Problemas ambientais brasileiros

Biologia

Os atuais problemas ambientais brasileiros estão bastante relacionados com o desenvolvimento da agropecuária, o extrativismo vegetal e a falta de infraestrutura das cidades.
PUBLICIDADE

Os problemas ambientais de âmbito nacional (no território brasileiro) ocorrem desde a época da colonização, estendendo-se aos subsequentes ciclos econômicos (cana, ouro, café etc.).

Atualmente, os principais problemas estão relacionados com as práticas agropecuárias predatórias, o extrativismo vegetal (atividade madeireira) e a má gestão dos resíduos urbanos.

Os principais agravantes de ordem rural e urbana são:

- perda da biodiversidade em razão do desmatamento e das queimadas;

- degradação e esgotamento dos solos por causa das técnicas de produção;

- escassez da água pelo mau uso e gerenciamento das bacias hidrográficas;

- contaminação dos corpos hídricos por esgoto sanitário;

- poluição do ar nos grandes centros urbanos.

Desmatamento

O desmatamento na Floresta Amazônica causa perda de biodiversidade e prejudica as comunidades locais que vivem dos recursos da floresta
O desmatamento na Floresta Amazônica causa perda de biodiversidade e prejudica as comunidades locais que vivem dos recursos da floresta

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O índice de desmatamento em nosso território é tão alarmante que chega a pontuar proporcionalmente o Brasil como o segundo país, atrás apenas da China, com maiores áreas devastadas em todo o mundo.

A Floresta Amazônica, tida como a maior reserva natural do planeta, já teve cerca de 15% de sua área original desmatada, e da Mata Atlântica restam apenas 7% de sua composição silvestre.

De acordo com ambientalistas, na Amazônia, uma área de aproximadamente 50 mil km2 é atingida por queimadas em períodos de um ano. Por causa disso, ocorre um empobrecimento do solo, acelerando o processo de desertificação. A fumaça liberada, além de causar problemas à saúde, também contribui para o aquecimento do planeta.

Diante dessa situação degradante, é necessário que cada cidadão assuma uma postura ambientalista, reivindicando de nossos representantes (do poder público) a intensificação de ações e programas preventivos que realmente combinem o desenvolvimento econômico do país com os princípios de sustentabilidade ecológica.
 

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

As queimadas afetam diretamente o solo e causam a poluição do ar
As queimadas afetam diretamente o solo e causam a poluição do ar

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Problemas ambientais brasileiros"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/problemas-ambientais-brasileiros.htm. Acesso em 18 de janeiro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Conheça um pouco mais sobre o ciclo do carbono, o ciclo de um elemento encontrado em vários materiais que compõem o planeta e nas moléculas orgânicas.
Saiba o que é desmatamento e como essa prática tem provocado inúmeros problemas ambientais. Veja como está o desmatamento no mundo e nos biomas brasileiros.
Aprenda o que são Unidades de Conservação, sua finalidade e os tipos de Unidades existentes.
Qual é a relação entre a natureza e a ação humana? Como a utilização das diferentes técnicas produz o espaço geográfico? Clique e confira!
Confira 10 atitudes que podem salvar o planeta e veja que você também pode mudar o destino da Terra!
Você sabe o que é a Hora do Planeta? Clique aqui, descubra o que é esse movimento e como você pode participar da Hora do Planeta 2020.
Veja como os problemas ambientais atingem os grandes centros urbanos.
Como amenizar os problemas ambientais? Existe um conjunto de medidas que contribui para a melhoria das condições relativas ao Meio Ambiente. Confira!
O que você sabe sobre as mudanças climáticas? Entenda as causas, consequências e a relação com as conferências ambientais, o efeito estufa e o aquecimento global.