PUBLICIDADE
O cálcio desempenha importantes funções no nosso organismo e está relacionado, principalmente, com o desenvolvimento dos ossos e dentes. Entretanto, essa está longe de ser a única função desse mineral no nosso corpo. A seguir, conheceremos mais algumas ações desse nutriente no organismo.
→ A importância do cálcio no organismo
O cálcio é essencial em diversas funções biológicas e é o mineral mais abundante do organismo. Estima-se que sejam encontrados entre 1100 g e 1200 g desse nutriente, sendo que, desse total, cerca de 90% estão nos ossos. Entre as funções do cálcio, podemos citar a ação nas seguintes situações:
- Contração muscular;
- Controle da permeabilidade da membrana;
- Liberação de vários hormônios;
- Mitose;
- Metabolização do ferro;
- Coagulação sanguínea;
- Liberação de neurotransmissores.
Além de todas essas funções, o consumo adequado de cálcio previne problemas como hipertensão arterial – uma vez que atenua a sensibilidade ao sal –, obesidade (pois o cálcio reduz a massa gorda), câncer de cólon e, é claro, a osteoporose. No que diz respeito à osteoporose, devemos salientar que o ideal é assegurar uma densidade óssea adequada na idade adulta para evitar complicações futuras. Estudos mostram que o aporte adicional pode não ser eficiente em alguns casos, como em mulheres menopáusicas.
→ Necessidades diárias do cálcio
A carência moderada de cálcio no organismo é um evento comum que leva a sintomas como formigamentos, entorpecimento de membros e contrações musculares. Além disso, os ossos de uma pessoa com carência desse mineral podem apresentar um processo de descalcificação, como a osteoporose.
A ingestão diária recomendada de cálcio varia de acordo com a idade. Pessoas em fase de crescimento têm mais necessidade desse mineral, uma vez que ele será utilizado na formação de ossos. A recomendação é que, dos 9 anos aos 19 anos, sejam ingeridos 1300 mg/dia. Em adultos de 19 a 50 anos, a recomendação cai para 1000 mg/dia. Com mais de 50 anos, a quantidade ingerida desse mineral deve voltar a subir, recomendando-se 1200 mg diários.
Conseguimos níveis adequados de cálcio no organismo realizando uma alimentação equilibrada. A principal fonte alimentar desse nutriente é o leite e seus derivados, entretanto, podemos obter esse nutriente alimentando-se também de vegetais, tais como verduras verdes-escuros como a couve e o brócolis. Vale salientar, porém, que nesses alimentos a quantidade de cálcio é inferior: 230 ml de leite, por exemplo, apresentam 300 mg de cálcio; em meia xícara de brócolis cozida, encontramos apenas 35 mg.
ATENÇÃO: A alimentação pode não fornecer a fonte adequada de cálcio para algumas pessoas, sendo necessária a suplementação. Esse é o caso, por exemplo, de pessoas que possuem intolerância à lactose.
Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos