PUBLICIDADE
Como já sabemos, a rotina de preparação de lancheiras escolares pode ser muito trabalhosa, mas essa tarefa não precisa ser tão desgastante, pois temos muitos instrumentos para facilitar e tornar tudo mais prático. Um eletrodoméstico que pode ajudar, e muito, é o freezer, já que ele conserva bem muitos alimentos.
O freezer pode ser um grande aliado na hora de prepararmos os lanches, principalmente quando queremos variar os carboidratos na lancheira escolar. Bolos e muffins em geral podem ser congelados e, após descongelados, costumam manter-se iguais ao momento em que estavam frescos. Por isso, a minha dica é sempre congelá-los assim que esfriarem, pois estarão ainda bem fresquinhos após o descongelo.
Leia também: Como escolher os alimentos para montar uma lancheira saudável
Tópicos deste artigo
Dicas de congelamento e descongelamento de bolinhos e muffins
Para ajudar-nos com as dicas de congelamento e descongelamento dos muffins e bolinhos, pedi ajuda para a nutricionista Gabriela Kirmayr Duarte (CRN 6938), do perfil @coisadenutri.
-
Congelamento
As orientações dadas para a hora do congelamento são:
- Esperar os bolinhos esfriarem completamente, e embalar um a um com plástico filme sem deixar contato com o ar entre o bolinho e o plástico.
- Etiquetar os bolinhos com validade de 1 mês no congelador e até 3 meses no freezer.
-
Descongelamento
Já para o descongelamento, as instruções são:
- Para descongelar, os bolinhos não devem ficar em temperatura ambiente direto e sim passar um período mínimo de 6 horas na geladeira. Em seguida, podem ir para temperatura ambiente e ser consumidos geladinhos, ou depois de algum tempo em temperatura ambiente.
- Se quiser comê-los quentinhos, pode colocá-los no forno pré-aquecido a 180 graus, durante 3 minutos.
Veja sugestões de receitas que podem ser congeladas:
Além dos bolinhos e muffins, podemos fazer o mesmo com:
Por Carolina Godinho