PUBLICIDADE
Os componentes das escolas de samba são vários e contribuem para que o Carnaval seja a principal festa popular brasileira. Os desfiles das escolas de sambas são um grande destaque nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Criando verdadeiros espetáculos, a organização das escolas de samba é formada por um sistema complexo de profissionais específicos e componentes em sua estrutura.
Anualmente, as escolas de samba fazem apresentações durante a época do Carnaval. Nas apresentações, existem diversos componentes que juntos formam o que conhecemos como escola de samba.
Eles vão de alegorias e adereços, passando por comissão de frente até chegar à rainha de bateria e samba-enredo. Confira agora quais são todos os componentes de uma escola de samba.
Leia também: Marchinhas de Carnaval — as canções que se tornaram emblema dessa grande festa brasileira
Tópicos deste artigo
- 1 - Alegorias e adereços
- 2 - Bateria da escola de samba
- 3 - Comissão de frente
- 4 - Fantasias das escolas de samba
- 5 - Harmonia e evolução das escolas de samba
- 6 - Porta-bandeira e mestre-sala
- 7 - Rainha de bateria
- 8 - Samba-enredo
Alegorias e adereços
As alegorias e adereços são os responsáveis pelo cenário e a primeira experiência visual daqueles que vão assistir à apresentação da escola de samba.
As alegorias são todo o cenário dos carros alegóricos e possuem regras de metragem específicas para as disputas. Já os adereços fazem parte de todo o cenário que vai no chão, normalmente aparecendo nas cabeças e nas mãos dos integrantes da escola.
A harmonia e composição visual desses elementos contam na hora da avaliação dos jurados.
Bateria da escola de samba
Esse é um dos componentes mais famosos e importantes das escolas de samba. É por meio da bateria que todo o ritmo da apresentação é colocado.
Esse ritmo será seguido por todos os foliões e integrantes da escola de samba, das baianas à rainha de bateria. Diversos instrumentos fazem parte da bateria, como o surdo de primeira, tamborim, reco-reco, pandeiro e triângulo.
Comissão de frente
É a introdução do show da escola de samba e a área responsável para apresentar ao público (e jurados) toda a energia e visual da apresentação. Justamente por terem esse papel introdutório, os trajes costumam ser ricos e dentro do tema da apresentação da escola.
Leia também: História do Carnaval no Brasil
Fantasias das escolas de samba
Todas as fantasias usadas pelos integrantes da escola de samba também seguem o samba-enredo de toda a apresentação. Dos componentes menores aos grandes, o objetivo é que todas as partes da fantasia remetam ao tema do ano.
Harmonia e evolução das escolas de samba
A harmonia é toda a forma e entrosamento em que os integrantes da escola de samba desfilam. É preciso que tudo esteja dentro do ritmo e canto do samba. Já a evolução é a progressão da dança na avenida durante a apresentação.
Porta-bandeira e mestre-sala
São dois componentes que trabalham juntos. O casal de porta-bandeira e mestre-sala tem a função de conduzir e apresentar a bandeira da escola de samba durante toda a apresentação.
Rainha de bateria
Esse é um dos componentes mais famosos e cobiçados da escola de samba. Isso porque a rainha de bateria é uma das funções mais importantes e de enorme destaque dos desfiles. Elas devem comandar a percussão e animar os integrantes e público presente.
Samba-enredo
É um dos elementos mais importantes da apresentação da escola de samba. É o samba-enredo que "puxa" o desfile.
A letra do samba-enredo precisa ser interpretativa e associada ao assunto, com riqueza de detalhes. A melodia deve ser alegre e contagiante. Já a harmonia precisa facilitar o canto para contagiar o público e integrantes da escola de samba.
Créditos das imagens
[1] Paulo Guereta / Wikimedia Commons
[2] Paulo Guereta / Wikimedia Commons
[3] Paulo Guereta / Wikimedia Commons
[4] Sebástian Freire / Wikimedia Commons
[5] Paulo Guereta / Wikimedia Commons
[6] Renata Barros / Wikimedia Commons
[7] Maksuel Martins/Governo do Amapá / Wikimedia Commons
Por Miguel Souza
Jornalista