Topo
pesquisar

Tosse

Doenças e patologias

PUBLICIDADE

A tosse, uma das queixas mais frequentes em consultórios pediátricos, é geralmente uma reação do organismo a irritações causadas pela presença de secreções ou corpos estranhos, como fumaça, poeira, bactérias e fungos; protegendo o sistema respiratório. Tabagismo, asma, enfisema pulmonar, bronquite, hiper-reatividade dos brônquios, infecções no sistema respiratório, alergias, refluxo, inalação de ar com temperaturas extremas, sinusite, exposição a substâncias irritantes, tumores, transtornos psiquiátricos, tuberculose, determinados medicamentos, dentre outros, podem causá-la.

Existem dois tipos de tosse: a tosse seca e a produtiva. A primeira pode vir acompanhada de falta de ar; e a segunda se caracteriza pela presença de secreção, o que geralmente significa que os pulmões se encontram inflamados. Assim, eliminá-la nem sempre é uma boa ideia, já que seu objetivo é justamente o de liberar a secreção excedente.

A tosse pode também ser do tipo aguda, quando dura em média duas semanas; e crônica, apresentando secreção amarelada, chiado no peito, febre e cansaço - com duração de mais de duas semanas. Nesta última situação, é necessário que se procure um médico, a fim de verificar as causas deste processo. Tosse seca, forte e que provoca falta de ar; quadro febril associado; e tosse que ocorre durante todo o dia e piora à noite também devem ser investigadas pelo médico. Além do exame físico, este profissional pode fazer algumas perguntas com a finalidade de identificar o problema.

De acordo com a causa, pode ser necessário o tratamento, que geralmente tem como objetivo tratar da causa, e não da tosse em si.


Dicas:

Em casos de tosse, ingira bastante líquidos, preferencialmente quentes. Eles hidratarão a mucosa e trarão alívio sintomático. Além disso, procure ficar em locais bem ventilados e úmidos. Fique atento se a secreção da tosse produtiva se apresentar com coloração amarela, esverdeada, marrom ou vermelha, pois podem indicar irritações mais graves.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Doenças - Brasil Escola

Nem sempre a tosse é indício de doenças
Nem sempre a tosse é indício de doenças

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Tosse"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/tosse.htm. Acesso em 23 de setembro de 2019.

A sinusite se caracteriza pela inflamação dos seios da face
Doenças e patologias Sinusite
Vacinar corretamente a criança é a forma mais eficaz de preveni-la da coqueluche
Doenças e patologias Coqueluche
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola