Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Carnaval no Brasil

O Carnaval é a festa mais popular do Brasil. É celebrado de diferentes formas em cada região do país, envolvendo trios elétricos, blocos de rua e desfiles de escolas de samba.

Desfile de uma escola de samba no Carnaval do Brasil.
Foliões se divertem nos bloquinhos, nos trios elétricos e nos desfiles das escolas de samba durante o Carnaval no Brasil.[1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Carnaval no Brasil é uma festa popular celebrada tradicionalmente na Terça-feira de Carnaval, quando é feriado nacional. Entretanto, as comemorações se iniciam oficialmente três dias antes da Quarta-feira de Cinzas. Também é comum que a folia se inicie antes dessa data, nos eventos pré-carnavalescos, como os ensaios das escolas de samba, e o Carnaval de rua em grande parte do Nordeste.

Cada região do Brasil comemora o Carnaval de acordo com suas próprias características. Os tipos mais conhecidos de Carnaval no país são os desfiles de escolas de samba e blocos de rua. A festa atrai turistas de todas as partes do mundo. Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo e a região Nordeste são os destinos mais procurados.

Leia também: História do Carnaval no Brasil — origens da festa, o que mudou, por que é tão importante

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Carnaval no Brasil

  • O Carnaval é a festa mais popular do Brasil.

  • O Carnaval no Brasil é celebrado tradicionalmente no feriado da Terça-feira de Carnaval.

  • Em muitos lugares, as comemorações se iniciam na sexta-feira anterior e se estendem até a madrugada da Quarta-feira de Cinzas.

  • O Carnaval no Brasil atrai turistas de várias partes do mundo.

  • Os tipos de celebração variam em cada região do país.

  • Os desfiles de escolas de samba, os blocos de rua e os trios elétricos são algumas das manifestações mais tradicionais do Carnaval do Brasil.

Características do Carnaval no Brasil

O Carnaval é a festa mais popular do Brasil. Mais do que um feriado, é um período no qual os brasileiros exalam liberdade de expressão e movimento e se divertem na rua ou em locais fechados. Os foliões, como são conhecidos os que gostam de aproveitar o Carnaval, participam de eventos como bailes, desfiles de escolas de samba, shows, blocos de rua, concursos de fantasias e trios elétricos.

Segundo o Dicionário do folclore brasileiro, de Câmara Cascudo, o Carnaval no Brasil é uma festa popular com características regionais próprias. Inicia-se oficialmente três dias antes da Quarta-feira de Cinzas e é dedicado a folias, diversões, folguedos e fantasias.

Considerada uma das festas mais famosas do mundo, o Carnaval no Brasil atrai todos os holofotes nessa época do ano. Os olhares são direcionados ao país, em especial pelos desfiles das escolas de samba, mais especificamente os do Rio de Janeiro, e pela aglomeração de foliões em diversos locais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Carnaval no Brasil, as pessoas podem usar fantasias com muita cor e brilho e roupas que mostrem mais do corpo ou até vestimenta alguma. Também é quando os foliões sentem-se à vontade para mostrar a sua liberdade de expressão corporal. O Carnaval no Brasil é comemorado pelos brasileiros de forma alegre, animada e empolgante.

Alguns países também celebram a festa, mas o Brasil tem uma forma particular e diferenciada de passar pela data. Por esse motivo, é comum a expressão: “o Brasil é o país do Carnaval”.

Veja também: Você sabe quais são os componentes de uma escola de samba?

Quando é celebrado o Carnaval no Brasil?

O Carnaval no Brasil é celebrado tradicionalmente na Terça-feira de Carnaval, quando é feriado em todo o país. No entanto, é comum que parte da população inicie as comemorações na sexta-feira anterior e siga até a madrugada da Quarta-feira de Cinzas. Em algumas regiões do Brasil, são realizados eventos pré-carnavalescos, ou seja, antes da data da festa em si.

As escolas de samba, por exemplo, fazem apresentações nas quadras semanas antes para treinar e garantir que o desfile seja um sucesso. Outro exemplo é na região Nordeste, palco de diversas festas de rua no Carnaval com os trios elétricos. A folia costuma começar de uma a duas semanas antes do feriado.

Qual a data do Carnaval no Brasil, em 2024?

A data do Carnaval no Brasil em 2024 é no dia 13 de fevereiro (Terça-feira de Carnaval).

Como é comemorado o Carnaval no Brasil?

Foliões lotando uma avenida no Carnaval de rua no Brasil.
O Carnaval de rua também é uma maneira típica de celebrar a festa no país.[2]

O Carnaval no Brasil é comemorado de Norte a Sul, e grande parte dos brasileiros aproveita a festa para dançar e se divertir. É comum que o Carnaval no Brasil seja celebrado mediante aglomeração de pessoas, normalmente na rua. Algumas festas, como blocos de rua com trios elétricos, são gratuitas; mas há outras que oferecem espaços mais privativos, os chamados camarotes.

O Carnaval de rua mais famoso do Brasil ocorre nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo e em grande parte da região Nordeste. Essas cidades atraem grande parte dos turistas brasileiros e do exterior. Entretanto, há pessoas que comemoram o Carnaval brasileiro de formas diferentes, sem tanta aglomeração e festas.

Alguns brasileiros preferem aproveitar o feriado para viajar e fazer programas ligados à natureza, como trilhas, pesca, acampamentos etc. Há ainda pessoas que comemoram o Carnaval no Brasil em locais mais isolados e silenciosos, como fazendas ou chácaras, e outros que preferem ficar em casa descansando, seja por opção, seja por falta de dinheiro para viajar.

Quais são os tipos de Carnaval no Brasil?

Os tipos de Carnaval no Brasil variam conforme a cultura de cada região. Veja abaixo os detalhes das cinco regiões brasileiras:

Carnaval na região Norte do Brasil

O Carnaval na região Norte do Brasil é famoso por ter festas e festivais relacionados à cultura indígena. Veja abaixo algumas comemorações mais conhecidas:

  • Carnaboi: é uma festa criada nos anos 2000 e que é realizada em Manaus (AM). O evento mistura o estilo da tradicional festa boi-bumbá com os ritmos carnavalescos, como samba e axé.

  • Blocos no centro histórico de Belém (PA): a festa de Carnaval em Belém conta com blocos famosos, como Monobloco, I Love Pagode e Bloco Kalango Kids.

Carnaval na região Nordeste do Brasil

Bonecos de Olinda na festa do Carnaval no Brasil, em Pernambuco,
Os bonecos de Olinda são destaque do Carnaval de Pernambuco.[3]

O Nordeste é uma região do Brasil na qual o Carnaval é muito tradicional, atraindo turistas de todo o país e até do mundo. As festas de Carnaval mais famosas do Nordeste ocorrem na rua, geralmente em avenidas à beira-mar. O Carnaval no Nordeste é famoso pelos trios elétricos — grandes caminhões com som bem alto que são conduzidos pelas ruas da cidade. Artistas, como cantores, músicos e dançarinos, ficam em cima do trio elétrico, levando alegria para os chamados foliões — pessoas que estão curtindo o Carnaval.

Confira alguns destaques do Carnaval no Nordeste do Brasil:

  • O frevo de Pernambuco: tradicional dança do estado, o frevo é visto no Carnaval de rua do estado nordestino, especialmente nos bairros de Recife Antigo e na Cidade Alta de Olinda.

  • Galo da Madrugada, em Pernambuco: é o principal bloco de rua do estado e um dos mais famosos do país. O bloco arrasta milhares de foliões, sendo um dos maiores do mundo.

  • Blocos em circuitos de praias em Salvador: o Carnaval da capital baiana é lembrado pelos seus circuitos nas principais praias da cidade, realizados por blocos de rua fechados e blocos de rua gratuitos, como o bloco Furdunço.

  • Carnaporto, em Porto Seguro (BA): outro Carnaval muito conhecido na Bahia é o festival Carnaporto, que ocorre na Arena Axé Moi, na cidade de Porto Seguro.

Foliões dançando em frente a trio elétrico no Carnaval do Brasil.
Os trios elétricos conduzem a festa e arrastam uma multidão de foliões pelas ruas do Nordeste.[4]

Carnaval na região Centro-Oeste do Brasil

O Carnaval na região Centro-Oeste é menos tradicional do que nas demais regiões do Brasil, mas algumas cidades gostam de comemorar a data. Brasília, capital do Distrito Federal, conta com alguns bloquinhos de Carnaval que se espalham pela cidade durante o feriado. Geralmente, os grupos concentram-se em pontos turísticos, como o Parque da Cidade e o Estádio Mané Garrincha, ou avenidas mais movimentadas, como o Eixão.

O Carnaval em Goiânia, capital de Goiás, não é muito tradicional, uma vez que grande parte da população aproveita para viajar. Entretanto, nos últimos anos, alguns bloquinhos têm surgido. Cidades do interior de Goiás, como Caldas Novas, Pirenópolis, Cidade de Goiás e Três Ranchos, contam com mais tradição no Carnaval. Algumas têm desfiles e blocos de rua e outras realizam shows e festas com som eletrônico em pontos turísticos.

A região Centro-Oeste é muito conhecida por ter cidades com cachoeiras e trilhas, então algumas pessoas aproveitam o feriado do Carnaval para fazer passeios na natureza. Entre as cidades que mais se destacam, estão: Alto Paraíso (GO), Bonito (MS) e Pantanal (MT).

Carnaval na região Sudeste do Brasil

O Carnaval da região Sudeste é famoso pelos desfiles das escolas de samba; mas a maioria das cidades, especialmente as capitais dos estados, realiza várias festas de Carnaval de rua. Veja abaixo algumas escolas de samba do Carnaval na região Sudeste do Brasil:

  • Rio de Janeiro:

    • Mangueira;

    • Portela;

    • Salgueiro;

    • Beija-Flor;

    • Imperatriz Leopoldinense.

  • São Paulo:

    • Vai-vai;

    • Tom Maior;

    • Acadêmicos do Tucuruvi;

    • Independente Tricolor.

Mestre-sala e porta-bandeira da Mangueira em desfile de Carnaval no Brasil.
Um dos momentos mais aguardados do Carnaval no Brasil é o desfile das escolas de samba.[5]

Carnaval na região Sul do Brasil

A região Sul do Brasil também não conta com um Carnaval tradicional, mas há festas conhecidas nacionalmente e que atraem multidões. Um dos exemplos é o Carnaval em Florianópolis, capital de Santa Catarina, que conta com vários blocos de rua. O mais conhecido é Bloco dos Sujos, que existe há 40 anos e atrai multidões não só da região, mas de todo o Brasil.

Onde passar o Carnaval no Brasil?

O Brasil é um país de dimensões continentais, então, para decidir onde passar o Carnaval, é importante, primeiro, escolher o tipo de feriado que se deseja. Enquanto alguns vão querer passar o Carnaval dançando, curtindo, indo para festas e divertindo-se, outros desejarão ficar mais tranquilos, seja em casa, seja em locais mais calmos, como fazendas ou cidades do interior.

Algumas opções são:

  • Participar ou assistir aos desfiles de escolas de samba. Os tradicionais desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro acontecem no Sambódromo do Anhembi e no Sambódromo da Marquês de Sapucaí respectivamente.

  • Reunir-se com amigos e dançar em blocos de rua, que podem ter trios elétricos ou não. As cidades do Nordeste, como Recife, Salvador e Olinda, são destinos muito procurados por quem quer curtir o Carnaval de rua à beira-mar. Também há os blocos famosos que se apresentam no Centro Histórico de Belém, no Pará, e os mais de 500 blocos de rua da cidade de São Paulo.

  • As festas privadas podem oferecer shows de diversos ritmos musicais, como axé, samba, funk, Música Popular Brasileira (MPB) e até rock.

  • Viajar para onde há atividades relacionadas à natureza, como pesca e trilhas. Algumas opções de destino são as cidades do Centro-Oeste: Alto Paraíso (GO), Bonito (MS) e Pantanal (MT).

Saiba mais: Por que as marchinhas de Carnaval não são mais tão populares?

Curiosidades do Carnaval no Brasil

  • O Brasil é considerado o “país do Carnaval”.

  • Os Bonecos de Olinda são um destaque à parte no Carnaval de Pernambuco e até do Brasil. Os bonecos chegam a medir quatro metros de altura e pesar 50 kg. Representando personalidades da televisão e do esporte, como Pelé, Freddie Mercury e até a rainha Elizabeth II, os bonecos gigantes de Olinda fazem parte da cultura brasileira do Carnaval.

  • O Carnaval do Brasil já atraiu inúmeros artistas internacionais, como a cantora Madonna, e os atores Will Smith e Jennifer Lopez.

  • São Paulo é a cidade brasileira que tem mais blocos de rua. Ao todo são mais de 500.

  • Ouro Preto (MG) leva o título de cidade com o bloco de Carnaval mais antigo da história do Brasil. O bloco chama-se Zé Pereira dos Lacaios e foi fundado em 1867.

  • O bloco de rua Galo da Madrugada, de Pernambuco, é um dos maiores do mundo e arrasta milhares de foliões.

  • Durante a Ditadura Militar, algumas escolas de samba tiveram sambas-enredo ufanistas, ou seja, que enalteceram o Brasil.

Créditos das imagens

[1]T photografhy/ Shutterstock

[2]A.Ricardo/ Shutterstock

[3]Xaxas/ Shutterstock

[4]Vinicius Tupinamba/ Shutterstock

[5]Celso Pupo/ Shutterstock

Fontes

ARANTES, Nélio. Pequena história do Carnaval no Brasil. Revista Portal de Divulgação, n.29. Ano III. fev. 2013, ISSN 2178-3454. Disponível em: https://revistalongeviver.com.br/index.php/revistaportal/article/viewFile/327/327

BRAHMA. Veja cinco curiosidades sobre o carnaval de rua do Brasil. G1, 16 fev. 2023. Disponível: https://g1.globo.com/carnaval/2023/especial-publicitario/brahma/noticia/2023/02/16/veja-cinco-curiosidades-sobre-o-carnaval-de-rua-do-brasil.ghtml

CARNAVAL de Pernambuco. Visite o Brasil, 2024. Disponível em: https://visiteobrasil.com.br/norte/pernambuco/carnaval/conheca/carnaval-de-pernambuco

CASCUDO, Luís da Câmara. Carnaval. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo: Global Editora, 2012.

MEINICKE, Thaís. A história do Carnaval em 15 curiosidades. Disponível em: https://vejario.abril.com.br/cidade/a-historia-do-carnaval-em-15-curiosidades?utm

OLIVEIRA, Juliana. Carnaval na região norte: lendas e tradições brasileiras. Hoteis.com, 2024. Disponível em: https://www.hoteis.com/go/brasil/blog-carnaval-na-regiao-norte-lendas-e-tradicoes-brasileiras

TOP 5 destinos para passar o carnaval no Nordeste!. Submarino Viagens, 24 dez. 2019. Disponível em: https://www.submarinoviagens.com.br/bora-nessa-trip/top-5-destinos-para-passar-o-carnaval-no-nordeste/  

Escritor do artigo
Escrito por: Silvia Tancredi Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TANCREDI, Silvia. "Carnaval no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/carnaval-no-brasil.htm. Acesso em 29 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Artigos Relacionados


Carnaval no mundo

Clique aqui e saiba detalhes sobre a comemoração do Carnaval no mundo. Conheça os países que comemoram essa festividade e saiba como isso ocorre.
Carnaval

Carnaval, Corpos e Poder

Analisar a festividade do Carnaval no Brasil a partir do olhar midiático.
Educação Física

Componentes das escolas de samba

Confira aqui cada um dos componentes que fazem parte de um desfile de escola de samba.
Carnaval

Cuidados com o Corpo Durante o Carnaval

Você sabe quais são os cuidados que devemos ter com o corpo durante o Carnaval? Clique aqui e veja dicas simples para cair na folia de maneira saudável.
Carnaval

Fantasias de Carnaval

Acesse o texto para conhecer mais sobre a origem das fantasias de Carnaval. Entenda quando seu uso foi inserido no Carnaval brasileiro e o que ele significa.
Carnaval

História do Carnaval

Clique para saber mais sobre o Carnaval. Entenda as origens dessa importante festa popular. Veja como era comemorada na Idade Média e como chegou ao Brasil.
Carnaval

História do Carnaval no Brasil

Acessa e entenda como o Carnaval chegou ao Brasil. Veja as principais manifestações dessa festa ao longo da história de nosso país.
Carnaval

Marchinhas de Carnaval

Clique no texto e saiba tudo sobre as marchinhas de Carnaval. Veja a origem das marchinhas, quando tiveram seu auge e quais são as mais famosas.
Carnaval

Samba

Clique no link para saber mais sobre o samba. Entenda do que se trata esse gênero da nossa cultura, e confira um pouco de sua origem.
Cultura

Samba-enredo

Acesse o texto e entenda o que é samba-enredo, quando e como surgiu e quais as suas características. Veja a evolução desse famoso elemento do Carnaval.
Carnaval