Topo
pesquisar

Aminoácidos

Biologia

Aminoácidos são as unidades formadoras das proteínas. Podemos classificá-los em dois grupos principais: os aminoácidos essenciais e os não essenciais.
PUBLICIDADE

Aminoácidos são as unidades fundamentais de todas as proteínas. Existem 20 diferentes tipos de aminoácidos formando essas importantes macromoléculas, cada um com propriedades específicas. É importante destacar que, independente do ser vivo estudado, todos apresentaram suas proteínas formadas pelos mesmos 20 aminoácidos.

A seguir, falaremos mais a respeito dessas moléculas orgânicas, dando ênfase em suas estruturas, nos 20 tipos de aminoácidos que formam as proteínas e sua classificação.

Definição de aminoácidos

Os aminoácidos podem ser definidos como moléculas orgânicas que apresentam grupos — carboxila (-COOH) e amino (-NH3) — ligados a um único carbono, denominado de carbono alfa. Esse carbono é observado no centro do aminoácido e liga-se ao grupo amino, ao grupo carboxila, a um átomo de hidrogênio e a um grupo variável, que é chamado de cadeia lateral ou grupo R.

O carbono central é denominado de carbono alfa e está ligado a um grupo amino, um grupo carboxila, um átomo de hidrogênio e ao grupo R.
O carbono central é denominado de carbono alfa e está ligado a um grupo amino, um grupo carboxila, um átomo de hidrogênio e ao grupo R.

Leia também: Funções orgânicas nos aminoácidos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os 20 aminoácidos encontrados nas proteínas

Vejamos a lista dos 20 aminoácidos encontrados nas proteínas e suas abreviações, em três letras e uma letra:

Aminoácido

Abreviação de três letras

Abreviação de uma letra

Alanina

Ala

A

Arginina

Arg

R

Asparagina

Asn

N

Ácido aspártico

Asp

D

Ácido glutâmico

Glu

E

Cisteína

Cys ou Cis

C

Glicina

Gli ou Gly

G

Glutamina

Gln

Q

Histidina

His

H

Isoleucina

Ile

I

Leucina

Leu

L

Lisina

Lis ou Lys

K

Metionina

Met

M

Fenilalanina

Phe ou Fen

F

Prolina

Pro

P

Serina

Ser

S

Tirosina

Tir ou Tyr

Y

Treonina

Tre ou Thr

T

Triptofano

Trp

W

Valina

Val

V

Classificação dos aminoácidos

Os aminoácidos são agrupados, geralmente, de acordo com as características de suas cadeias laterais. De acordo com essas características, podemos dividi-los em:

  • Aminoácidos com cadeias laterais apolares;

  • Aminoácidos com cadeias laterais polares;

  • Aminoácidos ácidos (aminoácidos que possuem cadeias laterais com carga negativa devido à presença de grupos carboxila);

  • Aminoácidos básicos (aminoácidos que possuem o grupo amino nas cadeias laterais).

Observe que os 20 aminoácidos estão agrupados conforme a propriedade de suas cadeias laterais.
Observe que os 20 aminoácidos estão agrupados conforme a propriedade de suas cadeias laterais.

Além dessa classificação, os aminoácidos podem ser classificados em dois grupos: aminoácidos essenciais e não essenciais. Nesse caso, o critério utilizado é a capacidade do organismo de sintetizar esses aminoácidos.

Os aminoácidos chamados essenciais são aqueles que não podem ser sintetizados endogenamente e devem ser obtidos a partir do alimento, já os aminoácidos não essenciais são aqueles que o organismo é capaz de sintetizar.

Os aminoácidos podem ser encontrados em diversos alimentos, como carnes vermelhas, ovos, queijo, feijão, lentilha, amêndoas, amendoim e arroz.

Aminoácidos essenciais

Os aminoácidos chamados essenciais são aqueles que devem ser obtidos por meio da alimentação, devido ao fato de que o organismo não é capaz de sintetizá-los. São considerados aminoácidos essenciais: isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina. Nas crianças, considera-se ainda mais um aminoácido como essencial: a histidina.

Observe a estrutura dos aminoácidos essenciais e da arginina (*), um aminoácido condicionalmente essencial.
Observe a estrutura dos aminoácidos essenciais e da arginina (*), um aminoácido condicionalmente essencial.

Vale destacar que a arginina é considerada um aminoácido condicionalmente essencial. Isso se deve ao fato de que, em condições normais, o organismo é capaz de produzi-lo em quantidade adequada, entretanto, em determinadas situações clínicas, observa-se um consumo aumentado desse aminoácido, de modo que excede a capacidade do corpo de produzi-lo.

Um dado curioso a respeito dos aminoácidos essenciais é que todos eles podem ser conseguidos por meio da ingestão de um prato muito famoso entre os brasileiros: o arroz com feijão.

O feijão é um alimento que possui todos os aminoácidos essenciais, porém apresenta uma quantidade limitada de metionina e cisteína. O arroz, por sua vez, é rico em metionina e cisteína. Desse modo, a combinação torna-se perfeita.

Função dos aminoácidos

Os aminoácidos são moléculas importantes que atuam como subunidades na construção das proteínas. As proteínas são macromoléculas essenciais para os seres vivos, atuando, entre outras funções, na defesa do organismo, na comunicação celular, no transporte de substância, na movimentação e contração de certas estruturas, e como catalisadores de reações químicas (enzimas).

Aminoácidos e proteínas

Como sabemos, os aminoácidos são importantes na formação das proteínas. Cada uma dessas macromoléculas é formada por uma longa cadeia de aminoácidos, os quais são ligados por meio de ligações peptídicas.

Cada proteína é formada por uma sequência específica de aminoácidos, sequência essa que determinará sua conformação tridimensional.

Os 20 tipos de aminoácidos diferentes existentes combinam-se de diferentes formas, dando origem a diferentes proteínas. Uma proteína apresenta, em média, entre 50 e 2000 aminoácidos.

Leia também: Função das proteínas e suas fontes na alimentação
 

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Os aminoácidos são as unidades formadoras das proteínas.
Os aminoácidos são as unidades formadoras das proteínas.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Aminoácidos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/aminoacidos.htm. Acesso em 17 de setembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Os aminoácidos são moléculas orgânicas que formam as biomoléculas mais abundantes nos seres vivos. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o nome da biomolécula formada pela união dos aminoácidos.

a) Lipídios.

b) Carboidratos.

c) Ácidos nucleicos.

d) Proteínas.

e) Sais minerais.

Questão 2

Os aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem um átomo de carbono (carbono alfa) ao qual se ligam um átomo de hidrogênio, um grupo carboxila, um grupo amina e um grupo chamado de -R. Sobre a estrutura dos aminoácidos, marque a alternativa incorreta:

a) O hidrogênio e o grupo carboxila e amina sempre são encontrados em um aminoácido.

b) O grupo -R é responsável por diferenciar os 20 aminoácidos existentes.

c) O que determina a estrutura, tamanho e solubilidade de um aminoácido é o grupo carboxila.

d) Na glicina, o grupo -R é outro átomo de hidrogênio.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola