Topo
pesquisar

Mineral Cálcio

Química

Derivados do leite contêm altos níveis de cálcio
Derivados do leite contêm altos níveis de cálcio
PUBLICIDADE

Os laticínios são considerados fontes primárias de cálcio, sendo que esse mineral também é considerado o mais abundante em nosso corpo. Ele é essencial desde o nascimento, recém-nascidos precisam de fosfato de cálcio Ca3 (PO4)2 para desenvolver os ossos. Vale lembrar a importância do aleitamento materno nessa fase.

Mas a importância de se ingerir cálcio não é só para crianças, adultos precisam desse mineral para prevenir a osteoporose: doença que se manifesta na velhice. O cálcio também é importante para outras funções vitais como contração muscular apropriada, batimentos cardíacos regulados e baixos níveis de colesterol.

O cálcio ajuda ainda na redução da pressão sanguínea, a ingestão satisfatória está associada com a redução de risco de doenças cardiovasculares em mulheres na pós-menopausa. Os efeitos benéficos do cálcio em relação às questões hormonais se devem ao fato de sua absorção no intestino e a passagem para o sangue e ossos, ser realizada sob controle hormonal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pesquisas revelaram que o cálcio é um ótimo aliado na redução de sintomas da TPM (tensão pré-menstrual), sendo assim, as mulheres que sofrem deste mal devem desfrutar de uma dieta rica em cálcio como: derivados do leite, brócolis, espinafre, entre outros.


Líria Alves
Graduada em Química

Veja mais!

Ferro - Mineral-traço na alimentação.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Mineral Cálcio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/mineral-calcio.htm. Acesso em 15 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola