Topo
pesquisar

Importância do arroz com feijão

Saúde e Bem-estar

A importância da combinação do arroz com feijão está no fato de apresentar todos os aminoácidos essenciais necessários para o organismo, além de sais minerais e vitaminas.
Por que o arroz com feijão é uma combinação tão perfeita?
Por que o arroz com feijão é uma combinação tão perfeita?
PUBLICIDADE

Atualmente, percebemos que o consumo de alimentos industrializados e fast food vem crescendo consideravelmente. Estamos nos esquecendo aos poucos dos pratos feitos em nossas casas que são ricos em sabor, nutrientes e que não apresentam os temidos corantes e conservantes. Um desses pratos é o nosso conhecido arroz com feijão, uma combinação muito apreciada pelos brasileiros que, além de saborosa, é repleta de nutrientes e, por isso, constitui um componente importante da nossa dieta.

→ Qual a importância do arroz com feijão?

A principal importância da combinação do arroz com o feijão diz respeito aos aminoácidos essenciais. Os aminoácidos são compostos que formam as proteínas. A denominação essencial origina-se do fato de que esses aminoácidos não podem ser produzidos pelo corpo e, portanto, devem ser ingeridos na alimentação. É aí que entram o arroz e o feijão.

É claro que outros alimentos possuem aminoácidos essenciais, entretanto, o conjunto do arroz com o feijão já nos fornece, de uma só vez, todos os aminoácidos necessários. No arroz, encontramos uma grande quantidade de metionina e cisteína, aminoácidos existentes em menor quantidade no feijão. No feijão, que apresenta todo os aminoácidos essenciais, há uma quantidade significativa de lisina, a qual está disponível em menor quantidade no arroz. Dessa forma, um alimento completa o outro, fazendo com que quantidades ideais de aminoácidos essenciais estejam disponíveis para nosso corpo.

→ Além de fornecer os aminoácidos essenciais, o arroz com feijão apresenta outra importância?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A importância do arroz com feijão vai além do suprimento de aminoácidos essenciais. Nesses alimentos, também encontramos sais minerais e outros nutrientes importantes para a nossa saúde.

O arroz destaca-se por ser uma importante fonte de energia, uma vez que é rico em amido. Além disso, esse alimento apresenta sais minerais, tais como o fosfato, ferro e o cálcio, e vitaminas do complexo B. Outra vantagem é que esse alimento não possui grande quantidade de sódio, suas taxas de gordura são poucas e apresenta uma grande taxa de absorção. Quando o arroz integral é consumido, outro importante fator é acrescentado: as fibras, que ajudam no funcionamento do intestino, reduzem os níveis de colesterol e previnem doenças como câncer colorretal e diabetes.

O feijão também não fica atrás com os seus componentes nutricionais. Além de seus aminoácidos, esse alimento fornece vitaminas do complexo B, zinco, cálcio, ferro e magnésio. No feijão, também são encontradas fibras que, como dito anteriormente, protegem o organismo contra várias doenças.

Fica claro, portanto, que o arroz e o feijão são alimentos complementares e podem fazer um grande bem para sua saúde, por isso, sempre que possível, inclua essa combinação em sua dieta e desfrute de tudo de bom que ela possa trazer ao seu corpo.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Importância do arroz com feijão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/importancia-do-arroz-com-feijao.htm. Acesso em 24 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola