Topo
pesquisar

Sono e o coração

Saúde e Bem-estar

PUBLICIDADE

Dormir bem é muito importante para a saúde e para a qualidade de vida. Uma pessoa que dorme bem acorda com energia e têm mais fôlego e disposição para as tarefas diárias. O homem passa, aproximadamente, um terço de sua vida dormindo e por isso o sono é vital para restabelecer as energias do organismo, melhorando a concentração e outras atividades que envolvem corpo e mente.

O sono envolve etapas. Quando uma pessoa adormece, a pressão arterial e os batimentos cardíacos se elevam enquanto as informações do dia são processadas. Depois há uma queda na atividade metabólica e redução da pressão arterial e da frequência cardíaca. Posteriormente, no sono profundo há liberação de hormônios. Quando a pessoa acorda, seus músculos estão relaxados e o coração desacelera. Com esse ciclo efetuado, o físico e o psicológico descansam.

Quando o sono é insuficiente, o cérebro fica em alerta e há produção de substâncias que irão provocar taquicardia. Esse estresse que foi estimulado induz à hipertensão que prejudica os vasos sanguíneos. Além disso, as noites mal dormidas interferem na produção de hormônios que geram saciedade, ficando a pessoa com tendência a obesidade. Em estudos utilizando animais de laboratório, estes não conseguiram permanecer acordados por mais de 10 dias, e morreram por infecção generalizada.

Por isso, cuide bem do seu coração e de seus vasos sanguíneos, mantendo uma rotina de horários para acordar e dormir, praticando atividades físicas, dormindo em locais confortáveis, silenciosos e escuros, além de manter uma alimentação saudável. Tente diminuir seu ritmo acelerado, pois não adianta noites mal dormidas durante a semana e a suposta recuperação do sono no final de semana, porque o organismo necessita de uma disciplina de acordo com seu relógio biológico.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Dormir mal pode causar prejuízos cardíacos
Dormir mal pode causar prejuízos cardíacos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LAY-ANG, Giorgia. "Sono e o coração "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/sono-coracao.htm. Acesso em 08 de abril de 2020.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola