Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Febre Zika

Doenças e patologias

A febre Zika é uma doença viral transmitida por mosquitos do gênero Aedes. Ela apresenta sintomas parecidos com os da dengue, porém mais brandos.
Os mosquitos do gênero Aedes estão relacionados com várias doenças, como a Febre Zika
Os mosquitos do gênero Aedes estão relacionados com várias doenças, como a Febre Zika
PUBLICIDADE

Mosquitos são insetos relacionados com a transmissão de várias doenças. Os do gênero Aedes, por exemplo, são responsáveis, no Brasil, pela transmissão da dengue, febre amarela, febre Chikungunya e, mais recentemente, pela febre Zika.

A febre Zika é causada pelo vírus Zika (ZIKAV), que possui como vetor o mosquito do gênero Aedes, tais como o A. Aegypti e o A. albopicuts. Alguns estudos também sugerem a transmissão por relação sexual e de maneira perinatal (da mãe para o bebê). O ZIKAV é um tipo de flavivírus da família Flaviviridae que foi isolado pela primeira vez em 1947, na Uganda, por pesquisadores que estudavam macacos da floresta de Zika (daí o nome da doença).

O primeiros casos do vírus em humanos foram registrados em 1960, e o primeiro grande surto ocorreu em 2007, na Micronésia. No Brasil, o primeiro registro ocorreu em 2015, na Bahia, e foi identificado por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia após um grande surto de uma “doença misteriosa”. Segundo esses pesquisadores, o vírus da febre Zika chegou ao país, provavelmente, durante a Copa do Mundo de Futebol em 2014, uma vez que não havia registros da doença na América Latina.

A doença desencadeia sintomas semelhantes aos da dengue, porém mais brandos. Normalmente a pessoa com a febre Zika apresenta febre moderada, dores no corpo, na cabeça e nas articulações; diarreia, conjuntivite não purulenta, manchas e erupções pelo corpo e prurido. Esses últimos sintomas fazem com que a doença seja confundida com outros problemas de saúde, como alergias. Alguns estudos recentes demonstraram ainda a relação da doença com o desenvolvimento da Síndrome Guillain-Barré, um problema neurológico que pode causar paralisia. Além disso, o vírus Zika apresenta relação direta com casos de microcefalia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não existe tratamento específico para doença, mas os sintomas podem ser amenizados com alguns tipos de medicamentos. Até o momento, os remédios mais recomendados para tratar os sintomas são o paracetamol, para febres e dores, e anti-histamínicos, para diminuir as coceiras. Não existem vacinas para evitar a febre Zika.

De uma maneira geral, a doença dura em média 12 dias e não apresenta complicações. O nosso sistema imunológico é o único responsável por derrotar o vírus. Apesar de ser uma doença leve, é importante procurar um médico para confirmação do diagnóstico, uma vez que seus sintomas são semelhantes aos da dengue e da Chikungunya.

Em virtude das semelhanças dos sintomas com os de outras enfermidades, o diagnóstico clínico da febre Zika é um desafio. Até o momento, o método mais recomendado para identificar o vírus é o RT-PCR (Reverse Transcriptase Chain Reaction), uma técnica muito útil para estudar a expressão gênica.

Assim como as outras doenças transmitidas pelo mosquito do gênero Aedes, a melhor forma de proteger-se é evitar a proliferação desses vetores. Assim sendo, não deixe expostos recipientes que podem acumular água e faça a limpeza frequente de locais que reservam água, como as caixas d'água.

ATENÇÃO: Ao sentir os sintomas descritos no texto, procure imediatamente um médico para a realização de um diagnóstico preciso.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Febre Zika"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/febre-zika.htm. Acesso em 27 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba mais sobre o <em>Aedes aegypti, </em>um mosquito responsável pela transmissão de várias doenças.
Conheça as principais características dos vírus, organismos que se destacam por não apresentarem célula nem metabolismo.
Você sabe o que é chikungunya? Clique aqui e conheça mais sobre essa doença, uma virose que apresenta sintomas similares aos da dengue.
Conheça o ciclo de vida do <em>Aedes aegypti, </em>um mosquito responsável pela transmissão de várias doenças.
Veja algumas dicas importantes de como as grávidas podem prevenir-se do vírus zika!
Aprenda um pouco mais sobre a dengue, uma doença viral que atualmente é considerada um grave problema de saúde pública no Brasil.
Veja quais são as doenças relacionadas com a água e suas formas de transmissão!
Entenda o que é a febre, como ela ocorre em nosso corpo e como deve ser controlada.
A febre amarela é uma doença viral cuja vacinação é bastante eficaz na sua prevenção.
Saiba mais sobre a febre Mayaro, uma doença viral transmitida pela picada de mosquitos silvestres.