Áreas de estudo da Biologia

Biologia

Dividir a Biologia em áreas de estudo é fundamental para a compreensão mais fiel da vida, de todos os processos a ela relacionados e da relação existente entre os diferentes organismos.
PUBLICIDADE

A Biologia (do grego βιος, bios = vida; e λογος, logos = estudo) é a ciência responsável pelo estudo da vida: seu surgimento, processo evolutivo, constituição e formas de relação entre indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes e também com o mundo abiótico.

Embora nem sempre analisar o todo por meio de suas partes corresponda fielmente ao real, seria basicamente impossível estudar a Biologia sem realizar divisões. Este texto apresentará algumas áreas de estudo dessa ciência.

Principais áreas da Biologia

- Citologia (ou Biologia Celular), como o nome sugere, é responsável pelo estudo das células: sua composição, estruturas, organelas e metabolismo;

- Embriologia: responsável pelo estudo do desenvolvimento embrionário;

- Histologia: estudo dos tecidos animais (muscular, epitelial, conjuntivo e nervoso);

- Anatomia: estudo das estruturas corporais;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Microbiologia: estudo dos micro-organismos - vírus, bactérias, arqueas, fungos e protozoários;

- Botânica: estudo das plantas;

- Zoologia: estudo dos animais. Didaticamente, a Zoologia pode ser dividida em Zoologia dos Invertebrados e Zoologia dos Vertebrados. Academicamente falando, há pesquisadores que se voltam para grupos específicos, como a Entomologia (estudo dos insetos) e Herpetologia (estudo dos répteis e anfíbios);

- Genética: estudo das leis da hereditariedade;

- Evolução: estudo dos processos de transformação que populações e espécies sofrem ao longo do tempo, o que origina novas formas de vida;

- Ecologia: estudo das relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente;

- Paleontologia: estudo dos fósseis.
 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

O símbolo da Biologia possui elementos importantes como o DNA, o espermatozoide e a folha
O símbolo da Biologia possui elementos importantes como o DNA, o espermatozoide e a folha

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Áreas de estudo da Biologia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/areas-estudo-biologia.htm. Acesso em 26 de janeiro de 2021.

Artigos Relacionados
Compreenda os pontos-chave da Teoria da Evolução, uma teoria proposta por Charles Darwin que revolucionou o estudo das espécies do nosso planeta.
Amplie seus conhecimentos a respeito do sistema cardiovascular, o sistema do nosso corpo responsável por garantir a circulação do sangue no organismo.
Aprenda mais sobre o sistema endócrino clicando aqui. Conheça as glândulas que compõem esse sistema, bem como os hormônios por ele produzidos.
Amplie seus conhecimentos a respeito do sistema urinário, um sistema importante para o controle do equilíbrio interno do nosso corpo.
Conheça o sistema locomotor e saiba como o homem consegue realizar a locomoção.
Clique aqui e descubra mais a respeito do sistema reprodutor e sua importância! Aprenda quais os órgãos que compõem os sistemas reprodutores masculino e feminino.
Descubra mais sobre o sistema respiratório, um sistema responsável por garantir que oxigênio seja disponibilizado para as células do nosso corpo.
Você conhece os principais conceitos de Ecologia? Clique aqui para descobrir ou relembrar o significado de alguns termos bem conhecidos dessa área.
Saiba mais a respeito do tecido epitelial, um dos tecidos do corpo humano. Neste texto, falaremos sobre os tecidos epiteliais, suas principais características e funções. Abordaremos ainda a classificação dos epitélios e resolveremos duas questões de vestibulares que abordam esse importante assunto.
Clique aqui e aprenda mais a respeito do tecido muscular, suas características e sua importância. Saiba as características e funções dos seus três tipos.