Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Características gerais dos vírus

Os vírus são organismos que não possuem célula e não são capazes de reproduzir-se sozinhos. Por essa razão, alguns pesquisadores não os consideram seres vivos.

Os vírus são organismos acelulares, ou seja, que não possuem células
Os vírus são organismos acelulares, ou seja, que não possuem células
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Causadores de inúmeras doenças, os vírus são muito temidos por todos. Acelulares, medem cerca de 200 nm e só podem ser vistos com microscópio eletrônico. Alguns cientistas não os consideram seres vivos, pois eles não têm a capacidade de se reproduzir sozinhos, dependendo de alguma célula viva de animais, de plantas ou de bactérias. Em seu interior, encontramos uma cápsula proteica denominada de capsídeo. No interior do capsídeo, há ácido nucleico, que pode ser DNA (ácido desoxirribonucleico) ou RNA (ácido ribonucleico) ou, então, os dois tipos.

Príons e viroides

Quando estudamos os vírus, não podemos nos esquecer de citar dois agentes infecciosos que são bem mais simples do que eles: os príons e os viroides. Os príons são partículas proteicas infecciosas que, uma vez na corrente sanguínea, acumulam-se nas células nervosas, causando a morte delas. Causam encefalopatias como a doença da vaca louca. Os viroides são formados por RNA e afetam somente vegetais.

Ciclo reprodutivo dos vírus

Os vírus só infectam células que tenham certa especificidade entre a membrana plasmática lipoproteica da célula e as proteínas do capsídeo do vírus. Os vírus possuem dois tipos de ciclos reprodutivos: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No ciclo lítico, a célula é infectada e os vírus comandam todo o processo reprodutivo em seu interior, deixando a célula totalmente inativa. O vírus assume o metabolismo da célula e pode produzir até 200 vírus, provocando lise celular. Os vírus que foram produzidos atacam outras células e recomeçam o ciclo.

No ciclo lisogênico, o ácido nucleico do vírus entra no núcleo da célula e incorpora-se ao ácido nucleico celular. O vírus, então, começa a participar das divisões celulares. À medida que a célula sofre mitoses, a carga viral é repassada às células-filhas, infectando todo o organismo.

Infecções virais

Os vírus mais estudados e conhecidos por atacarem somente bactérias são chamados de bacteriófagos. Esses vírus possuem somente DNA viral em seu interior.

Existem vírus que atacam plantas e causam prejuízos à agricultura. Outros vírus atacam animais e são responsáveis por várias mortes e epidemias em todo o mundo. Algumas doenças que são causadas por vírus são: gripe ou resfriado, poliomieliteraivahepatite ABCD e E, herpesdenguefebre amarela, saramporubéolacataporacaxumba e Aids.

Quando o vírus entra no interior do organismo, este começa a produzir anticorpos para combatê-lo. O organismo passa a “reconhecer” (memória imunológica) esse vírus e, se a pessoa entrar em contato com ele novamente, o corpo automaticamente o combate.

Para algumas doenças que são causadas por vírus, é possível produzir vacinas. A vacina nada mais é do que vírus mortos ou atenuados que, em contato com o organismo, induzem a produção de anticorpos. Se o organismo entrar em contato com aquele tipo de vírus, ele já terá anticorpos específicos para combatê-los e o organismo não será prejudicado.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Paula Louredo Moraes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Características gerais dos vírus"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/caracteristicas-gerais-dos-virus.htm. Acesso em 13 de outubro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Os vírus são organismos conhecidos, principalmente, pelas várias doenças que desencadeiam. Entretanto, os vírus possuem outras características marcantes, tais como:

a) a ausência de material genético.

b) a presença de membrana celular formada exclusivamente por proteínas.

c) a ausência de célula.

d) a presença de DNA protegido por uma membrana nuclear.

e) a presença exclusivamente de ribossomos.

Exercício 2

Normalmente, ao conceituar o vírus, costumamos dizer que ele é “parasita intracelular obrigatório”. Essa classificação refere-se ao fato de que esses organismos:

a) só se reproduzem no interior de células.

b) não possuem capacidade de autoduplicação, nem mesmo no interior das células.

c) não apresentam DNA ou RNA, utilizando material genético da célula hospedeira.

d) apresentam metabolismo próprio, apesar da ausência de células.

e) devem conectar-se à superfície da célula para que sejam capazes de infectar outros organismos.

Artigos Relacionados


Catapora

A catapora é uma doença viral, geralmente benigna, e que tem como característica principal o surgimento de pequenas lesões na pele.
Doenças e patologias

Dengue

Aprenda um pouco mais sobre a dengue, uma doença viral que atualmente é considerada um grave problema de saúde pública no Brasil.
Doenças e patologias

Ebola

Clique aqui e amplie seus conhecimentos a respeito da ebola, uma doença grave que ocasiona surtos esporádicos na África.
Doenças e patologias

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença viral cuja vacinação é bastante eficaz na sua prevenção.
Doenças e patologias

Gripe

Informações sobre uma doença viral capaz de provocar grandes epidemias e pandemias.
Doenças e patologias

O que é vírus?

Os vírus são seres diminutos que só exprimem atividades vitais no interior de células hospedeiras.
Biologia

Poliomielite

A poliomielite encontra-se erradicada de nosso país desde 1994. Saiba mais sobre essa doença clicando aqui!
Doenças e patologias

Reprodução dos vírus de DNA

Reprodução que ocorre necessariamente no interior de uma célula hospedeira. Processo de infestação viral.
Biologia

Resfriado

Resfriado, infecção das vias aéreas superiores, os vírus que ocasionam o resfriado, quanto tempo dura o resfriado, como pode ser transmitido o resfriado, os sintomas do resfriado, tratamento do resfriado.
Doenças e patologias

Sarampo

Aprenda mais sobre o sarampo, uma doença viral grave que causa, entre outros sintomas, febre alta, tosse e manchas vermelhas no corpo.
Doenças e patologias