Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Espinafre

O espinafre possui substâncias antioxidantes responsáveis por bloquear as substâncias causadoras de câncer. Além disso, possui grandes quantidades de vitamina A e C.

O espinafre ficou famoso no desnho
O espinafre ficou famoso no desnho
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O espinafre ficou bastante conhecido com o desenho do Popeye, o marinheiro que se alimenta da hortaliça e fica forte o suficiente para derrotar todos os seus adversários. De fato, existem duas espécies de espinafres. Originário da Ásia e pertencente à família Chenopodiaceae, o espinafre verdadeiro que aparece no desenho animado, praticamente não é consumido no Brasil. O espinafre que encontramos facilmente em feiras e supermercados é de outra espécie, proveniente da Nova Zelândia.

Contrariando a crença popular criada pelo desenho, o espinafre não deixa ninguém forte como o Popeye. Essa “força” seria caracterizada por uma suposta grande quantidade de ferro presente na hortaliça. Na verdade, o espinafre não contém uma grande quantidade de ferro como se imaginava. O que houve foi uma confusão envolvendo o americano Dr. E. Von Wolf, em 1870.

Ao analisar a hortaliça, o pesquisador colocou a quantidade de ferro presente no espinafre de uma forma errada, omitindo uma vírgula no número da composição, passando, assim, a ideia de que o espinafre tinha uma quantidade de ferro dez vezes maior do que ele, de fato, possuía. Somente em 1937, através de pesquisas de químicos alemães, esse mito foi por água abaixo. No entanto, o desenho animado do marinheiro já fazia sucesso, uma vez que foi estrelado antes, em 1933.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além de não possuir uma grande quantidade de ferro, o espinafre apresenta uma substância denominada ácido oxálico, que impede a absorção do ferro e de outros minerais pelo organismo.

Entretanto, a hortaliça não deve ser abolida da alimentação de ninguém. O espinafre possui substâncias antioxidantes, responsáveis por bloquear as substâncias causadoras de câncer. Além disso, possui grandes quantidades de vitamina A e C, além da substância folato, importante para gestantes, uma vez que a mesma ajuda a prevenir defeitos neurológicos no bebê.

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Espinafre"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/espinafre.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante