Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

29 de setembro — Dia Mundial do Coração

Celebrado no dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração é uma data na qual são realizadas ações para conscientizar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares.

Desenho de coração humano sendo auscultado por estetoscópio; ao lado, o escrito “Dia mundial do coração, 29 de setembro”.
No dia 29 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Coração, importante data de conscientização sobre os riscos das doenças cardiovasculares.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Dia Mundial do Coração é celebrado anualmente em 29 de setembro. Esse dia foi proposto por Antoni Bayés de Luna, um antigo presidente da Federação Mundial do Coração. Trata-se de uma data especialmente dedicada para conscientizar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares e como preveni-las.

Leia também: 7 de abril — Dia Mundial da Saúde   

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Dia Mundial do Coração

  • O Dia Mundial do Coração é celebrado anualmente no dia 29 de setembro.
  • Foi criado por meio de uma parceria entre a Federação Mundial do Coração e a Organização Mundial da Saúde.
  • É celebrado anualmente no dia 29 de setembro.
  • Tem como objetivo conscientizar a população mundial sobre o risco das doenças cardíacas e como preveni-las.
  • É uma data importante, pois reúne os esforços de vários setores da comunidade para se debater um tema extremamente relevante para a saúde da população mundial.
  • A arritmia, a cardiopatia congênita e a insuficiência cardíaca estão entre as principais doenças que afetam o coração.
  • A prática de atividades físicas regulares, o abandono do tabagismo e uma alimentação saudável são importantes práticas para evitar doenças cardíacas.

Qual a origem do Dia Mundial do Coração?

O Dia Mundial do Coração é celebrado anualmente no 29 de setembro. Esse dia foi criado em 1999 por meio de uma parceria entre a Federação Mundial do Coração (FMC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sua criação foi originariamente proposta por Antoni Bayés de Luna, presidente da FMC entre os anos de 1997 e 1999, e pretendia conscientizar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares e como preveni-las. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Objetivos do Dia Mundial do Coração

O principal objetivo do Dia Mundial do Coração é aumentar a conscientização de todas as pessoas, em nível mundial, sobre os perigos das doenças cardiovasculares. Também são objetivos dele informar sobre medidas que devem ser tomadas para manter a saúde cardíaca e prevenir a ocorrência de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Por meio da disseminação de informações via notícias, reportagens televisivas, discursos realizados por pessoas influentes, propagandas, pôsteres e podcasts, entre outros recursos utilizados para se conectar com as pessoas, o Dia Mundial do Coração passa a ser uma referência para que a comunidade reúna esforços no sentido de promover a educação da população sobre as doenças cardiovasculares e como se prevenir.

Importância do Dia Mundial do Coração

Cardiologista conversando com um paciente em alusão ao Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro.
O Dia Mundial do Coração é uma data dedicada à conscientização da população mundial sobre as doenças e os cuidados necessários com o coração.

O dia mundial do coração é importante, pois é uma data especialmente dedicada ao debate e conscientização da população sobre as questões relacionadas à saúde cardiovascular. Celebrada anualmente no dia 29 de setembro, essa data reúne organizações de saúde, médicos e outros profissionais da área da saúde, universidades, escolas e demais membros da comunidade para celebrar e reconhecer a importância de se cuidar do coração.

Vale lembrar que o infarto do miocárdio, o acidente vascular cerebral (AVC) e a insuficiência cardíaca são doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos e que, combinadas, são responsáveis pela morte de 20,5 milhões de pessoas por ano, em todo o mundo, o que justifica a relevância dessa data.

Acesse também: 27 de novembro — Dia Nacional de Combate ao Câncer

Principais doenças do coração

No Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas possuem alguma doença cardiovascular, e cerca de 400 mil pessoas morrem por ano em decorrência de alguma doença cardíaca. Entre as principais doenças que afetam o coração, estão:

  • Arritmia: nessa doença, o ritmo de batimento do coração torna-se alterado, de forma que o coração bate de maneira mais acelerada (taquicardia) ou mais lenta (bradicardia) que o ritmo normal. O hipertireoidismo, diabetes e hipertensão são possíveis causas da arritmia.
  • Cardiopatia congênita: as cardiopatias congênitas são alterações do coração estabelecidas desde o nascimento, ou seja, é uma condição em que o paciente nasce com elas e pode ser diagnosticada quando o bebê ainda está na barriga da mãe. Entre suas causas estão: herança genética, abuso de drogas, uso de antidepressivos e anticonvulsivantes, e doenças maternas como lúpus e diabetes.
  • Insuficiência cardíaca: nessa doença, o coração não é capaz de bombear o sangue para todo o corpo, de maneira que o sangue não é capaz de atingir todas as partes do organismo. Ela é recorrente em pessoas com quadros de pressão alta e os sintomas mais frequentes são inchaço nas pernas e pés e falta de ar.

5 dicas para cuidar do coração

As principais causas de doenças cardiovasculares são a hipertensão, a diabetes, a obesidade e o tabagismo. Assim, a melhor forma de cuidar do coração é tomar os cuidados necessários para prevenir a ocorrência dessas condições. Cinco dicas para prevenir essas condições e, consequentemente, cuidar do coração são as seguintes:

  1. prática regular de atividades físicas;
  2. alimentação saudável associada ao controle do colesterol;
  3. práticas que favoreçam a redução do estresse;
  4. abandonar o tabagismo;
  5. restringir o consumo de bebidas alcoólicas.

Fontes

World Heart Day. World Heart Federation. Disponível em: https://world-heart-federation.org/world-heart-day/about-whd/.

ROGERS, K. World Heart Day. Britannica, [s.d.]. Disponível em: https://www.britannica.com/topic/World-Heart-Day.

Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde. Use seu coração para se conectar com a sua saúde! 29/9 - Dia Mundial do Coração. Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde, [s.d.]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/use-seu-coracao-para-se-conectar-com-a-sua-saude-29-9-dia-mundial-do-coracao/.

Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde. 29/9 - Dia Mundial do Coração: Seja um herói do coração! Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde, [s.d.]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/29-9-dia-mundial-do-coracao-seja-um-heroi-do-coracao/.

Vida Saudável - Hospital Albert Einstein. Conheça quais são as 4 principais doenças do coração. Vida Saudável - Hospital Albert Einstein, [s.d.]. Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/conheca-quais-sao-as-4-principais-doencas-do-coracao/.

Escritor do artigo
Escrito por: Nicole Fernanda Sozza Formada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Desde 2021 atua na elaboração e revisão de conteúdos didáticos de Ciências e Biologia. Atualmente se dedica ao estudo de edição e preparação de textos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOZZA, Nicole Fernanda. "29 de setembro — Dia Mundial do Coração"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/29-de-setembro-dia-mundial-do-coracao.htm. Acesso em 13 de junho de 2024.

De estudante para estudante