Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dicas de alimentação para o inverno

Nos dias frios é importante cuidar da alimentação para não cometer exageros alimentares. Entre as dicas de alimentação para o inverno, está o cuidado no consumo de calorias.

Chocolate quente pode esconder uma grande quantidade de calorias
Chocolate quente pode esconder uma grande quantidade de calorias
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

No frio nosso corpo gasta mais energia para se manter aquecido, necessitando assim de maior quantidade de calorias. Durante o inverno, normalmente há um aumento da vontade de se alimentar de alimentos gordurosos e calóricos. Entretanto, não é necessário mudar a alimentação porque o frio chegou. E é importante ter atenção para que isso não se torne um problema, causando o ganho excessivo de peso ou o aumento dos níveis de colesterol, por exemplo.

No inverno ou no verão, é fundamental manter uma alimentação saudável e balanceada. Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar a ter uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, matar a vontade daquelas delícias que lembram o frio.

Tópicos deste artigo


Sopas

São uma boa opção em dias frios e podem ser também muito saudáveis. O consumo de sopas com verduras, legumes e carnes magras representa uma alimentação pouco calórica e saudável. Entretanto, quando são escolhidos elementos como queijos e creme de leite, há uma alimentação rica em calorias, porém pobre em nutrientes. Vale salientar ainda que uma sopa saudável, quando acompanhada de queijos e pães, pode tornar-se muito calórica.

Sopas podem ser uma alternativa saudável para o frio
Sopas podem ser uma alternativa saudável para o frio


Chocolate quente

Uma das queridinhas do frio, essa bebida pode ser extremamente calórica, sendo aconselhado o consumo moderado. Para tornar o chocolate quente mais saudável, a recomendação é utilizar chocolate com concentração acima de 70% de cacau e preferir o leite desnatado. Vale salientar que o chocolate quente pode ser substituído por chás, por exemplo, que também garantem um aquecimento do corpo e podem ser extremamente gostosos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Benefícios do chocolate


Fondues

Muito consumidos nos dias frios, os mais comuns são o de queijo e o de chocolate. Assim como os outros alimentos citados, os fondues podem ser muito calóricos. Devemos ter atenção com o produto que será utilizado para fazer o fondue e os acompanhamentos. No caso do fondue de chocolate, é importante utilizar um com maior teor de cacau e evitar doces como guarnição, preferindo as frutas. Já no de queijo, recomendam-se a utilização de legumes como acompanhamento e a opção por queijos magros.

Fondue pode ser muito calórico, principalmente se combinado com pães
Fondue pode ser muito calórico, principalmente se combinado com pães


Vegetais, legumes e frutas

Muitas pessoas deixam de se alimentar desses itens durante os dias frios. Entretanto, esse não é um hábito aconselhável. Uma dica do Conselho Federal de Nutricionistas é consumir vegetais, frutas e legumes mesmo em dias frios, uma vez que eles são ricos em vitaminas, minerais e água, garantindo uma alimentação saudável. Além disso, esses alimentos promovem saciedade, diminuindo assim exageros alimentares. O Conselho indica ainda que eles podem ser consumidos in natura, em sopas, em cozidos, assados ou refogados.


Hidratação

Costumamos relacionar nosso consumo de água com a temperatura do dia, reduzindo assim o consumo durante o frio. Entretanto, a hidratação é extremamente importante em dias frios, pois uma boa hidratação é necessária para evitar ressecamento de mucosas e aumento de doenças respiratórias, por exemplo.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Dicas de alimentação para o inverno"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/dicas-alimentacao-para-inverno.htm. Acesso em 03 de julho de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Como fazer a inscrição no Enem 2021

Vai fazer o Enem 2021 neste ano e quer tirar todas as suas dúvidas sobre a forma de se inscrever no exame mais...

Direitos das crianças no Brasil

Veja nesta videoaula o histórico dos direitos das crianças no Brasil, percorrendo o período colonial até a...