Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Problemas ambientais brasileiros

Os principais problemas ambientais brasileiros são: o desmatamento, a poluição (das águas, dos solos e do ar), as queimadas e o assoreamento de rios e mananciais.

Foto aérea de desmatamento, um dos problemas ambientais brasileiros.
Os problemas ambientais brasileiros ameaçam a manutenção de biomas e produzem graves consequências.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os problemas ambientais brasileiros são ocasionados pela ampliação da área ocupada pelas atividades econômicas que fazem uso intensivo de recursos naturais, como a agropecuária e o extrativismo mineral e vegetal, além do crescimento acelerado das áreas urbanizadas. São problemas, portanto, de origem antrópica que afetam todos os biomas do território nacional, sem exceção, embora sejam mais flagrantes na Mata Atlântica, na Amazônia e no Cerrado.

Os principais problemas ambientais brasileiros são:

  • desmatamento;

  • queimadas;

  • poluição atmosférica, hídrica e dos solos;

  • assoreamento.

As consequências geradas por eles impactam a biodiversidade local, a manutenção dos ecossistemas, a disponibilidade de recursos naturais e até mesmo a dinâmica do clima global. Para solucioná-los, é preciso ação imediata e coordenada de todos os setores da sociedade.

Leia também: Quais são os maiores problemas ambientais do mundo?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre os problemas ambientais brasileiros

  • Problemas ambientais são registrados em todos os biomas que caracterizam o território do Brasil, variando apenas em escala.

  • São problemas ambientais brasileiros: desmatamento, queimadas, poluição (atmosférica, hídrica e dos solos) e assoreamento dos cursos d’água.

  • Os problemas ambientais brasileiros têm como causas principais a ação antrópica associada às atividades econômicas (agropecuária, extrativismo, indústria) e à ampliação das áreas urbanizadas.

  • A biodiversidade local, a população humana e a dinâmica do clima do território nacional são afetadas pelos problemas ambientais no Brasil. Eles afetam também, em médio e longo prazo, a dinâmica climática global.

  • A solução para esses problemas demanda ação em conjunto com o Estado, os agentes econômicos e a sociedade brasileira.

Videoaula sobre problemas ambientais brasileiros

Quais são os principais problemas ambientais brasileiros?

O Brasil tem acumulado uma série de problemas ambientais que afetam todos os seus biomas e ecossistemas, sem exceção. O que difere é apenas o grau com que esses problemas incidem sobre aquele espaço ou recorte natural, bem como a maneira como eles afetam aqueles que vivem e dependem dos recursos presentes naquela área. Levando isso em consideração, listamos abaixo os principais problemas ambientais brasileiros.

Desmatamento dos seus principais biomas

O desmatamento é, talvez, o maior dos problemas ambientais enfrentados pelo Brasil. Lembremos que a definição de desmatamento consiste na remoção da cobertura vegetal nativa de uma área, havendo o posterior replantio de espécies não nativas ou a manutenção do solo exposto, sem qualquer tipo de cobertura.

De acordo com o MapBiomas, o território brasileiro sofreu uma perda de 16% de toda a sua vegetação nativa não florestal (campos gerais, pampas, savanas e todas as formas que não constituem florestas) e de 15% da sua vegetação florestal em quase quatro décadas, considerando a contagem de tempo entre 1985 e 2022. Levando em conta o intervalo que vai de 1987 a 2020, tem-se que o país perdeu 154.513.750 hectares de vegetação nativa, o que seria equivalente a 18% de sua área total comparativamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os biomas brasileiros mais devastados pela remoção da cobertura foram a Amazônia e o Cerrado, que respondem por 90% de todo o desmatamento acontecido no ano de 2022, quando mais de 2 milhões de hectares foram perdidos no país.

A remoção da cobertura nesses biomas, que se estendem pelo Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, acontece para a abertura de novas áreas para a produção agropecuária, haja vista que eles estão situados em uma região de expansão da fronteira agrícola. Nela se concentram as produções de grãos, especialmente soja, e a pecuária bovina, as quais destinam sua produção ao exterior.

Atividades extrativistas, como o extrativismo mineral (garimpo e mineração) e o extrativismo vegetal, também contribuem para o avanço do desmatamento na Amazônia e no Cerrado brasileiro.

Criação de gado em área desmatada, causa de um dos problemas ambientais brasileiros.
Uma das causas do desmatamento é a abertura de novas áreas para a pecuária nas regiões de fronteira agrícola.

Outro aspecto importante a ser considerado na remoção da vegetação nessas áreas e nos demais biomas do território nacional é o avanço da urbanização, questão que comprometeu principalmente a Mata Atlântica, que recobre as maiores densidades populacionais do país, e onde há grande concentração de atividade urbano-industrial. Por conta disso, a Mata Atlântica é caracterizada como o bioma mais devastado do país, tendo apenas cerca de 13% da sua cobertura original remanescente.

É sempre importante reforçar que todos os biomas do país são afetados pelo desmatamento e suas consequências, o que inclui Caatinga, Pantanal e Pampas.

Queimadas

Queimada em área agrícola, um dos problemas ambientais brasileiros.
As queimadas podem se transformar em grandes incêndios.

As queimadas ocasionadas pela ação humana são caracterizadas pelo fogo controlado que é colocado na vegetação com o propósito principal de limpeza de terrenos e aberturas de novas áreas para atividades econômicas diversas. Podem ter, ainda, origem natural, sendo provocadas por raios, por exemplo.

No contexto brasileiro, as queimadas são uma técnica muito utilizada para a remoção da cobertura vegetal de uma área com o intuito de abrir áreas agropastoris, associadas ao agronegócio e à pecuária intensiva. A frequência com que elas são realizadas e a forma deliberada por meio da qual são provocadas tornaram as queimadas em um dos principais problemas ambientais do país. Soma-se a isso a propagação do fogo por meio de ventos intensos e do tempo cada vez mais seco, que pode fazer com que as queimadas saiam do controle e se transformem em incêndios.

Estima-se que, na primeira metade de 2023, houve uma queda nas queimadas realizadas em território nacional. Apesar do sinal aparentemente positivo, a Amazônia registrou um aumento da prática para o mesmo período, concentrando a maior parte da área devastada por queimadas no Brasil. Além da Amazônia, o Cerrado também registrou crescimento dos focos de queimada.

Poluição (atmosférica, hídrica e dos solos)

Lixo jogado em terreno, uma causa do problema ambiental brasileiro da poluição.
O descarte irregular de lixo polui o solo brasileiro e os corpos hídricos.[1]

A poluição é um problema ambiental que afeta diversos países e territórios ao redor do globo, especialmente quando se trata da poluição atmosférica. Não é diferente no Brasil com a emissão de gases do efeito estufa, gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO2) principalmente.

No início da década de 2020, o país foi listado|1| como o quarto maior emissor de CO2 em todo o mundo desde o ano de 1850, ficando atrás somente dos Estados Unidos, China e Rússia. Nota-se que essas emissões foram causadas sobretudo pelo desmatamento e pelas queimadas, que liberam na atmosfera o gás carbônico retido pela vegetação. O crescimento das cidades e o uso de combustíveis fósseis também provocam a emissão de poluentes na atmosfera.

Atrelada ao crescimento das áreas urbanizadas e da atividade industrial no Brasil, estão a poluição dos solos e a dos corpos hídricos, resultantes do descarte irregular de lixo, do lançamento de efluentes (resíduos industriais e esgoto, por exemplo) nos rios e mananciais, e da ausência de saneamento básico em muitas cidades e áreas rurais.

Aliás, as atividades econômicas desenvolvidas no campo também provocam a poluição do substrato e dos corpos hídricos, como por meio do uso excessivo de fertilizantes e agrotóxicos empregados na plantação; e do uso das substâncias, muitas vezes tóxicas, empregadas no processo de ou resultantes da atividade mineradora e garimpeira, entre outros.

Assoreamento dos rios e mananciais

O assoreamento é um fenômeno caracterizado pelo acúmulo de sedimentos no leito de um rio ou manancial, o que impede ou dificulta o fluxo normal de água. Esse problema ambiental está associado a outros, como o desmatamento, a remoção da mata ciliar, o manejo inadequado dos solos, o descarte de lixo diretamente na água dos rios etc.

Esse é um dos problemas ambientais registrados no Brasil e ocorre especialmente em corpos hídricos que banham os grandes centros urbanos ou que estão situados próximo à área de intensa atividade econômica, seja ela secundária (industrial), seja ela primária, como é o caso das regiões de garimpo e de agropecuária intensiva.

Veja também: Rompimento da barragem de Brumadinho — uma tragédia humana e ambiental

Consequências dos problemas ambientais brasileiros

Alagamento em uma favela, na Bahia, consequência dos problemas ambientais brasileiros.
Os alagamentos e as enchentes afetam diretamente a vida da população.[2]

Os problemas ambientais brasileiros produzem consequências no curto, médio e longo prazo em várias escalas diferentes: na escala local, afetando as populações humanas e a vida animal e vegetal que depende do ecossistema degradado; na escala regional; e na escala global, afetando o equilíbrio do meio natural e contribuindo para o agravamento das condições que agravam o efeito estufa e aceleram as mudanças climáticas.

Entre as consequências dos problemas ambientais brasileiros, estão:

  • Perda de biodiversidade com a morte de plantas e animais. Essa perda pode levar à extinção de determinadas espécies, principalmente as endógenas.

  • Arenização dos solos, como vem acontecendo no Sul do Brasil, e desertificação, processo em curso em algumas áreas desmatadas da Caatinga.

  • Aumento da escassez de recursos naturais, seja pela poluição, seja pelo seu esgotamento.

  • Modificação do microclima, afetando a dinâmica local da atmosfera e transformando os ciclos biogeoquímicos local e regionalmente.

  • Contribuição, no médio e longo prazo, para a alteração do clima global.

  • Interferências na economia, podendo levar a perdas que afetam a população, como é o caso das secas prolongadas que repercutem na produção de alimentos.

  • Intensificação de problemas como enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra.

  • Intensificação de fenômenos urbanos como ilhas de calor e inversão térmica.

  • Perda da qualidade da água, o que afeta o consumo e a saúde humanos.

  • Redução da qualidade de vida e do bem-estar da população de modo geral, com maior incidência de doenças associadas à poluição do ar e da água, à contaminação dos solos, à escassez de nutrientes e outros.

Saiba mais: Quais são os impactos ambientais do agronegócio no Brasil?

Possíveis soluções para os problemas ambientais brasileiros

Carro do Ibama ao lado de toras de madeira em texto sobre problemas ambientais brasileiros.
O aumento da fiscalização é uma possível solução para os problemas ambientais brasileiros.[3]

As possíveis soluções para os problemas ambientais do Brasil dependem da ação conjunta entre o Estado, os agentes econômicos e a sociedade brasileira para que possam, de fato, ser amenizados e, com o tempo e a continuidade das ações, eliminados. Algumas medidas que podem ser tomadas para reduzir o impacto desses problemas e impedir o seu agravamento são as seguintes:

  • Desenvolvimento e aplicação de políticas públicas eficazes que atuem sobre o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente.

  • Cumprimento dos acordos firmados em conferências ambientais seguindo as metas estabelecidas.

  • Cobrança de maior responsabilidade ambiental dos agentes econômicos para a implementação de processos produtivos sustentáveis.

  • Intensificar a fiscalização e a aplicação de multas ambientais pelos órgãos competentes.

  • Reformas que visem ao acesso a saneamento básico e serviços essenciais, como coleta de lixo e tratamento de esgoto, por parte de toda a população.

  • Adoção de fontes de energia limpas, visando à transição para uma matriz energética renovável e menos dependente de combustíveis fósseis.

  • Ampliação do acesso à educação ambiental.

  • Promoção do reflorestamento e da recuperação de áreas.

  • Evitar o desmatamento de áreas e a realização de queimadas.

  • Realizar o descarte do lixo da maneira apropriada, se possível pela coleta seletiva.

  • Realizar o consumo consciente e adotar hábitos sustentáveis, economizando energia elétrica, evitando o desperdício de água e promovendo a reciclagem.

Nota

|1|PASSARINHO, Nathalia. Brasil é 4º no mundo em ranking de emissão de gases poluentes desde 1850. BBC News Brasil, 27 out. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-59065359

Créditos das imagens

[1]rafastockbr/ Shutterstock

[2]Joa Souza/ Shutterstock

[3]Tarcisio Schnaider/ Shutterstock

Fontes

ANJOS, Marcos Vinícius; MONSERRAT, Débora. Desmatamento nos biomas brasileiros cresce 22% em 2022, aponta levantamento do MapBiomas. G1, 12 jun. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2023/06/12/desmatamento-nos-biomas-brasileiros-cresce-22percent-em-2022-aponta-levantamento-do-mapbiomas.ghtml.

BOND, Letycia. Brasil registra alta na emissão de gases de efeito estufa. Agência Brasil, 23 mar. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-03/brasil-registra-alta-na-emissao-de-gases-de-efeito-estufa.

REDE MAPBIOMAS. MapBiomas Brasil, 2024. Disponível em: https://brasil.mapbiomas.org/.

SOS Mata Atlântica. Disponível em: https://www.sosma.org.br/.

VICK, Mariana. Amazônia: por que o desmate cai, mas as queimadas crescem. Nexo Jornal, 28 jul. 2023. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2023/07/28/Amaz%C3%B4nia-por-que-o-desmate-cai-mas-as-queimadas-crescem.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Problemas ambientais brasileiros"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/problemas-ambientais-brasileiros.htm. Acesso em 24 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Artigos Relacionados


Como amenizar os problemas ambientais

Como amenizar os problemas ambientais? Existe um conjunto de medidas que contribui para a melhoria das condições relativas ao Meio Ambiente. Confira!
Geografia

Degradação do solo no Brasil

Entenda por que a degradação do solo pode causar prejuízos irreparáveis.
Geografia do Brasil

Desmatamento do Cerrado

Clique aqui, conheça as causas e as consequências do desmatamento do Cerrado e veja a evolução desse desmatamento.
Geografia do Brasil

Desmatamento na Amazônia

Clique aqui, entenda as taxas de desmatamento na Amazônia, que evoluíram nos últimos 30 anos, e saiba quais são as causas e as consequências dessa prática.
Geografia do Brasil

Impactos ambientais causados pelo agronegócio no Brasil

Clique e conheça quais são os impactos ambientais causados pelo agronegócio no Brasil!
Geografia do Brasil

Mudanças climáticas

O que você sabe sobre as mudanças climáticas? Entenda as causas, consequências e a relação com as conferências ambientais, o efeito estufa e o aquecimento global.
Biologia

Poluição

Saiba mais sobre poluição, clicando aqui. Neste texto exploraremos o que é poluição, seus tipos e suas consequências para o meio ambiente e os seres vivos.
Biologia

Principais problemas ambientais

Clique aqui, conheça os principais problemas ambientais do Brasil e do mundo e saiba quais são suas consequências e suas soluções.
Geografia

Problemas ambientais rurais

Os problemas ambientas são uma preocupação crescente. Você sabe como eles são causados e afetam o meio rural? Leia nosso texto e entenda melhor essa questão.
Geografia

Problemas ambientais urbanos

Clique aqui para saber mais sobre os principais problemas ambientais urbanos. Entenda quais são as suas principais consequências para a natureza e para a população.
Geografia