Um arquipélago é um conjunto de ilhas espalhadas pelo oceano. Há também arquipélagos em águas de mares, rios e lagos. O que caracteriza um arquipélago é que as ilhas pertencentes ao conjunto possuem a mesma origem e formação geológica, além de estarem próximas umas das outras.
A maior parte dos arquipélagos ocorre em mar aberto, entretanto, alguns tipos específicos podem ocorrer próximo à costa. Os arquipélagos, em sua maioria, têm origem vulcânica, resultando do movimento das placas tectônicas. Entretanto, há outros tipos de formação de ilhas e arquipélagos. Vejamos a seguir:
Tipos de arquipélagos
Arquipélagos vulcânicos – As ilhas formadas por meio desse processo surgem em virtude da atividade vulcânica no solo marítimo. É isso mesmo! Existem vulcões submersos! Esses vulcões vão periodicamente entrando em erupção e aumentando de tamanho. Quando alcançam a superfície, temos aí uma ilha vulcânica. Veja a ilustração a seguir:
Arquipélagos continentais – Esses arquipélagos são formados também em razão da movimentação tectônica, mas em um processo diferente. Quando as placas tectônicas movem-se, ocorre o desprendimento de uma ou mais partes do continente. Esses “pedaços” de terra que se soltaram do continente formam ilhas, que, em geral, ficam próximas da costa continental.
Arquipélagos coralinos – Como o próprio nome diz, esse tipo de arquipélago é formado de corais. É o menos comum dos três tipos e forma-se quando recifes de corais fixam-se sobre rochas submersas. Nessas rochas, os corais depositam os seus esqueletos e dão origem às chamadas rochas coralíneas. São elas que formam os recifes e as ilhas de forma circular conhecidas como atóis.
Conheça alguns arquipélagos:
1Fonte da imagem – Google Maps
Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/geografia/arquipelago.htm