órgão. Formado por feixes de fibras musculares cardíacas orientadas em várias direções, o miocárdio envolve as câmaras do coração, sendo mais espesso nos ventrículos — em especial, no ventrículo esquerdo —, e mais fino nas paredes dos átrios.

  • Pericárdio: O coração é envolvido por um saco invaginado denominado pericárdio, o qual é formado pelo pericárdio parietal e o pericárdio visceral. Enquanto o pericárdio parietal é uma camada externa, o pericárdio visceral é uma camada mais interna e forma o chamado epicárdio, revestindo o coração externamente.

Observe as principais partes do coração humano
Observe as principais partes do coração humano

Como ressaltado anteriormente, o coração é formado por duas câmaras superiores denominadas de átrios e duas câmaras inferiores chamadas de ventrículos. Os átrios estão separados pelo septo interatrial, já os ventrículos separam-se pelo septo interventricular.

Enquanto os átrios apresentam como função principal receber o sangue que vem de diversas partes do corpo, os ventrículos são os responsáveis por garantir o bombeamento sanguíneo para outros locais. Por causa dessa característica, é fácil compreender por que os ventrículos apresentam paredes mais desenvolvidas.

Entre os átrios e os ventrículos, encontramos as valvas atrioventriculares. Além delas, o coração também apresenta as valvas semilunares pulmonar e aórtica. A primeira localiza-se entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar, e a segunda, entre o ventrículo esquerdo e a aorta.

O caminho do sangue no coração

O sangue chega das diversas partes do corpo, exceto do pulmão, pelo átrio direito. Nessa cavidade, desembocam as veias cavas superior e inferior. Do átrio, o sangue flui para o ventrículo direito, de onde é levado para os pulmões pela artéria pulmonar. Após sofrer hematose nos pulmões, o sangue é carregado por quatro veias pulmonares até o átrio esquerdo, do qual flui para o ventrículo esquerdo. Dessa última cavidade, o sangue é impulsionado a sair pela artéria aorta, que o levará para todas as partes do corpo, com exceção do pulmão, por meio de inúmeras ramificações.

O impulso do coração

O coração bate de maneira rítmica alternando entre contração e relaxamento. A contração é chamada de sístole, e o relaxamento é denominado de diástole. A geração do batimento cardíaco é atribuída ao chamado nodo sinoatrial, que é formado por uma massa de células especializadas responsáveis por gerar, espontaneamente, um impulso elétrico.

Curiosidade: Você sabia que o ritmo cardíaco médio normal é de aproximadamente 70 batimentos por minuto? Quando esse ritmo está muito aumentado, temos taquicardia e, quando está muito baixo, temos a braquicardia.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Coração humano"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/coracao-humano.htm>. Acesso em 19 de agosto de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA