Topo
pesquisar

Por que Quarta-Feira de Cinzas?

Religião

A Quarta-Feira de Cinzas é uma data relevante dentro da tradição católica, acontece 46 dias antes da Páscoa e marca o início da Quaresma, período penitencial.
Sacramento da imposição de cinzas realizado durante a Quarta-Feira de Cinzas em uma igreja mexicana.*
Sacramento da imposição de cinzas realizado durante a Quarta-Feira de Cinzas em uma igreja mexicana.*
PUBLICIDADE

A Quarta-Feira de Cinzas marca a abertura da Quaresma, período de 46 dias que antecede a comemoração da Páscoa. A Quarta-Feira de Cinzas é entendida pela Igreja como o início de um período de devoção marcado por orações e jejuns, como parte da penitência que todo cristão deve realizar, segundo os princípios da Igreja Católica.

Acesse também: Conheça a história de uma tradicional missa de Natal

Simbologia da Quarta-Feira de Cinzas

A Quarta-Feira de Cinzas marca o primeiro dia da Quaresma e encerra o Carnaval, que é uma celebração muito famosa em diversas partes do mundo. O Carnaval é uma festa com origens pagãs e é muito conhecida como a celebração (ou festa) da carne. O Carnaval, ao longo da história, ficou marcado por ser um período de muitas festas, grande consumo de bebida e comida, além da zombaria.

Saiba mais: Veja como o Carnaval era comemorado na Idade Moderna

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sendo assim, a Quaresma é exatamente uma contraposição a tudo o que representa o Carnaval. A Quaresma é o período de 46 dias que antecede a Páscoa, e, durante esse período, os cristãos, sobretudo os católicos mais dedicados, procuram manter um estilo de vida mais ascético. Sendo assim, para muitos, a Quaresma é um período marcado por caridade e penitência.

A Quarta-Feira de Cinzas abre esse período e nesse dia é realizada uma missa e após é realizada a cerimônia sacramental de imposição de cinzas sobre os fiéis. A respeito da imposição de cinzas, vamos esclarecer algumas dúvidas das pessoas.

  • O que significa a imposição de cinzas?

A imposição de cinzas simboliza a vontade de cada fiel de manter-se no caminho correto do cristianismo, da sua disposição em converter-se e de reconhecimento da sua mortalidade que necessita da graça divina para perdoar os seus pecados.

  • Quando surgiu essa tradição?

A imposição de cinzas surgiu na Igreja Primitiva e foi incorporada como um ritual sacramental da Igreja Católica por volta do século XI.

  • Qual a origem das cinzas?

As cinzas usadas na imposição são originárias dos ramos que são abençoados e queimados durante o Domingo de Ramos do ano anterior. Durante o sacramento, a autoridade religiosa faz uma cruz com as cinzas na testa da pessoa. Para isso, as cinzas são misturadas com água benta.

  • Quem impõe as cinzas?

A Igreja recomenda que o sacramento seja realizado por uma autoridade eclesiástica, isto é, um padre.

  • De onde veio essa prática?

Essa prática foi herdada pela Igreja Primitiva de práticas realizadas no Oriente Médio na Antiguidade. As cinzas eram jogadas sobre a cabeça da pessoa como sinal de arrependimento do fiel pelos seus pecados.

Acesse também: Conheça a história por trás da história dos três reis magos

Curiosidades

  • O fiel, durante a imposição de cinzas, deve estar em jejum de carne. Além desse dia, a Sexta-Feira Santa também é um dia em que os fiéis não devem consumir carne.

  • Diferentemente do que muitos acreditam, a Quarta-Feira de Cinzas, nem antes do meio-dia e nem depois, é feriado no Brasil.

  • Muitos consideram que o significado das cinzas é um lembrete para o homem, alegando que ele veio do pó e para o pó ele voltará.

  • Os cristãos ortodoxos não celebram a Quarta-Feira de Cinzas.

*Créditos da imagem: Sara_Escobar e Shutterstock

Por Daniel Neves
Graduado em História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Por que Quarta-Feira de Cinzas?"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/religiao/por-que-quarta-feira-cinzas.htm>. Acesso em 24 de maio de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola