Whatsapp

Importância do cálcio no organismo

Biologia

A importância do cálcio no organismo vai além da formação de ossos e dentes, por ser um mineral relacionado com diversas funções biológicas.
PUBLICIDADE

O cálcio desempenha importantes funções no nosso organismo e está relacionado, principalmente, com o desenvolvimento dos ossos e dentes. Entretanto, essa está longe de ser a única função desse mineral no nosso corpo. A seguir, conheceremos mais algumas ações desse nutriente no organismo.

A importância do cálcio no organismo

O cálcio é essencial em diversas funções biológicas e é o mineral mais abundante do organismo. Estima-se que sejam encontrados entre 1100 g e 1200 g desse nutriente, sendo que, desse total, cerca de 90% estão nos ossos. Entre as funções do cálcio, podemos citar a ação nas seguintes situações:

  • Contração muscular;
  • Controle da permeabilidade da membrana;
  • Liberação de vários hormônios;
  • Mitose;
  • Metabolização do ferro;
  • Coagulação sanguínea;
  • Liberação de neurotransmissores.

Além de todas essas funções, o consumo adequado de cálcio previne problemas como hipertensão arterial – uma vez que atenua a sensibilidade ao sal –, obesidade (pois o cálcio reduz a massa gorda), câncer de cólon e, é claro, a osteoporose. No que diz respeito à osteoporose, devemos salientar que o ideal é assegurar uma densidade óssea adequada na idade adulta para evitar complicações futuras. Estudos mostram que o aporte adicional pode não ser eficiente em alguns casos, como em mulheres menopáusicas.

Necessidades diárias do cálcio

A carência moderada de cálcio no organismo é um evento comum que leva a sintomas como formigamentos, entorpecimento de membros e contrações musculares. Além disso, os ossos de uma pessoa com carência desse mineral podem apresentar um processo de descalcificação, como a osteoporose.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A ingestão diária recomendada de cálcio varia de acordo com a idade. Pessoas em fase de crescimento têm mais necessidade desse mineral, uma vez que ele será utilizado na formação de ossos. A recomendação é que, dos 9 anos aos 19 anos, sejam ingeridos 1300 mg/dia. Em adultos de 19 a 50 anos, a recomendação cai para 1000 mg/dia. Com mais de 50 anos, a quantidade ingerida desse mineral deve voltar a subir, recomendando-se 1200 mg diários.

Conseguimos níveis adequados de cálcio no organismo realizando uma alimentação equilibrada. A principal fonte alimentar desse nutriente é o leite e seus derivados, entretanto, podemos obter esse nutriente alimentando-se também de vegetais, tais como verduras verdes-escuros como a couve e o brócolis. Vale salientar, porém, que nesses alimentos a quantidade de cálcio é inferior: 230 ml de leite, por exemplo, apresentam 300 mg de cálcio; em meia xícara de brócolis cozida, encontramos apenas 35 mg.

ATENÇÃO: A alimentação pode não fornecer a fonte adequada de cálcio para algumas pessoas, sendo necessária a suplementação. Esse é o caso, por exemplo, de pessoas que possuem intolerância à lactose.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Uma alimentação rica em cálcio é fundamental para a saúde do seu corpo
Uma alimentação rica em cálcio é fundamental para a saúde do seu corpo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Importância do cálcio no organismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/importancia-calcio-no-organismo.htm. Acesso em 28 de fevereiro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

Sabemos que o cálcio é essencial para diversas funções do nosso organismo, sendo encontrados de 1100 g a 1200 g desse nutriente no nosso corpo. 90% do cálcio presente no organismo está localizado no (nos)

a) Sangue.

b) Dentes.

c) Ossos.

d) Músculos.

e) Nervos.

Questão 2

O cálcio é um importante mineral encontrado em nosso corpo que realiza uma série de funções. Todas as seguintes funções apresentam relação com o cálcio, exceto:

a) Contração muscular.

b) Permeabilidade da membrana.

c) Liberação de hormônios.

d) Coagulação do sangue.

e) Biossíntese do colágeno.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Descubra mais sobre a vitamina D! Neste texto exploraremos a função dessa vitamina, os riscos de sua deficiência e as suas principais fontes.
Veja aqui as principais características do agrião, seus benefícios e diferenças em comparação com outras folhas verde-escuras.
Você sabe o que é ter uma alimentação saudável? Clique aqui e descubra o que é uma alimentação saudável, seus benefícios e dicas para atingir esse objetivo.
Você sabe o que é a tireoide e quais as suas funções? Clique aqui, veja respostas para essas perguntas e aprenda mais sobre essa glândula.
Compreenda no que consiste a intolerância à lactose, e como tratá-la.
Clique aqui e conheça mais sobre a osteoporose: causas, fatores de risco, sintomas e tratamento. Saiba mais sobre essa doença que afeta os ossos!
Clique e passe a conhecer quais são as substâncias que fazem parte da composição química do leite.
Veja como os sais minerais agem em nosso organismo e em quais alimentos eles podem ser encontrados.
Saiba mais sobre a intolerância à lactose, um problema desencadeado pela ineficiência da lactase.