Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Distância entre ponto e reta

Matemática

PUBLICIDADE

A Geometria Analítica objetiva seus estudos através da conciliação entre a Álgebra e a Geometria. Dessa forma, algumas situações podem ser analisadas metodicamente, através da interpretação geométrica e das relações algébricas.
Uma dessas importantes relações da Geometria Analítica é a distância entre um ponto e uma reta no plano cartesiano.

A distância entre um ponto e uma reta é calculada unindo o próprio ponto à reta através de um segmento, que deverá formar com a reta um ângulo reto (90º). Para estabelecer a distância entre os dois necessitamos da equação geral da reta e da coordenada do ponto. A figura a seguir estabelece a condição gráfica da distância entre o ponto P e a reta r, sendo o segmento PQ a distância entre eles.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estabelecendo a equação geral da reta s: ax + by + c = 0 e a coordenada do ponto P(x0,y0), conseguimos chegar à expressão capaz de calcular a distância entre o ponto P e a reta s:

d = |ax0 + by0 + c|
      √(a2 + b2)

Essa expressão surge de uma generalização feita, podendo ser utilizada nas situações em que envolve o cálculo da distância entre um ponto qualquer e uma reta.


Exemplo

Dado o ponto A(3, -6) e r: 4x + 6y + 2 = 0. Estabeleça a distância entre A e r utilizando a expressão dada anteriormente.

Temos que:
x: 3
y: -6
a: 4
b: 6
c: 2


 

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Geometria Analítica - Matemática - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Marcos Noé Pedro da. "Distância entre ponto e reta "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/distancia-entre-ponto-reta.htm. Acesso em 17 de outubro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Dado o ponto B com coordenadas (2, 6) e reta s: 2x + 4y – 1 = 0, determine a distância entre eles de acordo com os conceitos e fundamentos da Geometria Analítica.  

Questão 2

Considerando que a distância entre ponto P(k, 4) e a reta r, de equação 6x + 8y – 80 = 0, é igual a 6 unidades, calcule o valor da coordenada k. 

Mais Questões
Artigos Relacionados
Clique para aprender a calcular a distância entre dois pontos no espaço e para obter uma demonstração de sua validade.
Aprenda o que é ponto, reta, plano e espaço, como essas noções relacionam-se e dão base para todo o conhecimento geométrico. Clique!
Clique aqui e aprenda o que são posições relativas entre duas retas: o modo como retas distintas interagem no plano. Elas podem ser consideradas paralelas (não possuem pontos em comum), concorrentes (possuem um ponto em comum) ou coincidentes (possuem dois ou mais pontos em comum). Acesse e confira!
Confira a definição de produto interno entre dois vetores e algumas propriedades e resultados decorrentes dessa definição.
Clique e aprenda o que é semirreta, semiplano e semiespaço, o modo como esses objetos são formados e um de seus usos na Geometria.