PUBLICIDADE
O ferro é o segundo elemento metálico em abundância na crosta terrestre, a sua exploração teve início no Oriente Médio por volta do ano de 1500 a.C. A temperatura de fusão do ferro é de 1250 °C, a sua extração de forma pura na natureza consiste em fundir elementos com ponto de fusão menor que estão misturados ao ferro, como chumbo e mercúrio.
A partir de meados do século XV surgiu o alto forno, permitindo a elevação da temperatura e conseqüentemente a produção do ferro gusa (tipo de ferro purificado que sai do forno em estado líquido).
O ferro pode ser usado para confeccionar armas pesadas, é um material resistente e relativamente maleável. Mas nesse contexto iremos destacar seu uso para se obter uma dieta alimentar saudável e essencial ao bem estar humano.
Na alimentação, este elemento, o ferro, é considerado mineral-traço, sendo que a sua deficiência causa anemia (baixo nível de hemoglobina no sangue). É encontrado em abundância na maioria dos alimentos, de origem vegetal e animal, principalmente em carnes como o fígado e em grãos de cereais, em legumes, nozes, entre outros.
Mas para se conseguir teores de ferro favoráveis na alimentação, pode-se fazer uso de utensílios confeccionados com esse material para cozer os alimentos. São as chamadas panelas de ferro que possuem a característica de transmitir o ferro de sua composição para os alimentos preparados em seu interior. Esse pode ser considerado um hábito brasileiro, mas precisamente do estado de Minas Gerais, onde se faz uso de panelas de ferro na obtenção de uma comida mais saborosa e saudável.
O ferro migra da panela para o alimento de acordo com o teor de água, do tempo de preparo e da temperatura. Por exemplo: quanto maior o tempo de cozimento, maior será a quantidade de ferro presente no alimento.
Líria Alves
Graduada em Química
Veja mais!
Zinco - Componente essencial do sítio ativo de enzimas.