Números inteiros

Matemática

O conjunto dos números inteiros é resultado da evolução da contagem em razão da necessidade de números menores que zero.
PUBLICIDADE

Os números inteiros positivos foram os primeiros números trabalhados pela humanidade e eram utilizados para contagem.

O conjunto dos números inteiros não negativos recebe o nome de conjunto dos números naturais, sendo ele:

={0,1,2,3,4,5,6…}

O conjunto dos números inteiros contempla também os inteiros negativos:

={…,-8,-7,-6,-5,-4,-3,-2,-1,0,1,2,3,4,5,6,7,8…}

Os números inteiros estão presentes até hoje em diversas situações do cotidiano da humanidade, como para medir temperaturas, contar dinheiro, marcar as horas etc. Sua importância é indiscutível.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diante disso, buscaremos estudar todas as propriedades desse conjunto numérico que existe há tanto tempo, perpassando pela teoria de conjuntos, intersecção de conjuntos numéricos, entre outros conceitos que fazem parte desse conteúdo.


Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática

Indicações de ganhos e perdas feitas por sinal positivo e negativo
Indicações de ganhos e perdas feitas por sinal positivo e negativo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

OLIVEIRA, Gabriel Alessandro de. "Números inteiros"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/numeros-inteiros.htm. Acesso em 18 de janeiro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(FGV – 2006) Pedro tirou menos de uma centena de fotos da festa de comemoração ao seu aniversário e quer colocá-las todas num álbum de 20 páginas. Em cada página desse álbum cabem, no máximo, 10 fotos. Inicialmente, Pedro tentou colocar 6 fotos em cada página. Ao final, depois de preenchidas algumas páginas do álbum, ficou sobrando uma foto. Em nova tentativa, dispôs 7 fotos por página e ainda assim sobrou uma foto. Finalmente, Pedro conseguiu colocar todas as fotos, de modo que cada página contivesse o mesmo número de fotos. Quantas páginas do álbum Pedro preencheu? 

a) 9

b) 17

c) 18

d) 19

e) 20

Questão 2

(UFMT MG – 2006) XYZ4 e X4YZ representam dois números inteiros de quatro algarismos. Se X4YZ excede XYZ4 em 288 unidades, então Z-Y é igual a:

a) -3

b) -1

c) 1

d) 3

e) 5

Mais Questões
Artigos Relacionados
Confira a definição de conjunto dos números reais, além de algumas propriedades básicas que o envolvem!
Veja aqui como saber se um número é primo ou não. Conheça o método de Eratóstenes para listar números primos, veja também o teorema fundamental da aritmética.
Saiba como realizar as quatro operações básicas entre números decimais. Veja os diferentes métodos para realizar a multiplicação e divisão de números decimais.
Acessa e confira algumas curiosidades sobre a divisão de números naturais!
Veja aqui as principais propriedades da multiplicação. Entenda de onde essas propriedades vêm e saiba utilizá-las para facilitar o processo de multiplicar.
Entenda o que são múltiplos e divisores de um número inteiro, veja também algumas de suas principais propriedades, e saiba o que são números primos!
Aprenda o que são frações algébricas, como elas se comportam diante das operações matemáticas básicas e indicações de como simplificá-las.
Aprenda a usar o jogo de sinais para encontrar o sinal do resultado de uma multiplicação ou adição e expandir esse conceito para as demais operações.
Clique para aprender a maneira correta de calcular potências com expoente negativo e as propriedades usadas nesse processo.
Aprenda a adição de números inteiros maiores que zero e conheça as propriedades dessa operação matemática básica.