Metais Nobres

Química

PUBLICIDADE

Como saber qual metal é mais nobre? Foi para sanar essa dúvida que cientistas realizaram experimentos e elaboraram a fila de reatividade dos metais.

Demonstrando os elementos ficaria assim:

K > Na > Li > Ca > Mg > Al > Zn > Fe > Ni > Pb > H > Cu > Hg > Ag > Pt > Au

Sendo que os Metais Nobres são aqueles menos reativos que o hidrogênio: Cobre (Cu), Mercúrio (Hg), Prata (Ag), Platina (Pt) e Ouro (Au).

Essa classificação se baseia em reações de deslocamento, que são aquelas que ocorrem graças aos elementos mais reativos.

Uma das reações que inspirou a fila de reatividade foi a seguinte:

Uma lâmina de zinco mergulhada em uma solução de sulfato de cobre. O que ocorre? A lâmina adquire uma coloração avermelhada e nela cria-se uma crosta (depósito). Esses efeitos são provenientes do Cobre, como mostra a equação:

Zn (s) + CuSO4 (aq) → ZnSO4 (aq) + Cu (s)

Sabe-se que os sais em solução aquosa se encontram dissociados, ou seja, na forma de íons. Reescrevendo a equação na forma iônica temos:

Zn (s) + Cu2+(aq) + SO42- (aq) → Zn2+ (aq) +  SO42-(aq) + Cu (s)

O composto iônico SO42-  se anula em razão de sua presença nos dois membros da reação (reagentes e produtos). A reação final fica assim:

Zn (s) + Cu2+ (aq) → Zn2+ (aq) + Cu (s)

Cu (s) sólido equivale ao depósito avermelhado na placa de Zinco. Como se vê, o Zinco é mais reativo que o Cobre.

Reações como a descrita acima levaram à elaboração da fila de reatividade dos metais, essa classificação é útil para prever a ocorrência ou não de uma reação de deslocamento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
 

Veja mais!

Tipos de reações
Saiba mais sobre a reação de deslocamento.

 

Ouro e Prata são Metais Nobres
Ouro e Prata são Metais Nobres

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Metais Nobres"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/metais-nobres.htm. Acesso em 02 de dezembro de 2020.