Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Isomeria geométrica cis-trans em compostos cíclicos

Química

A isomeria em compostos cíclicos ocorre somente quando eles apresentam grupos ligantes diferentes em pelo menos dois carbonos do ciclo.
O 1,2-diclorociclopropano apresenta os isômeros acima. No isômero cis os ligantes iguais estão num mesmo plano e no trans eles estão em planos opostos
O 1,2-diclorociclopropano apresenta os isômeros acima. No isômero cis os ligantes iguais estão num mesmo plano e no trans eles estão em planos opostos
PUBLICIDADE

A isomeria geométrica ou cis-trans ocorre em compostos alifáticos e em compostos cíclicos. No texto “Isomeria geométrica ou cis-trans” você viu a respeito desse tipo de estereoisomeria nos compostos de cadeia aberta, agora vejamos quando ela ocorre em compostos cíclicos.

A isomeria espacial geométrica ou cis-trans ocorre em compostos de cadeia fechada que apresentam dois ou mais grupos diferentes ligados a, pelo menos, dois átomos de carbono da cadeia. Mas, esses ligantes diferentes de um átomo de carbono precisam ser iguais aos ligantes do outro átomo de carbono.

Por exemplo, considere o caso do bromociclopentano:

Fórmula do bromociclopentano

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Este composto não apresenta isomeria geométrica cis-trans, pois ele possui apenas um ligante diferente, o bromo. Agora observe o composto abaixo:

Fórmula dos isômeros 1,2-dimetilciclobutano

 Dois carbonos dessa estrutura possuem ligantes diferentes entre si e iguais aos do outro átomo de carbono. No primeiro caso, os ligantes iguais estão do mesmo lado do plano, assim esse é um esteroisômero cis. Já na segunda molécula, os ligantes iguais estão em lados opostos do plano, sendo denominada de trans.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Isomeria geométrica cis-trans em compostos cíclicos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/isomeria-geometrica-cis-trans-compostos-ciclicos.htm. Acesso em 24 de outubro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(Uece) Observe atentamente as estruturas:

São isômeros:

a) por metameria

b) geométricos

c) funcionais

d) por tautomeria

Questão 2

Dentre os compostos abaixo, quais apresentam isomeria geométrica cis-trans?

a)      1,2-dimetilbenzeno

b)      1,2-diclorociclobutano

c)      1,2-diclorociclopropano

d)     1,1-dimetilciclobutano

e)      1,2-dimetilciclobutano

f)       1,3-dimetilciclobutano

Mais Questões
Artigos Relacionados
Descubra o que é uma molécula assimétrica e um carbono assimétrico ou quiral, conforme estudado em isomeria óptica.
Entenda como os insetos, os mamíferos e até os seres humanos conseguem realizar um tipo de sinalização olfativa por meio da liberação dos feromônios.
Conheça a história da origem da isomeria óptica, quais foram os principais cientistas envolvidos e como se deu a evolução do conhecimento nessa área.
Entenda o que é isomeria conformacional e por que os compostos saturados de cadeia aberta não realizam isomeria geométrica cis-trans ou diastereoisomeria.
Descubra quando a isomeria E-Z deve ser usada no lugar dos termos cis-trans.
Isômeros que se diferem pela estrutura espacial.
Veja como a isomeria espacial geométrica cis-trans é essencial para a nossa visão.
Aprenda mais a respeito da isomeria de função, um tipo de isomeria plana, diferenciada pelo grupo funcional.
Saiba mais sobre a Isomeria geométrica em compostos cíclicos.
Entenda como ocorre a isomeria espacial geométrica ou cis-trans em compostos de cadeia aberta com pelo menos uma ligação dupla entre carbonos.