Latitude é a distância em graus entre qualquer ponto na superfície terrestre e a linha do equador. Compõe, junto da longitude, o sistema de coordenadas geográficas.
Latitude é a distância em graus entre qualquer ponto na superfície do planeta Terra e a linha do equador, que nada mais é do que o paralelo de 0°. As latitudes variam de 0 a 90° em ambos os hemisférios, Norte e Sul, e são utilizadas para determinar a localização de um ponto ou referencial, nos deslocamentos de um ponto a outro e na delimitação das zonas térmicas (ou climáticas) terrestres.
A latitude é a distância em graus medida entre qualquer ponto na superfície terrestre e a linha do equador, que corresponde ao paralelo de 0°.
As latitudes variam de 0 a 90° ao norte e de 0 a -90° ao sul. O sinal de negativo é apenas uma forma de indicar o hemisfério ao qual a medida faz referência.
Elas servem para a localização de um determinado ponto na superfície e para os deslocamentos de um ponto a outro, além de auxiliar na delimitação das zonas térmicas do planeta Terra.
A medição da latitude pode ser feita com o auxílio de instrumentos como mapas, GPS e softwares de localização geográfica.
A latitude é, por definição, a distância em graus medida entre qualquer ponto na superfície terrestre e a linha do equador, que corresponde, por sua vez, ao paralelo de 0°. Trata-se de uma coordenada geográfica que tem como função principal a localização no espaço e a orientação. Nesse sentido, a latitude serve para:
identificação da posição em que nos encontramos na superfície do planeta com relação à linha do equador — para uma localização mais precisa, utiliza-se a latitude junto da longitude, constituindo assim uma coordenada geográfica completa;
deslocamentos por terra ou por água de um ponto A em direção ao ponto B.
A linha do equador consiste, portanto, no marco inicial para a contagem das latitudes. Por meio delas é possível delimitar também as diferentes zonas térmicas do planeta Terra. Devido ao formato do nosso planeta, que consiste em um geoide, e à inclinação do seu eixo em 23°26’ aproximadamente, a luz solar que incide na superfície se distribui de forma desigual pelas regiões.
As áreas mais próximas ao equador terrestre (portanto onde foi traçado o paralelo imaginário de 0° de latitude) recebem os raios solares com maior intensidade do que as áreas distantes. Dessa forma, a distribuição de calor desigual condiciona a formação das diferentes zonas térmicas e a ocorrência de diferentes tipos de clima. São essas áreas:
Zona tropical: localizada entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Essas são as áreas de baixa latitude em que se registram as temperaturas mais elevadas do planeta.
Zonas temperadas: localizadas entre os trópicos e os círculos polares. Correspondem às áreas de média latitude tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul.
Zonas polares: localizadas acima dos Círculos Polares. São as áreas de mais alta latitude, onde ocorrem as temperaturas mais baixas do planeta.
Como vimos acima, existem o que chamamos de paralelos notáveis, que tornam essa delimitação mais simples. São eles:
Círculo Polar Ártico: 66°33’ N.
Trópico de Câncer: 23°27’ N.
Linha do equador: 0°.
Trópico de Capricórnio: 23°27’ S.
Círculo Polar Antártico: 66°33’ S.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Como se calcula a latitude?
A latitude é uma medida dada em graus (°), dividindo a esfera terrestre em dois hemisférios a partir do equador, que corresponde ao paralelo de 0° de latitude. Tanto acima quanto abaixo dessa linha imaginária a contagem das latitudes vai até 90°, e elas medem a distância de um ponto com relação ao marco inicial. Assim, quanto mais distante da linha do equador, maior é a latitude. Quanto mais próximo do paralelo de 0°, menor é a latitude.
Cadagrau de latitude corresponde a um paralelo. Sobre esse paralelo, que consiste em uma linha imaginária horizontal traçada sobre a superfície terrestre, a latitude é a mesma em qualquer local. Assim, dois pontos diferentes podem estar situados na mesma latitude, sobre um mesmo paralelo, porém em longitudes distintas.
O cálculo da latitude em um mapa-múndi ou planisfério pode ser feito mediante o auxílio de instrumentos como uma régua ou um escalímetro.
Atualmente, é muito comum que se recorra a técnicas modernas de localização, como os GPS (Sistema de Posicionamento Global) de navegação, que utilizam informações fornecidas por satélites para determinar com precisão a coordenada geográfica em que nos localizamos, e outras ferramentas de SIG (Sistemas de Informações Geográficas), como softwares especializados, muitos dos quais carregamos em nossos aparelhos portáteis, como nos celulares.
Outra forma de calcular a latitude é por meio da observação da posição dos astros no céu, em especial da Estrela Polar. Ao observá-la, mede-se o ângulo que ela faz com o horizonte terrestre. Essa medição era feita antigamente com o auxílio de instrumentos como o astrolábio, o quadrante ou o sextante.
É importante lembrar sempre de indicar a qual hemisfério a latitude encontrada faz referência. Para isso, existem dois recursos:
Primeiro: adicionar a letra (ou sigla) referente ao hemisfério na frente do número, sendo N para norte e S para sul.
Segundo: adicionar o sinal negativo (-) antes do número quando se tratar do Hemisfério Sul, deixando o valor positivo (sem sinal) quando fizer referência ao Hemisfério Norte.
Diferenças entre latitude e longitude
A latitude e a longitude são ambas medidas determinadas pelas linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre. Juntas elas compõem uma coordenada geográfica, que tem a função de precisar a localização de um determinado ponto na superfície terrestre. Há, no entanto, diferenças entre a latitude e a longitude.
A longitude é a distância medida em graus de qualquer ponto na superfície terrestre com relação ao Meridiano de Greenwich. Cada grau de longitude corresponde a um meridiano. Meridianos são linhas imaginárias traçadas perpendicularmente ao eixo terrestre.
A contagem das longitudes começa no Meridiano de Greenwich, que marca 0° e divide o planeta em Hemisfério Leste (ou Oriental) e Hemisfério Oeste (ou Ocidental). Tanto a leste quanto a oeste, essa contagem vai até 180°, marco determinado pela Linha Internacional da Data. Além da localização, a longitude é importante para a identificação dos diferentes fusos horários (ou zonas horárias).
(UEA) No sistema de localização geográfica, a distância, expressa em graus, entre a linha do equador e qualquer ponto da superfície terrestre corresponde
a) à altimetria.
b) à longitude.
c) à latitude.
d) ao antimeridiano.
e) ao meridiano.
Resolução:
Alternativa C
O enunciado descreve corretamente a latitude, distância em graus entre qualquer ponto na superfície terrestre e a linha do equador.
Questão 2
(UFU) As coordenadas geográficas são conceituadas como um conjunto de linhas imaginárias denominadas paralelos e meridianos, que servem para localizar um ponto ou um acidente geográfico na superfície terrestre.
Considerando as informações acima, assinale a alternativa correta.
a) O ponto “D” está localizado a 80° de latitude norte e a 140° de longitude leste.
b) O ponto “C” está localizado a 160° de latitude norte e a 30° de longitude oeste
c) O ponto “A” está localizado a 50° de latitude sul e a 100° de longitude leste.
d) O ponto “B” está localizado a 20° de longitude sul e a 60° de latitude oeste.
Resolução:
Alternativa C
O ponto está sobre a latitude 50° S e longitude 100° L. As coordenadas dos demais pontos são as seguintes:
→ B: 20° S e 60° O.
→ C: 30° N e 160° L.
→ D: 80° N e 140° O.
Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
GUITARRARA, Paloma.
"O que é latitude?"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-latitude.htm. Acesso em 23 de novembro
de 2024.