Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tosse

Nem sempre a tosse é indício de doenças
Nem sempre a tosse é indício de doenças
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A tosse, uma das queixas mais frequentes em consultórios pediátricos, é geralmente uma reação do organismo a irritações causadas pela presença de secreções ou corpos estranhos, como fumaça, poeira, bactérias e fungos; protegendo o sistema respiratório. Tabagismo, asma, enfisema pulmonar, bronquite, hiper-reatividade dos brônquios, infecções no sistema respiratório, alergias, refluxo, inalação de ar com temperaturas extremas, sinusite, exposição a substâncias irritantes, tumores, transtornos psiquiátricos, tuberculose, determinados medicamentos, dentre outros, podem causá-la.

Existem dois tipos de tosse: a tosse seca e a produtiva. A primeira pode vir acompanhada de falta de ar; e a segunda se caracteriza pela presença de secreção, o que geralmente significa que os pulmões se encontram inflamados. Assim, eliminá-la nem sempre é uma boa ideia, já que seu objetivo é justamente o de liberar a secreção excedente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


A tosse pode também ser do tipo aguda, quando dura em média duas semanas; e crônica, apresentando secreção amarelada, chiado no peito, febre e cansaço - com duração de mais de duas semanas. Nesta última situação, é necessário que se procure um médico, a fim de verificar as causas deste processo. Tosse seca, forte e que provoca falta de ar; quadro febril associado; e tosse que ocorre durante todo o dia e piora à noite também devem ser investigadas pelo médico. Além do exame físico, este profissional pode fazer algumas perguntas com a finalidade de identificar o problema.

De acordo com a causa, pode ser necessário o tratamento, que geralmente tem como objetivo tratar da causa, e não da tosse em si.

Dicas:

Em casos de tosse, ingira bastante líquidos, preferencialmente quentes. Eles hidratarão a mucosa e trarão alívio sintomático. Além disso, procure ficar em locais bem ventilados e úmidos. Fique atento se a secreção da tosse produtiva se apresentar com coloração amarela, esverdeada, marrom ou vermelha, pois podem indicar irritações mais graves.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Tosse"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/tosse.htm. Acesso em 19 de março de 2024.

De estudante para estudante