Topo
pesquisar

Dicas de alimentação para o inverno

Saúde e Bem-estar

Nos dias frios é importante cuidar da alimentação para não cometer exageros alimentares. Entre as dicas de alimentação para o inverno, está o cuidado no consumo de calorias.
Chocolate quente pode esconder uma grande quantidade de calorias
Chocolate quente pode esconder uma grande quantidade de calorias
PUBLICIDADE

No frio nosso corpo gasta mais energia para se manter aquecido, necessitando assim de maior quantidade de calorias. Durante o inverno, normalmente há um aumento da vontade de se alimentar de alimentos gordurosos e calóricos. Entretanto, não é necessário mudar a alimentação porque o frio chegou. E é importante ter atenção para que isso não se torne um problema, causando o ganho excessivo de peso ou o aumento dos níveis de colesterol, por exemplo.

No inverno ou no verão, é fundamental manter uma alimentação saudável e balanceada. Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar a ter uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, matar a vontade daquelas delícias que lembram o frio.


Sopas

São uma boa opção em dias frios e podem ser também muito saudáveis. O consumo de sopas com verduras, legumes e carnes magras representa uma alimentação pouco calórica e saudável. Entretanto, quando são escolhidos elementos como queijos e creme de leite, há uma alimentação rica em calorias, porém pobre em nutrientes. Vale salientar ainda que uma sopa saudável, quando acompanhada de queijos e pães, pode tornar-se muito calórica.

Sopas podem ser uma alternativa saudável para o frio
Sopas podem ser uma alternativa saudável para o frio


Chocolate quente

Uma das queridinhas do frio, essa bebida pode ser extremamente calórica, sendo aconselhado o consumo moderado. Para tornar o chocolate quente mais saudável, a recomendação é utilizar chocolate com concentração acima de 70% de cacau e preferir o leite desnatado. Vale salientar que o chocolate quente pode ser substituído por chás, por exemplo, que também garantem um aquecimento do corpo e podem ser extremamente gostosos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Benefícios do chocolate


Fondues

Muito consumidos nos dias frios, os mais comuns são o de queijo e o de chocolate. Assim como os outros alimentos citados, os fondues podem ser muito calóricos. Devemos ter atenção com o produto que será utilizado para fazer o fondue e os acompanhamentos. No caso do fondue de chocolate, é importante utilizar um com maior teor de cacau e evitar doces como guarnição, preferindo as frutas. Já no de queijo, recomendam-se a utilização de legumes como acompanhamento e a opção por queijos magros.

Fondue pode ser muito calórico, principalmente se combinado com pães
Fondue pode ser muito calórico, principalmente se combinado com pães


Vegetais, legumes e frutas

Muitas pessoas deixam de se alimentar desses itens durante os dias frios. Entretanto, esse não é um hábito aconselhável. Uma dica do Conselho Federal de Nutricionistas é consumir vegetais, frutas e legumes mesmo em dias frios, uma vez que eles são ricos em vitaminas, minerais e água, garantindo uma alimentação saudável. Além disso, esses alimentos promovem saciedade, diminuindo assim exageros alimentares. O Conselho indica ainda que eles podem ser consumidos in natura, em sopas, em cozidos, assados ou refogados.


Hidratação

Costumamos relacionar nosso consumo de água com a temperatura do dia, reduzindo assim o consumo durante o frio. Entretanto, a hidratação é extremamente importante em dias frios, pois uma boa hidratação é necessária para evitar ressecamento de mucosas e aumento de doenças respiratórias, por exemplo.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Dicas de alimentação para o inverno"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/dicas-alimentacao-para-inverno.htm. Acesso em 17 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola