Princesa Kate Middleton revela diagnóstico de câncer: entenda o que é a doença
Princesa Kate Middleton revela diagnóstico de câncer: entenda o que é a doença
A princesa de Gales publicou vídeo na tarde desta sexta (22) em perfil de rede social informando sobre o câncer. Entenda o que caracteriza a doença
Em 22/03/2024 17h57
, atualizado em 22/03/2024 18h13
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
Kate Middleton (42), princesa de Gales, anunciou o diagnóstico de câncer por meio de um vídeo publicado em sua rede social na tarde desta sexta-feira (22).
Em sua declaração, disse que está passando por quimioterapia preventiva e não citou o tipo da doença. A publicação foi feita no perfil @KensingtonRoyal do X (antigo Twitter).
A princesa passou por um procedimento cirúrgico na região do abdômen em janeiro deste ano. Havia meses que ela não aparecia em público, o que gerou uma especulação sobre sua saúde.
Para conferir o vídeo, com duração de pouco mais de dois minutos, acesse este link.
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer, também chamado de tumor maligno, é composto por mais de 100 tipos diferentes que possuem em comum o crescimento desordenado de células.
A divisão de forma acelerada das células, possibilita com que elas se agrupem formando tumores, os quais invadem tecidos e órgãos do corpo humano. Quando o tumor atinge órgãos distantes de sua origem, ocorre o processo de metástase, conforme o Ministério da Saúde.
No Brasil, de acordo com dados divulgados pelo governo federal referentes ao ano de 2020, o tipo de câncer mais comum entre as mulheres é o de mama (66.280 casos) e, entre os homens, o de próstata (65.840 casos).
Teste seus conhecimentos sobre os aspectos relacionados ao câncer nesta página de exercícios.
O câncer possui diferentes causas, entre eles há fatores externos ou internos (relacionados ao funcionamento do próprio organismo), que contribuem para o desenvolvimento e avanço do câncer, afirma o Ministério da Saúde.
A professora Vanessa Sardinha explica neste artigo que os fatores externos estão relacionados ao meio ambiente, já os internos estão associados à questões genéticas.
No campo externo, envolvem-se os hábitos dos indivíduos. Entre potenciais ações que podem contribuir para o desenvolvimento de cânceres, estão: