Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é latitude?

Latitude é a distância em graus entre qualquer ponto na superfície terrestre e a linha do equador. Compõe, junto da longitude, o sistema de coordenadas geográficas.

Demarcação de latitudes em globo terrestre.
As latitudes compõem o sistema de coordenadas geográficas.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Latitude é a distância em graus entre qualquer ponto na superfície do planeta Terra e a linha do equador, que nada mais é do que o paralelo de 0°. As latitudes variam de 0 a 90° em ambos os hemisférios, Norte e Sul, e são utilizadas para determinar a localização de um ponto ou referencial, nos deslocamentos de um ponto a outro e na delimitação das zonas térmicas (ou climáticas) terrestres.

Leia também: Pontos cardeais — pontos de referência estabelecidos para orientação

Tópicos deste artigo

Resumo sobre latitude

  • A latitude é a distância em graus medida entre qualquer ponto na superfície terrestre e a linha do equador, que corresponde ao paralelo de 0°.

  • As latitudes variam de 0 a 90° ao norte e de 0 a -90° ao sul. O sinal de negativo é apenas uma forma de indicar o hemisfério ao qual a medida faz referência.

  • Elas servem para a localização de um determinado ponto na superfície e para os deslocamentos de um ponto a outro, além de auxiliar na delimitação das zonas térmicas do planeta Terra.

  • A medição da latitude pode ser feita com o auxílio de instrumentos como mapas, GPS e softwares de localização geográfica.

  • Junto à longitude, a latitude compõe o sistema de coordenadas geográficas.

Para que serve a latitude?

Quadro com o conceito de latitude.

A latitude é, por definição, a distância em graus medida entre qualquer ponto na superfície terrestre e a linha do equador, que corresponde, por sua vez, ao paralelo de 0°. Trata-se de uma coordenada geográfica que tem como função principal a localização no espaço e a orientação. Nesse sentido, a latitude serve para:

  • identificação da posição em que nos encontramos na superfície do planeta com relação à linha do equador — para uma localização mais precisa, utiliza-se a latitude junto da longitude, constituindo assim uma coordenada geográfica completa;

  • deslocamentos por terra ou por água de um ponto A em direção ao ponto B.

A linha do equador consiste, portanto, no marco inicial para a contagem das latitudes. Por meio delas é possível delimitar também as diferentes zonas térmicas do planeta Terra. Devido ao formato do nosso planeta, que consiste em um geoide, e à inclinação do seu eixo em 23°26’ aproximadamente, a luz solar que incide na superfície se distribui de forma desigual pelas regiões.

As áreas mais próximas ao equador terrestre (portanto onde foi traçado o paralelo imaginário de 0° de latitude) recebem os raios solares com maior intensidade do que as áreas distantes. Dessa forma, a distribuição de calor desigual condiciona a formação das diferentes zonas térmicas e a ocorrência de diferentes tipos de clima. São essas áreas:

  • Zona tropical: localizada entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Essas são as áreas de baixa latitude em que se registram as temperaturas mais elevadas do planeta.

  • Zonas temperadas: localizadas entre os trópicos e os círculos polares. Correspondem às áreas de média latitude tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul.

  • Zonas polares: localizadas acima dos Círculos Polares. São as áreas de mais alta latitude, onde ocorrem as temperaturas mais baixas do planeta.

Como vimos acima, existem o que chamamos de paralelos notáveis, que tornam essa delimitação mais simples. São eles:

  • Círculo Polar Ártico: 66°33’ N.

  • Trópico de Câncer: 23°27’ N.

  • Linha do equador: 0°.

  • Trópico de Capricórnio: 23°27’ S.

  • Círculo Polar Antártico: 66°33’ S.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como se calcula a latitude?

A latitude é uma medida dada em graus (°), dividindo a esfera terrestre em dois hemisférios a partir do equador, que corresponde ao paralelo de 0° de latitude. Tanto acima quanto abaixo dessa linha imaginária a contagem das latitudes vai até 90°, e elas medem a distância de um ponto com relação ao marco inicial. Assim, quanto mais distante da linha do equador, maior é a latitude. Quanto mais próximo do paralelo de 0°, menor é a latitude.

Cada grau de latitude corresponde a um paralelo. Sobre esse paralelo, que consiste em uma linha imaginária horizontal traçada sobre a superfície terrestre, a latitude é a mesma em qualquer local. Assim, dois pontos diferentes podem estar situados na mesma latitude, sobre um mesmo paralelo, porém em longitudes distintas.

Mapa, GPS e bússola.
Mapas, GPS e outros instrumentos podem ser utilizados para calcular a latitude.

O cálculo da latitude em um mapa-múndi ou planisfério pode ser feito mediante o auxílio de instrumentos como uma régua ou um escalímetro.

Atualmente, é muito comum que se recorra a técnicas modernas de localização, como os GPS (Sistema de Posicionamento Global) de navegação, que utilizam informações fornecidas por satélites para determinar com precisão a coordenada geográfica em que nos localizamos, e outras ferramentas de SIG (Sistemas de Informações Geográficas), como softwares especializados, muitos dos quais carregamos em nossos aparelhos portáteis, como nos celulares.

Outra forma de calcular a latitude é por meio da observação da posição dos astros no céu, em especial da Estrela Polar. Ao observá-la, mede-se o ângulo que ela faz com o horizonte terrestre. Essa medição era feita antigamente com o auxílio de instrumentos como o astrolábio, o quadrante ou o sextante.

É importante lembrar sempre de indicar a qual hemisfério a latitude encontrada faz referência. Para isso, existem dois recursos:

  • Primeiro: adicionar a letra (ou sigla) referente ao hemisfério na frente do número, sendo N para norte e S para sul.

  • Segundo: adicionar o sinal negativo (-) antes do número quando se tratar do Hemisfério Sul, deixando o valor positivo (sem sinal) quando fizer referência ao Hemisfério Norte.

Diferenças entre latitude e longitude

A latitude e a longitude são ambas medidas determinadas pelas linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre. Juntas elas compõem uma coordenada geográfica, que tem a função de precisar a localização de um determinado ponto na superfície terrestre. Há, no entanto, diferenças entre a latitude e a longitude.

A longitude é a distância medida em graus de qualquer ponto na superfície terrestre com relação ao Meridiano de Greenwich. Cada grau de longitude corresponde a um meridiano. Meridianos são linhas imaginárias traçadas perpendicularmente ao eixo terrestre.

A contagem das longitudes começa no Meridiano de Greenwich, que marca 0° e divide o planeta em Hemisfério Leste (ou Oriental) e Hemisfério Oeste (ou Ocidental). Tanto a leste quanto a oeste, essa contagem vai até 180°, marco determinado pela Linha Internacional da Data. Além da localização, a longitude é importante para a identificação dos diferentes fusos horários (ou zonas horárias).

Leia também: Paralelos e meridianos — qual a diferença?

Exercícios resolvidos sobre latitude

Questão 1

(UEA) No sistema de localização geográfica, a distância, expressa em graus, entre a linha do equador e qualquer ponto da superfície terrestre corresponde

a) à altimetria.

b) à longitude.

c) à latitude.

d) ao antimeridiano.

e) ao meridiano.

Resolução:

Alternativa C

O enunciado descreve corretamente a latitude, distância em graus entre qualquer ponto na superfície terrestre e a linha do equador.

Questão 2

(UFU) As coordenadas geográficas são conceituadas como um conjunto de linhas imaginárias denominadas paralelos e meridianos, que servem para localizar um ponto ou um acidente geográfico na superfície terrestre.

Mapa-múndi com demarcação de latitudes e longitudes

Considerando as informações acima, assinale a alternativa correta.

a) O ponto “D” está localizado a 80° de latitude norte e a 140° de longitude leste.

b) O ponto “C” está localizado a 160° de latitude norte e a 30° de longitude oeste

c) O ponto “A” está localizado a 50° de latitude sul e a 100° de longitude leste.

d) O ponto “B” está localizado a 20° de longitude sul e a 60° de latitude oeste.

Resolução:

Alternativa C

O ponto está sobre a latitude 50° S e longitude 100° L. As coordenadas dos demais pontos são as seguintes:

→ B: 20° S e 60° O.

→ C: 30° N e 160° L.

→ D: 80° N e 140° O.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "O que é latitude?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-latitude.htm. Acesso em 29 de maio de 2024.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE