Whatsapp

Aplicações do Teorema de Pitágoras

Matemática

O teorema de Pitágoras apresenta importantes aplicações para solucionar problemas em situações reais.
PUBLICIDADE

O teorema de Pitágoras é uma das relações métricas do triângulo retângulo, isto é, é uma igualdade capaz de relacionar as medidas dos três lados de um triângulo nessas condições. É possível descobrir, por meio desse teorema, a medida de um dos lados de um triângulo retângulo conhecendo as outras duas medidas. Por causa disso, existem diversas aplicações para o teorema na nossa realidade.

Teorema de Pitágoras e o triângulo retângulo

Um triângulo é chamado retângulo quando possui um ângulo reto. É impossível que um triângulo possua dois ângulos retos, pois a soma de seus ângulos internos é obrigatoriamente igual a 180°. O lado desse triângulo que se opõe ao ângulo reto é chamado hipotenusa. Os outros dois lados são chamados catetos.

Diante disso, o teorema de Pitágoras faz a seguinte afirmação, válida para todo triângulo retângulo:

“O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos”

Matematicamente, se a hipotenusa do triângulo retângulo é “x” e os catetos são “y” e “z”, o teorema de Pitágoras garante que:

x2 = y2 + z2

Aplicações do teorema de Pitágoras

1º Exemplo

Um terreno tem formato retangular, de modo que um de seus lados mede 30 metros e o outro mede 40 metros. Será preciso construir uma cerca que passe pela diagonal desse terreno. Assim, considerando-se que cada metro de cerca custará R$ 12,00, quanto será gasto, em reais, para sua construção?

Solução:

Se a cerca passa pela diagonal do retângulo, então, basta calcular o seu comprimento e multiplicá-lo pelo valor de cada metro. Para encontrar a medida da diagonal de um retângulo, devemos observar que esse segmento divide-o em dois triângulos retângulos, como mostra a figura a seguir:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tomando somente o triângulo ABD, AD é hipotenusa e BD e AB são catetos. Portanto, teremos:

x2 = 302 + 402

x2 = 900 + 1600

x2 = 2500

x = √2500

x = 50

Dessa forma, sabemos que o terreno terá 50 m de cerca. Como cada metro custará 12 reais, portanto:

50·12 = 600

Serão gastos R$ 600,00 nessa cerca.

Exemplo

(PM-SP/2014 – Vunesp). Duas estacas de madeira, perpendiculares ao solo e de alturas diferentes, estão distantes uma da outra 1,5 m. Será colocada entre elas uma outra estaca de 1,7 m de comprimento que ficará apoiada nos pontos A e B, conforme mostra a figura.

A diferença entre a altura da maior estaca e a altura da menor estaca, nessa ordem, em cm, é:

a) 95

b) 75

c) 85

d) 80

e) 90

Solução: A distância entre as duas estacas é igual a 1,5 m, se medida no ponto A, formando o triângulo retângulo ABC, conforme indicado na figura a seguir:

 

Usando o teorema de Pitágoras, teremos:

AB2 = AC2 + BC2

1,72 = 1,52 + BC2

1,72 = 1,52 + BC2

2,89 = 2,25 + BC2

BC2 = 2,89 – 2,25

BC2 = 0,64

BC = √0,64

BC = 0,8

A diferença entre as duas estacas é igual a 0,8 m = 80 cm. Alternativa D.

 

Por Luiz Paulo
Graduado em Matemática

Existem aplicações práticas para o teorema de Pitágoras no nosso cotidiano
Existem aplicações práticas para o teorema de Pitágoras no nosso cotidiano

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Luiz Paulo Moreira. "Aplicações do Teorema de Pitágoras "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/aplicacoes-teorema-pitagoras.htm. Acesso em 11 de abril de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Uma piscina olímpica tem formato retangular e possui 25 metros de largura e 50 metros de comprimento. Qual é a distância percorrida por um nadador que a atravessa diagonalmente?

Questão 2

Imagine que você está no ponto vermelho indicado na figura a seguir e pretende chegar ao outro ponto sinalizado com “i”.

Supondo que o ângulo formado pelas ruas destacadas seja de 90°, se você não seguisse o caminho tracejado e fosse possível chegar ao seu destino através de uma linha reta, quantos quilômetros você percorreria?

Mais Questões
Artigos Relacionados
Clique para conhecer as particularidades do triângulo isósceles, aquele que possui dois lados com a mesma medida.
Clique para aprender o que são polígonos convexos, seus elementos e algumas propriedades decorrentes de sua definição.
Definições trigonométricas no triângulo retângulo.
Triângulo, retângulo e teorema de Pitágoras.
Conheça as características do retângulo. Calcule a área, o perímetro e o comprimento da diagonal de um retângulo. Entenda as principais propriedades desse polígono.
Venha descobrir por que em todos os triângulos a soma dos ângulos internos é igual a 180 graus.
Clique para aprender a fórmula do teorema de Pitágoras e como usá-lo, além de conferir um incrível mapa mental e exercícios resolvidos sobre o tema.
Conheça o teorema de Tales, aprenda a calcular segmentos utilizando-o e entenda suas aplicações em triângulos. Confira também exemplos e exercícios.
Conheça quais são as particularidades do triângulo retângulo e aprenda a calcular sua área e perímetro. Veja também como a trigonometria pode ser aplicada nele.
Saiba o que é um ângulo, aprenda a sua classificação e confira ainda exercícios resolvidos para testar seus conhecimentos.