Topo
pesquisar

Luz Polarizada

Química

A luz polarizada pode ser obtida por meio de um aparelho chamado polarizador, que tem a capacidade de direcionar o feixe de luz em um único plano.
PUBLICIDADE

Um conceito importante no estudo da Isomeria Óptica é o da luz polarizada. É necessário que o estudante entenda do que se trata, porque os compostos somente são considerados isômeros ópticos se desviarem o plano de vibração da luz polarizada. Vejamos então o seu conceito e como ela é obtida:

A luz branca, como a luz solar e a luz de lâmpadas incandescentes, é um tipo de luz não polarizada, pois quando ela é emitida, de modo geral, seus raios se propagam em todos os planos.

Isso ocorre porque a luz branca é composta de ondas eletromagnéticas que vibram em infinitos planos perpendiculares à direção de propagação da luz. Essa luz natural é denominada de policromática e costuma ser representada da seguinte forma:

Luz não polarizada, vibração em diversos planos

Já a luz polarizadaé aquela que varia em apenas um plano e pode ser representada por:

Luz polarizada, vibração em apenas um plano

Pode-se obter a luz polarizada passando a luz natural por um polarizador ou por uma substância polarizadora. Alguns exemplos são uma lente polarizadora ou um prisma de Nicol.

Essa luz polarizada é usada para estudar a atividade óptica dos compostos orgânicos. Quando ela atravessa determinada substância, pode ocorrer uma das três situações abaixo:

1. A vibração do plano da luz polarizada é desviada para a direita: Isso significa que o composto é opticamente ativo e ele constitui o isômero óptico denominado de dextrogiro;

2. A vibração do plano da luz polarizada é desviada para a esquerda: Isso significa que o composto é opticamente ativo e ele constitui o isômero óptico denominado de levogiro;

3. A vibração do plano da luz polarizada não é desviada: Isso significa que o composto é opticamente inativo. Pode ser uma mistura racêmica (50% do dextrogiro e 50% do levogiro) ou ser uma substância que não possui atividade óptica.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Luz Polarizada"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/luz-polarizada.htm>. Acesso em 30 de setembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA