Whatsapp

Volume do cilindro

Matemática

O volume do cilindro refere-se à capacidade que esse sólido geométrico possui e pode ser calculado por meio de sua base e altura.
PUBLICIDADE

O cilindro, como todo sólido geométrico, possui um volume que determina a sua capacidade. Todo cilindro possui uma base no formato de circunferência de raio r e altura h. Seu volume é dado pela multiplicação entre a área da base no formato circular e a medida da altura. Observe:

Área da base circular → Ab = π·r2

Volume

V = Ab·h → V = π·r2·h

Esse tipo de sólido geométrico é muito utilizado no cotidiano como reservatório de substâncias liquidas e gasosas.

Quando trabalhamos com sólidos geométricos, precisamos relembrar as principais relações entre as medidas de volume e de capacidade. Veja:

1 m3 (metro cúbico) = 1 000 litro

1 dm3 (decímetro cúbico) = 1 litro

1 cm3 (centímetro cúbico) = 1 ml

Exemplos:

1º) Um tanque no formato cilíndrico é utilizado no armazenamento de combustível de uma transportadora de produtos alimentícios. As medidas desse tanque são as seguintes: raio da base mede 4 metros e altura igual a 12 metros. Deseja-se encher esse tanque com óleo diesel para abastecer a frota de 150 caminhões que possuem o tanque também no formato cilíndrico, medindo 1,5 m de altura e raio da base com 90 centímetros. Verifique se a quantidade de óleo diesel a ser armazenado no tanque da empresa abastecerá todos os caminhões de uma única vez durante um dia, considerando que o combustível dos caminhões esteja bem próximo de acabar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Volume do tanque da empresa:

V = π·r2·h

V = 3,14·42·12

V = 3,14·16·12

V = 602,88 m3

Volume do tanque de cada caminhão:

90 centímetros equivale a 0,9 metros, logo:

V = π·r2·h

V = 3,14·0,92·1,5

V = 3,14· 0,81·1,5

V = 3,8151 m3

Quantidade necessária de combustível para abastecer a frota:

150·3,8151 = 572,27 m3

A capacidade total do tanque de armazenamento é de 602,88 m3 e a quantidade necessária para abastecer todos os caminhões é de 572,27 m3, então, o óleo diesel do tanque é suficiente para abastecer toda a frota e ainda sobram 30,61 m3 de óleo.

2º) Deseja-se construir um tanque no formato cilíndrico com volume de, aproximadamente, 250 m3 (metros cúbicos) e altura igual a 9 metros. Determine a medida aproximada do raio da base.

V = π·r2·h

250 = 3,14·r2·9

250 = 28,26·r2

r2 = 250 / 28,26

r2 = 8,84

√r2 = √8,84

r = 2,9 m (aproximadamente)

 

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática

O volume do cilindro determina sua capacidade
O volume do cilindro determina sua capacidade

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Marcos Noé Pedro da. "Volume do cilindro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/volume-cilindro.htm. Acesso em 11 de abril de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Aprenda mais sobre o cilindro, forma geométrica tridimensional, e conheça a definição formal e as classificações desse sólido geométrico. Aprenda ainda quais são as secções do cilindro, que podem ser transversais ou meridionais. Veja também como as secções podem ser usadas para chegar à fórmula do volume do cilindro.
Clique para descobrir como calcular a área do círculo e o comprimento da circunferência tendo em mãos apenas o valor do raio!
Clique aqui e saiba o que são os corpos redondos. Conheça suas características e fórmulas. Aprenda a diferença entre um corpo redondo e um poliedro.
Expressão para o cálculo da área do cone.
Medidas de Volume de acordo com o Sistema Internacional de Medidas.
Clique e aprenda o que são sólidos geométricos e veja como o conjunto dessas figuras geométricas tridimensionais pode ser classificado em poliedros, corpos redondos e outros. Veja também as subclassificações dos poliedros e corpos redondos e obtenha exemplos desses sólidos geométricos. Clique e aprenda!
Saiba como calcular o volume de uma pirâmide
Você sabe como encontrar o volume do paralelepípedo, do cubo e do cone? Aprenda a calcular o volume de cada um desses sólidos.
Aprenda a calcular o volume do prisma e conheça a relação desse cálculo com o princípio de Cavalieri.
Clique e aprenda a calcular a área de pirâmides e obtenha exemplos resolvidos desse tipo de cálculo.