UOL - O melhor conteúdo

Febre Amarela

AEDES AEGYPTI : mosquito transmissor da febre amarela nas cidades.
AEDES AEGYPTI : mosquito transmissor da febre amarela nas cidades.
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um Arbovírus do Gênero Flavivírus. Sua incidência se restringe à América Central, América do Sul e África.

A transmissão se dá por meio da picada de mosquitos previamente contaminados, ao sugarem o sangue de um indivíduo acometido. Nas cidades, o responsável é o Aedes aegypti; e em ambientes de mata, os dos Gêneros Haemagogus e Sabethes. O período de incubação, ou seja, o tempo entre a picada e a manifestação de sintomas, é de aproximadamente três dias.

Em algumas pessoas não há manifestação de sintomas; ao passo que em outras, o quadro se apresenta bastante sério. Febre, náuseas, dor de cabeça e nos músculos aparecem associados ao amarelamento da pele e dos olhos do paciente. Hemorragias, tanto internas quanto externas, podem também se manifestar.

Seus sintomas duram, em média, dez dias. Nesses casos mais graves, além do quadro descrito, há o comprometimento dos rins, o que pode provocar problemas cardíacos, pulmonares e hepáticos; e morte em 50% dos casos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O diagnóstico é feito pela análise dos sintomas e por meio de exames. Em alguns casos, análises laboratoriais adicionais são requeridas para averiguar se há ou não complicações ou comprometimento de órgãos e/ou funções vitais.

Não existe tratamento específico para a febre amarela e, dessa forma, os procedimentos médicos focam no controle de sintomas e prevenção de complicações. Repouso, ingestão abundante de água, boa alimentação e, no caso de hemorragias, reposição sanguínea, são importantes medidas. Após a cura, não há riscos de reinfecção.
A melhor forma de se evitar a febre amarela é por meio da vacinação, disponível gratuitamente em postos de saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em portos e aeroportos. Ela é recomendada a indivíduos com nove meses de idade ou mais e deve ser reforçada de dez em dez anos.

O controle do mosquito Aedes aegypti é outra medida eficaz, tendo a vantagem de também prevenir a dengue. Para pessoas cuja imunização por meio da vacina não é recomendada (gestantes, imunocomprometidos, etc.), o uso de bons repelentes, camisas de manga comprida, calça, meias e luvas – ao visitar áreas suscetíveis – é uma boa medida de prevenção.

IMPORTANTE: Assim como na dengue, o uso de aspirina ou outros fármacos contendo acetilsalicílico é contraindicado.

 

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Febre Amarela"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/febre-amarela.htm. Acesso em 29 de março de 2025.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

A febre amarela é uma doença viral transmitida pela picada de um mosquito contaminado. Em áreas urbanas, o principal agente infectante é:

a) Anopheles albitarsis.

b) Aedes aegypti.

c) Simulium pertinax.

d) Aleurocanthus woglumi.

e) Culex quinquefasciatus.

Exercício 2

A febre amarela é uma doença provocada por vírus que desencadeia sintomas como febre alta, calafrios, cansaço, dores de cabeça e musculares, náusea e vômito. Além disso, na forma grave, podem ocorrer insuficiência renal e hepática, manifestações hemorrágicas e pele e olhos amarelados (icterícia).

Baseando-se nos seus conhecimentos, marque a única alternativa que não se refere a uma forma de proteção contra a febre amarela.

a) Não deixar água acumulada, pois esse local serve de criadouro para o mosquito causador da febre amarela.

b) Usar repelente de insetos.

c) Utilizar mosquiteiros em áreas de risco.

d) Não comer carne malpassada ou malcozida.

e) Tomar a vacina contra a febre amarela.

Exercício 3

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estipulou em maio de 2014 que, a partir de junho de 2016, o certificado de vacinação contra a febre amarela terá validade por toda a vida da pessoa. Até então, a vacina tinha validade de apenas

a) 5 anos.

b) 10 anos.

c) 15 anos.

d) 20 anos.

e) 25 anos.

Exercício 4

(Fumarc - Concurso para Téc. Sup. Saúde: Biólogo) “A febre amarela é uma doença febril aguda, não contagiosa, de curta duração (no máximo 12 dias), que apresenta alta morbidade e letalidade. A infecção pelo vírus da febre amarela causa no homem desde formas leves com sintomatologia febril inespecífica até formas graves com icterícia, albuminúria, oligúria, manifestações hemorrágicas, delírio, obnubilação e choque.

A letalidade geral varia de 5% a 10%, considerando os casos oligossintomáticos, entretanto, entre os casos graves que evoluem com icterícia e hemorragias, pode passar de 50%.

Texto extraído e adaptado do livro Caderno de atenção 22 – Vigilância em Saúde – Ministério da Saúde

Todas as alternativas abaixo estão corretas em relação à virose descrita no texto, EXCETO:

a) O Aedes aegypti é o único vetor dessa virose, além de transmitir também a Dengue.

b) A vacinação seria uma medida eficaz principalmente para as pessoas praticantes do turismo ecológico e rural em áreas de risco.

c) Os indivíduos mais acometidos são geralmente jovens do sexo masculino que realizam atividades agropecuárias e extrativistas nas áreas de risco.

d) Essa doença possui dois ciclos de transmissão: o silvestre e o urbano.