Agrião

Saúde e Bem-estar

PUBLICIDADE

O agrião é um vegetal cujo nome científico é Nasturtium Officinale. Sua folha é pequena, verde-escura, rica em nutrientes e tem um sabor levemente picante.

Por ser crucífero, assim como a couve, o brócolis, a acelga, entre outros, o agrião está na lista de vegetais que podem ser consumidos todos os dias. O seu talo também é comestível. As dietas compostas por vegetais crucíferos ajudam as pessoas a terem menos riscos de doenças cardíacas.

Características do agrião

O vegetal é muito nutritivo e de fácil cultivo, por isso é encontrado com frequência em mercados e feiras. Também pode ser cultivado em casa.

Preferencialmente, o agrião deve ser comido cru.
Preferencialmente, o agrião deve ser comido cru.

Com poucas calorias e muitas fibras, o agrião é considerado um alimento que se encaixa em diversas dietas. A folha contém os antioxidantes betacaroteno, zeaxantina e luteína, além de vitaminas e minerais importantes.

Leia também: Recomendações para uma alimentação saudável

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diferenças entre agrião, rúcula e espinafre

Por serem parecidas visualmente, as folhas do agrião, da rúcula e do espinafre costumam confundir as pessoas. Contudo, a grande diferença está no sabor. Confira a seguir as características de cada planta:

Agrião

Aparência: em comparação aos talos da rúcula e do espinafre, o do agrião é mais fino e dele saem várias folhas, as quais são arredondadas e menores do que as apresentadas pelos outros vegetais.

Sabor: o sabor do agrião é levemente picante e, por causa disso, também pode ser usado como erva aromática, no lugar da salsinha ou da cebolinha, por exemplo.

Rúcula

Aparência: a folha da rúcula possui coloração verde viva, e não verde-escura como a do agrião e a do espinafre. Além disso, a rúcula tem talo mais grosso, do qual sai apenas uma folha, que é arredondada.

Sabor: o sabor da rúcula é bem menos picante do que o do agrião.

Espinafre

Aparência: o espinafre possui talo bem grosso e as folhas têm formato triangular, são grandes e contam com textura aveludada.

Sabor: a folha possui sabor mais neutro e ajuda a dar cor às receitas.

Benefícios do agrião

O consumo de agrião tem vários benefícios, como:

  • Ajuda a combater e a tratar doenças respiratórias, como gripes e bronquites, uma vez que a folha tem propriedades anticongestionantes;
  • Atua na prevenção à anemia por ser rico em ácido fólico;
  • Ajuda a aumentar a imunidade por causa da vitamina A, do ferro, do potássio e, especialmente, da vitamina C;
  • Facilita a digestão, assim como outras folhas verde-escuras;
  • Ajuda a diminuir o risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares;
  • Atua na prevenção e manutenção da saúde dos olhos, por ter concentração alta de vitamina A;
  • Ajuda a prevenir doenças cardíacas, como infarto e aterosclerose, por ser rico nas vitaminas C e K;
  • Auxilia no fortalecimento e na manutenção dos ossos por conter cálcio, magnésio, potássio e fósforo.

Leia também: Importância do cálcio no organismo

Receitas com agrião

Para preservar os nutrientes e os benefícios, o agrião deve ser consumido preferencialmente cru, puro ou junto com outros alimentos em uma salada, por exemplo. A folha crua também pode ser acrescentada a sopas.

O agrião pode ser cozido a vapor ou ser base para molhos de massas, como macarrão e lasanha. Outra opção de preparo é colocar a folha em receitas, como carne refogada com legumes ou grão de bico.

O alimento pode ainda substituir a alface em sanduíches, fazer parte de uma omelete ou de um risoto e ser base para cremes e purês.

Agrião em bebidas

Os sucos de agrião podem ser feitos com caldo de laranja ou limão.
Os sucos de agrião podem ser feitos com caldo de laranja ou limão.

É comum que bebidas à base de agrião sejam preparadas para ajudar na tratamento de problemas respiratórios, como tosse, asma e bronquite. O chá de agrião, por exemplo, é uma bebida que ajuda a eliminar secreções das vias respiratórias.

Para preparar sucos, mistura-se o agrião a caldos de laranja ou de limão, mel, própolis, entre outros. Podem ser feitos, ainda, xaropes.

Por fim, o agrião pode ser ingrediente de sucos desintoxicantes ou mais conhecidos como detox, os quais ajudam a limpar o organismo.

 

Por Silvia Tancredi
Jornalista

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TANCREDI, Silvia. "Agrião"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/agriao.htm. Acesso em 02 de dezembro de 2020.

Saúde e Bem-estar Alface
Cigarro: o vilão da bronquite
Doenças e patologias Bronquite