Topo
pesquisar

Reino Monera ou Reinos Archaea e Bacteria? Reinos ou Domínios?

Biologia

PUBLICIDADE

No Reino Monera considera-se inclusos os organismos vivos procariontes, ou seja: sem carioteca. Outras diferenças entre procariontes e eucariontes consistem nos primeiros possuírem um simples cromossomo, constituído por uma única molécula circular de DNA, sendo o genoma organizado neste.

Entretanto, essa classificação está cada vez mais em desuso, uma vez que análises mais profundas foram feitas, percebendo-se que esses indivíduos poderiam ser divididos em dois reinos distintos (o mesmo aconteceu com os protistas).

Assim, integrantes do Reino Monera passaram a ser considerados os reinos Archaea e Bacteria, sendo os outros seres vivos divididos nos reinos Animalis, Fungi, Plantae, Archezoa, Protista e Chromista – os três últimos englobam os organismos que eram pertencentes ao reino Protista. Essa classificação é chamada de sistema de oito reinos.

Há, ainda, outra forma de se avaliar os seres vivos, denominado sistema de três domínios, nos quais são divididos nos domínios Arquea, Bacteria e Eukarya. Esses se diferem daqueles quanto à composição do RNA ribossômico, estrutura da parede celular e metabolismo.

As diferenças entre os reinos Arquea e Bacteria consistem no fato de que as primeiras não possuem peptideoglicanos na parede celular, conseguem produzir metano como resíduo do metabolismo e têm capacidade de sobreviver em ambientes extremos de vida, como crateras de vulcões e regiões extremamente salinas.

Bactérias são representadas por bactérias, cianobactérias, rickéttsias (parasitas intracelulares minúsculos!) e micoplasmas (os menores organismos capazes de se autorreplicar). Quanto às bactérias, a membrana plasmática é recoberta pela parede celular e, em algumas espécies, há a presença de uma cápsula. A parede celular é que auxilia na classificação das Bactérias, uma vez que são responsáveis pela suscetibilidade a doenças e coloração pelo método de Gram. As Gram-positivas são sensíveis à sulfa e possuem parede formada basicamente de uma só camada, colorando de cor violeta na Coloração de Gram; as Gram-negativas são sensíveis à penicilina, possuem parede formada de duas camadas e ficam com cor rosa ao serem coradas. Essas últimas são consideradas mais perigosas, uma vez que suas paredes são menos permeáveis a antibióticos.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Cocos gram-positivos
Cocos gram-positivos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Reino Monera ou Reinos Archaea e Bacteria? Reinos ou Domínios?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/reino-monera-ou-reinos-archaea-bacteria-reinos-ou-.htm. Acesso em 20 de outubro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

O Reino Monera é um dos cinco reinos propostos por Whittaker, no qual se encontram todos os organismos

a) autotróficos.

b) unicelulares.

c) procariontes.

d) heterotróficos.

e) fotossintetizantes.

Questão 2

A classificação dos seres vivos em cinco reinos não é muito aceita nos dias atuais. O Reino Monera, por exemplo, com a classificação em três domínios, deixou de existir, pois seus representantes estão distribuídos em dois desses domínios. Que domínios são esses?

a) Archaea e Bacteria.

b) Archaea e Eukaria.

c) Eukaria e Bacteria.

d) Eukaria e Protoctista.

e) Protoctista e Bacteria.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola