A imantação é o processo pelo qual um material que não possui características magnéticas torna-se um ímã. Materiais como ferro e ligas metálicas compostas de alumínio, níquel, cobre e cobalto apresentam baixa resistência à imantação e são frequentemente utilizados na composição de ímãs permanentes. O material imantado permanece com as características de ímã por determinado intervalo de tempo.
Ímãs
Os ímãs são materiais capazes de produzir pertubações no espaço denominadas de campo magnético. Essas pertubações podem orientar os elétrons livres que compõem alguns materiais, fazendo com que eles sejam atraídos pelo ímã.
O minério tetróxido de triferro (Fe3O4) é um ímã natural que foi encontrado pela primeira vez em uma região da Ásia chamada de Magnésia, por isso, esse minério passou a ser chamado de magnetita.
Processos de imantação
Existem três maneiras de imantar um material:
Ocorre quando um material é atritado em um único sentido com um ímã permanente. Após o atrito, os elétrons livres que compõem o material estarão todos orientados para um mesmo sentido e, momentaneamente, o material comportar-se-á como um ímã.
- Imantação por indução magnética
Quando um material é deixado por um certo tempo próximo a uma ímã permanente, ele se torna momentaneamente um ímã.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
- Imantação por corrente elétrica
Carga elétrica em movimento produz campo magnético, sendo assim, se um determinado material for enrolado por um fio condutor, caso haja corrente elétrica, o campo magnético gerado imantará o material. Esse é o processo para a fabricação de um eletroímã.
Prego imantado por corrente elétrica.
Construindo uma bússola
Um modo fácil de construir uma bússola é imantar uma agulha por atrito, cravá-la em um pedaço de isopor e colocar o conjunto em uma bacia com água. O campo magnético gerado pela agulha imantada orientar-se-á segundo o campo magnético terrestre e, então, a bússola estará pronta!
Temperatura e imantação
O chamado ponto Curie é a temperatura máxima com a qual um material mantém-se magnetizado. Acima da temperatura referente ao ponto Curie, os efeitos magnéticos do material são extintos. Cada material possui um valor de temperatura característico para o qual são anulados os efeitos da imantação. Para ferro e níquel, por exemplo, esses valores são, respectivamente, 770 °C e 354 °C.
Por Joab Silas
Graduado em Física