Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Importância do cálcio no organismo

Biologia

A importância do cálcio no organismo vai além da formação de ossos e dentes, por ser um mineral relacionado com diversas funções biológicas.
Uma alimentação rica em cálcio é fundamental para a saúde do seu corpo
Uma alimentação rica em cálcio é fundamental para a saúde do seu corpo
PUBLICIDADE

O cálcio desempenha importantes funções no nosso organismo e está relacionado, principalmente, com o desenvolvimento dos ossos e dentes. Entretanto, essa está longe de ser a única função desse mineral no nosso corpo. A seguir, conheceremos mais algumas ações desse nutriente no organismo.

A importância do cálcio no organismo

O cálcio é essencial em diversas funções biológicas e é o mineral mais abundante do organismo. Estima-se que sejam encontrados entre 1100 g e 1200 g desse nutriente, sendo que, desse total, cerca de 90% estão nos ossos. Entre as funções do cálcio, podemos citar a ação nas seguintes situações:

  • Contração muscular;
  • Controle da permeabilidade da membrana;
  • Liberação de vários hormônios;
  • Mitose;
  • Metabolização do ferro;
  • Coagulação sanguínea;
  • Liberação de neurotransmissores.

Além de todas essas funções, o consumo adequado de cálcio previne problemas como hipertensão arterial – uma vez que atenua a sensibilidade ao sal –, obesidade (pois o cálcio reduz a massa gorda), câncer de cólon e, é claro, a osteoporose. No que diz respeito à osteoporose, devemos salientar que o ideal é assegurar uma densidade óssea adequada na idade adulta para evitar complicações futuras. Estudos mostram que o aporte adicional pode não ser eficiente em alguns casos, como em mulheres menopáusicas.

Necessidades diárias do cálcio

A carência moderada de cálcio no organismo é um evento comum que leva a sintomas como formigamentos, entorpecimento de membros e contrações musculares. Além disso, os ossos de uma pessoa com carência desse mineral podem apresentar um processo de descalcificação, como a osteoporose.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A ingestão diária recomendada de cálcio varia de acordo com a idade. Pessoas em fase de crescimento têm mais necessidade desse mineral, uma vez que ele será utilizado na formação de ossos. A recomendação é que, dos 9 anos aos 19 anos, sejam ingeridos 1300 mg/dia. Em adultos de 19 a 50 anos, a recomendação cai para 1000 mg/dia. Com mais de 50 anos, a quantidade ingerida desse mineral deve voltar a subir, recomendando-se 1200 mg diários.

Conseguimos níveis adequados de cálcio no organismo realizando uma alimentação equilibrada. A principal fonte alimentar desse nutriente é o leite e seus derivados, entretanto, podemos obter esse nutriente alimentando-se também de vegetais, tais como verduras verdes-escuros como a couve e o brócolis. Vale salientar, porém, que nesses alimentos a quantidade de cálcio é inferior: 230 ml de leite, por exemplo, apresentam 300 mg de cálcio; em meia xícara de brócolis cozida, encontramos apenas 35 mg.

ATENÇÃO: A alimentação pode não fornecer a fonte adequada de cálcio para algumas pessoas, sendo necessária a suplementação. Esse é o caso, por exemplo, de pessoas que possuem intolerância à lactose.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Importância do cálcio no organismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/importancia-calcio-no-organismo.htm. Acesso em 24 de setembro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

Sabemos que o cálcio é essencial para diversas funções do nosso organismo, sendo encontrados de 1100 g a 1200 g desse nutriente no nosso corpo. 90% do cálcio presente no organismo está localizado no (nos)

a) Sangue.

b) Dentes.

c) Ossos.

d) Músculos.

e) Nervos.

Questão 2

O cálcio é um importante mineral encontrado em nosso corpo que realiza uma série de funções. Todas as seguintes funções apresentam relação com o cálcio, exceto:

a) Contração muscular.

b) Permeabilidade da membrana.

c) Liberação de hormônios.

d) Coagulação do sangue.

e) Biossíntese do colágeno.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Veja aqui as principais características do agrião, seus benefícios e diferenças em comparação com outras folhas verde-escuras.
Você sabe o que é ter uma alimentação saudável? Clique aqui e descubra o que é uma alimentação saudável, seus benefícios e dicas para atingir esse objetivo.
Compreenda no que consiste a intolerância à lactose, e como tratá-la.
Saiba mais sobre a intolerância à lactose, um problema desencadeado pela ineficiência da lactase.
Clique aqui e conheça mais sobre a osteoporose: causas, fatores de risco, sintomas e tratamento. Saiba mais sobre essa doença que afeta os ossos!
Clique e passe a conhecer quais são as substâncias que fazem parte da composição química do leite.
Veja como os sais minerais agem em nosso organismo e em quais alimentos eles podem ser encontrados.
Você sabe o que é a tireoide e quais as suas funções? Clique aqui, veja respostas para essas perguntas e aprenda mais sobre essa glândula.
Descubra mais sobre a vitamina D! Neste texto exploraremos a função dessa vitamina, os riscos de sua deficiência e as suas principais fontes.