Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Os fósseis

Geografia

Um fóssil pode ser definido como a substituição da matéria orgânica de um animal ou vegetal por minerais.
Fóssil de um peixe
Fóssil de um peixe
PUBLICIDADE

Os fósseis são registros arqueológicos deixados no solo ou no subsolo, são restos de animais e plantas que se conservaram de maneira natural ao longo de milhões ou até bilhões de anos.

São conservados em sedimentos minerais, principalmente a sílica; o processo de fossilização consiste na transformação da matéria orgânica em um composto mineral, mas que não perde sua característica física. Um fóssil pode ser definido como a substituição da matéria orgânica de um animal ou vegetal por minerais. Por meio desse elemento arqueológico, o paleontólogo (profissional que estuda os fósseis) realiza descobertas de fatos que aconteceram há milhões anos.

O elemento arqueológico em questão revela, além de restos de animais e plantas, pegadas e restos de comida. Esses registros podem ter diferentes tamanhos, variando, desde dinossauros e ancestrais humanos, até seres microscópicos, como os protozoários.

Para a realização de estudos pré-históricos é preciso analisar os fósseis, eles são fontes imprescindíveis para desvendar acontecimentos que ocorreram em tempos distantes.
Para a datação dos fósseis, o método mais usado e eficaz é o de radioatividade. Com o auxílio de aparelhos sofisticados, os cientistas avaliam ou medem a quantidade de carbono 14, urânio e chumbo presente nesses fósseis. A partir desses dados é possível saber há quantos milhões ou bilhões de anos se formou um mineral, por exemplo, além de identificar a idade de um fóssil animal ou vegetal.

Basicamente, existem dois tipos de fósseis, os somatofósseis (fósseis de dentes, carapaças, folhas, conchas, troncos e etc.) e os icnofósseis (fósseis de pegadas, de mordidas, de ovos ou de cascas do mesmo, excrementos, etc.).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Arqueologia - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Os fósseis"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-fosseis.htm. Acesso em 28 de setembro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Compreenda o que são as bacias sedimentares, como elas se formam e qual a importância delas para as atividades científicas e econômicas.
Conheça o conceito biológico de espécie proposto por Mayr e entenda quais são as principais falhas apresentadas por esse importante conceito.
Clique aqui e saiba mais sobre a evolução dos dinossauros e as espécies que viveram nessa época na superfície terrestre.
Você sabe o que é a arqueologia? Fique sabendo em que consiste essa importante disciplina, que auxilia a história e a antropologia a compreender o passado humano.
A vida é complexa e fascinante, mas estudá-la não é tarefa fácil. Clique aqui e conheça as diferentes áreas de estudo da Biologia!