PUBLICIDADE
Como saber qual metal é mais nobre? Foi para sanar essa dúvida que cientistas realizaram experimentos e elaboraram a fila de reatividade dos metais.
Demonstrando os elementos ficaria assim:
K > Na > Li > Ca > Mg > Al > Zn > Fe > Ni > Pb > H > Cu > Hg > Ag > Pt > Au
Sendo que os Metais Nobres são aqueles menos reativos que o hidrogênio: Cobre (Cu), Mercúrio (Hg), Prata (Ag), Platina (Pt) e Ouro (Au).
Essa classificação se baseia em reações de deslocamento, que são aquelas que ocorrem graças aos elementos mais reativos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Uma das reações que inspirou a fila de reatividade foi a seguinte:
Uma lâmina de zinco mergulhada em uma solução de sulfato de cobre. O que ocorre? A lâmina adquire uma coloração avermelhada e nela cria-se uma crosta (depósito). Esses efeitos são provenientes do Cobre, como mostra a equação:
Zn (s) + CuSO4 (aq) → ZnSO4 (aq) + Cu (s)
Sabe-se que os sais em solução aquosa se encontram dissociados, ou seja, na forma de íons. Reescrevendo a equação na forma iônica temos:
Zn (s) + Cu2+(aq) + SO42- (aq) → Zn2+ (aq) + SO42-(aq) + Cu (s)
O composto iônico SO42- se anula em razão de sua presença nos dois membros da reação (reagentes e produtos). A reação final fica assim:
Zn (s) + Cu2+ (aq) → Zn2+ (aq) + Cu (s)
Cu (s) sólido equivale ao depósito avermelhado na placa de Zinco. Como se vê, o Zinco é mais reativo que o Cobre.
Reações como a descrita acima levaram à elaboração da fila de reatividade dos metais, essa classificação é útil para prever a ocorrência ou não de uma reação de deslocamento.
Por Líria Alves
Graduada em Química