Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Pontos cardeais

Pontos cardeais são utilizados nos deslocamentos na superfície terrestre e para a localização relativa de objetos, lugares e pessoas. São eles: norte, sul, leste e oeste.

Exemplo de rosa dos ventos composta pelos pontos cardeais e colaterais.
Exemplo de rosa dos ventos composta pelos pontos cardeais e colaterais.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os pontos cardeais são pontos de referência estabelecidos para a orientação na superfície terrestre. Eles são quatro:

  • norte (N)

  • sul (S)

  • leste (L)

  • oeste (O) 

Existem também direções intermediárias a eles que são conhecidas como pontos colaterais e subcolaterais. A sua representação gráfica é chamada de rosa dos ventos.

É possível fazer a identificação dos pontos cardeais de diversas formas, desde a mais antiga, que é pela observação direta dos astros, como o Sol, até a utilização de instrumentos técnicos, como a bússola e o GPS.

Leia também: Tipos e significados da simbologia dos mapas

Tópicos deste artigo

Quais são os pontos cardeais?

Como forma de auxiliar-nos na orientação sobre o espaço terrestre, foram estabelecidos quatro pontos cardeais:

  • Norte, representado pela letra N. Chamado também de setentrional ou boreal.

  • Sul, representado pela letra S. Chamado também de meridional ou austral.

  • Leste, representado pela letra L. Por vezes pode aparecer como “este”, sendo chamado também de oriente.

  • Oeste, representado pela letra O. Pode ser chamado também de ocidente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Rosa dos ventos

A rosa dos ventos, ou rosa-náutica, é a representação gráfica de todos os pontos de referência utilizados para a orientação no espaço. Nela estão contidos os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Não é incomum, entretanto, encontrarmos figuras que representem apenas os pontos cardeais (quatro pontos) ou que contêm somente os pontos cardeais e colaterais (oito pontos).

A criação da rosa dos ventos remonta à Grécia Antiga, quando determinava a direção dos ventos, ação que originou o seu nome. Séculos mais tarde, navegadores faziam uso dessa técnica com o mesmo propósito no mar Mediterrâneo. Sua composição foi sendo aperfeiçoada gradativamente, e, no período das grandes navegações, houve registros de rosas dos ventos com até 32 pontos de referência.

Incorporada à bússola, a rosa dos ventos constitui um dos mais importantes instrumentos utilizados nos deslocamentos e na localização.

Para que servem os pontos cardeais?

Os pontos cardeais são utilizados para a nossa orientação na superfície terrestre e, da mesma forma, para a localização de objetos, pessoas e lugares, que podem variar desde uma rua, um bairro, uma cidade até países e continentes.

Esses pontos nos servem de referência para quando vamos nos deslocar de um local a outro e também para identificarmos a posição relativa de elementos que integram o espaço.

Como identificar os pontos cardeais?

Existem diversas formas de se fazer a identificação dos pontos cardeais. Uma das mais antigas e conhecidas é pela observação do Sol, feita da seguinte maneira: em primeiro lugar, deve-se apontar o braço direito para a direção em que o Sol nasce. Assim, encontraremos o leste, que pode também ser chamado de nascente por esse motivo. De forma automática, ao apontar o braço esquerdo na direção oposta, teremos o oeste, que é a posição em que o Sol se põe. À nossa frente estará o norte, e, nas costas, o sul.

A identificação com base no Sol é bastante simples, mas demanda cautela. A depender da época do ano (estações) e do local onde você for colocar em prática essa técnica, pode haver pequenas variações com relação às posições do nascer e do pôr do Sol.

O Sol não é o único astro que pode ser utilizado como referencial para identificar os pontos cardeais. O conhecimento da posição de determinadas estrelas ou constelações é um método difundido há séculos para esse propósito. São exemplos a constelação do Cruzeiro do Sul e a Estrela Polar, respectivamente nos hemisférios Sul e Norte.

Além da observação direta dos céus, a determinação dos pontos cardeais é feita com a utilização de instrumentos como a ssola e o GPS.

Homem observando o céu estrelado em alusão aos pontos cardeais.
A observação dos astros deu origem aos pontos de referência que conhecemos atualmente. É o método mais antigo e conhecido de orientação espacial.

Pontos colaterais

Os pontos colaterais são pontos intermediários que ficam entre os pontos cardeais. São eles:

  • nordeste (NE), entre o norte e o leste;

  • sudeste (SE), entre o sul e o leste;

  • sudoeste (SO), entre o sul e o oeste;

  • noroeste (NO), entre o norte e o oeste.

Veja também: O que são coordenadas geográficas?

Pontos subcolaterais

Os pontos subcolaterais providenciam um posicionamento ainda mais acurado do que os pontos cardeais e colaterais. Eles se localizam entre os pontos colaterais e os cardeais, e são em número de oito:

  • norte-nordeste (NNE), entre o norte e o nordeste;

  • lés-nordeste (ENE), entre o nordeste e o leste;

  • lés-sudeste (ESE), entre o leste e o sudeste;

  • sul-sudeste (SSE), entre o sudeste e o sul;

  • sul-sudoeste (SSO), entre o sul e o sudoeste;

  • oés-sudoeste (OSO), entre o sudoeste e o oeste;

  • oés-noroeste (ONO), entre o oeste e o noroeste;

  • nor-noroeste (NNO), entre o noroeste e o norte.

Exercícios resolvidos sobre pontos cardeais

Questão 1 – Os pontos cardeais são importantes para os deslocamentos na superfície terrestre e para que possamos nos situar em relação aos objetos, pessoas e lugares que nela se localizam. Acumulamos, hoje, muitas técnicas de identificação desses pontos de referência, que vão desde a direta observação dos astros no céu até a consulta ao GPS.

A respeito dos pontos cardeais e das suas diversas maneiras de identificação, é correto afirmar:

A) A observação do Sol é o método mais simples e preciso para se identificar onde estão os pontos cardeais.

B) A bússola contém uma agulha magnética cuja extremidade superior aponta sempre para o polo norte geográfico da Terra.

C) Pontos intermediários de referência ampliam a precisão da localização. Ao todo, temos oito pontos além dos cardeais, chamados pontos subcolaterais.

D) A representação gráfica dos pontos cardeais é a rosa dos ventos, utilizada em instrumentos de localização, como a bússola e os mapas.

E) A Estrela Polar e a constelação do Cruzeiro do Sul são referências na orientação espacial em ambos os hemisférios.

Resolução

Alternativa D. A rosa dos ventos agrega os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais em uma figura que se assemelha a uma estrela. Ela foi incorporada às bússolas e aparece representada nos mapas.

Questão 2 – (UFF) Utilizando a rosa dos ventos, uma pessoa descobriu que a cidade X está localizada a NE da cidade Y. Isso significa que, em relação à cidade X, a cidade Y está localizada a:

A) norte

B) leste

C) sudoeste

D) noroeste

E) sudeste

Resolução

Alternativa C. Considerando a cidade X como referência, Y está posicionada a sudoeste.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Pontos cardeais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-pontos-cardeais-suas-subdivisoes.htm. Acesso em 15 de outubro de 2024.

De estudante para estudante