Whatsapp

Reação química envolvida na fotossíntese

Química

A fotossíntese é um processo biossintético em que, por meio de reações químicas, ocorre a formação de compostos orgânicos em meio biológico.
PUBLICIDADE

A maioria dos estudantes conhece o processo de fotossíntese realizado pelas plantas, algas e certas espécies de bactérias como sendo o processo pelo qual eles produzem seus alimentos (seres autótrofos). Entretanto, tais alunos não entendem realmente como ocorre esse tipo de reação e como ela resulta na nutrição vegetal. É preciso entender esse fenômeno da fotossíntese quimicamente.

A planta retira água e algumas moléculas inorgânicas (compostos que não apresentam o carbono como elemento principal de sua estrutura, salvo algumas exceções) do solo por meio da raiz e, juntamente ao gás carbônico (dióxido de carbono – CO2) absorvido pelas plantas e à presença de luz, são, então, produzidas moléculas orgânicas (estruturas que contêm o carbono como elemento principal). Um exemplo de molécula orgânica produzida é a glicose (C6H12O6), que, através de outras transformações, irá formar amido, celulose, proteínas, aminoácidos e outros constituintes dos vegetais:

6CO2(g) + 6H2O(l) + luz solar → C6H12O6(aq) + 6O2(g)

Conforme dito, para que a fotossíntese ocorra é necessário que a energia solar seja absorvida pela planta. Isso é feito pelos seus pigmentos, que são substâncias caracterizadas por emitir determinada cor quando expostas à luz. O principal pigmento das plantas é a clorofila, cuja estrutura é mostrada a seguir. Sua estrutura é complexa, com um íon Mg2+ coordenado na cavidade central, e é esse pigmento que é responsável pela cor verde das plantas, porque ele absorvebem os comprimentos de ondas das cores vermelha, laranja, azul e violeta, mas reflete grande parte da luz verde.

Complexa molécula do pigmento clorofila

A clorofila e outros pigmentos fotossintéticos (como os carotenoides e as ficobilinas) absorvem fótons, o que faz com que os elétrons de suas moléculas se tornem excitados, ou seja, absorvam energia e saltem para uma órbita mais distante do núcleo atômico, com maior nível de energia. Esses elétrons são transmitidos para a cadeia transportadora de elétrons para serem utilizados na produção de ATP (adenosina trifosfato) e depois na síntese de açúcares.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A molécula de água é então quebrada (oxidação) e o hidrogênio fornece os elétrons para os pigmentos, no caso para a clorofila, que perdeu seus elétrons excitados. Na quebra da água também haverá a liberação de O2. Inclusive, é interessante notar que praticamente todo o oxigênio presente na atmosfera é proveniente da fotossíntese.

A energia obtida é então utilizada para transformar (reduzir) as moléculas de CO2 em compostos complexos, como carboidratos e biomassa.

Reação genérica de fotossíntese:

nCO2 + nH2O+ luz solar {CH2O}n + nO2

Veja que essa reação é uma reação de oxirredução, pois o oxigênio sofreu uma oxidação, sendo que seu Nox (número de oxidação – carga elétrica das espécies químicas) aumentou, ou seja, ele perdeu elétrons. Já o hidrogênio reduziu, ou seja, ele ganhou elétrons.

Esquema de processo de fotossíntese

Do ponto de vista da reação química, a fotossíntese é o oposto da respiração realizada pelos seres heterótrofos (seres, incluindo o homem, que não produzem seu próprio alimento, mas que precisam retirar energia de outras fontes, como por meio da alimentação de plantas e animais).

Na fotossíntese, a partir de luz, água e gás carbônico, as moléculas orgânicas são sintetizadas e é liberado oxigênio. No nosso caso, consumimos outros seres e oxigênio para obter energia para a respiração, na qual se forma água e gás carbônico.

Além disso, quando a planta se decompõe, ela se transforma em glicose e, com o tempo, a glicose irá formar novamente o CO, numa reação que não é a reação inversa da fotossíntese e o gás carbônico voltará para a atmosfera.

Assim, temos o ciclo do carbono.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

A fotossíntese nas plantas precisa de energia solar, água e gás carbônico
A fotossíntese nas plantas precisa de energia solar, água e gás carbônico

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Reação química envolvida na fotossíntese"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacao-quimica-envolvida-na-fotossintese.htm. Acesso em 20 de abril de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Aprenda aqui os métodos mais fáceis e efetivos para se realizar o balanceamento de equações químicas.
Amplie seus conhecimentos sobre o Ciclo de Calvin para entender melhor o processo de fotossíntese!
Clique aqui e aprenda um pouco mais sobre os cloroplastos, descobrindo como é a estrutura dessa organela celular e seu papel em plantas e algas.
Certas moléculas e íons são essenciais para a origem e manutenção da vida. Descubra quais são esses componentes principais da constituição química da matéria viva.
Quais os benefícios e malefícios desse gás para o homem?
Descubra o que é e como diferenciar os fenômenos físicos e químicos!
Fotoquímica, energia química, Fotólise da Água, Fotofosforilação, NADP, Reação de claro, ATP, fotossíntese de plantas, fonte de energia, molécula de clorofila, energia luminosa, constituição celular, processo fotossintético das plantas, absorção de luz, d
Amplie seus conhecimentos sobre fotossíntese, um processo realizado por seres autotróficos fundamental para a manutenção da vida no planeta.
Conceitos e exemplos de reações de oxidação e de redução.
As reações químicas são classificadas em reações de síntese ou adição, de simples troca, de dupla troca, de decomposição, de oxirredução e dos óxidos.