Áreas de estudo da Biologia

Biologia

Dividir a Biologia em áreas de estudo é fundamental para a compreensão mais fiel da vida, de todos os processos a ela relacionados e da relação existente entre os diferentes organismos.
O símbolo da Biologia possui elementos importantes como o DNA, o espermatozoide e a folha

A Biologia (do grego βιος, bios = vida; e λογος, logos = estudo) é a ciência responsável pelo estudo da vida: seu surgimento, processo evolutivo, constituição e formas de relação entre indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes e também com o mundo abiótico.

Embora nem sempre analisar o todo por meio de suas partes corresponda fielmente ao real, seria basicamente impossível estudar a Biologia sem realizar divisões. Este texto apresentará algumas áreas de estudo dessa ciência.

Principais áreas da Biologia

- Citologia (ou Biologia Celular), como o nome sugere, é responsável pelo estudo das células: sua composição, estruturas, organelas e metabolismo;

- Embriologia: responsável pelo estudo do desenvolvimento embrionário;

- Histologia: estudo dos tecidos animais (muscular, epitelial, conjuntivo e nervoso);

- Anatomia: estudo das estruturas corporais;

- Microbiologia: estudo dos micro-organismos - vírus, bactérias, arqueas, fungos e protozoários;

- Botânica: estudo das plantas;

- Zoologia: estudo dos animais. Didaticamente, a Zoologia pode ser dividida em Zoologia dos Invertebrados e Zoologia dos Vertebrados. Academicamente falando, há pesquisadores que se voltam para grupos específicos, como a Entomologia (estudo dos insetos) e Herpetologia (estudo dos répteis e anfíbios);

- Genética: estudo das leis da hereditariedade;

- Evolução: estudo dos processos de transformação que populações e espécies sofrem ao longo do tempo, o que origina novas formas de vida;

- Ecologia: estudo das relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente;

- Paleontologia: estudo dos fósseis.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

ARAGUAIA, Mariana. "Áreas de estudo da Biologia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/areas-estudo-biologia.htm. Acesso em 28 de setembro de 2021.