PUBLICIDADE
O brócolis é uma hortaliça pertencente à família Brassicácea, mesma família da couve, do repolho e da couve-flor. É um alimento muito conhecido pelos brasileiros, sendo um componente habitual da dieta de várias pessoas. Esse alimento, além de saboroso, é rico em várias substâncias que trazem benefícios ao homem.
Tópicos deste artigo
→ Características
O brócolis é uma variedade de Brassica oleracea e é uma planta herbácea, de caule longo e ereto, com folhas de nervuras pouco salientes e pedúnculos compridos. No Brasil, cultivam-se dois tipos de brócolis: o ramoso e o de cabeça. O ramoso ou maço apresenta grande número de pequenas inflorescências, que apresentam botões florais maiores. Já o brócolis de cabeça apresenta uma inflorescência central, maior, mais compacta e com botões florais bem menores do que os apresentados pelo brócolis ramoso.
O brócolis de cabeça apresenta uma inflorescência central
As inflorescências do brócolis ramoso e as do brócolis de cabeça apresentam coloração que varia do verde ao azulado quando as flores ainda não se abriram, sendo essa a característica mais marcante da espécie. As inflorescências e hastes grossas constituem a parte comestível da planta. Apesar de as folhas também poderem ser ingeridas, não é comum o consumo dessa parte da planta.
Vale destacar que o brócolis é um alimento muito perecível, sendo observado seu processo de envelhecimento por meio da perda de clorofila e da mudança de coloração da inflorescência, que vai do verde para o amarelo. Em média, o brócolis pode ser conservado na geladeira por cerca de quatro dias ou pode ainda ser congelado.
→ Benefícios do brócolis
O brócolis contém vários componentes benéficos à saúde humana, tais como carotenoides, fibras, compostos fenólicos, selênio, vitaminas, minerais (cálcio, ferro, potássio, fósforo e enxofre) e glicosinolatos. Vale salientar que muitos componentes, como vitaminas, são sensíveis ao calor e podem perder-se durante o cozimento. Sendo assim, longo tempo de cozimento não é recomendado, sendo o cozimento no vapor mais aconselhado.
O brócolis apresenta duas importantes propriedades: efeito anticarcinogênico e antioxidante. Além desses importantes benefícios, estudos têm mostrado que o brócolis ajuda no tratamento de infecção por Helicobacter pylori, bactéria relacionada com a gastrite, e é capaz de reduzir os níveis de glicose no sangue.
Leia também: Diabetes Mellitus
Veja alguns benefícios do consumo do brócolis
No que diz respeito ao câncer, vários estudos têm mostrado que o brócolis atua na prevenção de alguns tipos específicos da doença. Alguns estudos têm relacionado o brócolis e outros vegetais crucíferos, por exemplo, à redução do risco de câncer de pulmão, cólon, mama pós-menopausa e próstata.
Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos