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O substantivo é uma das classes de palavras mais importantes na língua portuguesa, pois serve para nomear todos os seres e coisas que existem no Universo: pessoas, objetos, animais, plantas, sentimentos, ideias, planetas etc. É por meio dele que conseguimos estabelecer relações e dar nome aos elementos do mundo. Neste artigo, vamos explorar a definição de substantivo, seus tipos e suas variações em número, gênero e grau. Acompanhe os exemplos e faça os exercícios propostos para dominar esse tema essencial.
Leia também: Pronome — classe de palavras cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre substantivo
- 2 - Videoaula sobre substantivo
- 3 - O que é substantivo?
- 4 - Como identificar o substantivo?
- 5 - Tipos de substantivo
- 6 - Gênero dos substantivos
- 7 - Número dos substantivos
- 8 - Grau dos substantivos
- 9 - Qual a relação entre substantivo e adjetivo?
- 10 - Exercícios resolvidos sobre substantivo
Resumo sobre substantivo
- O substantivo é uma classe de palavras que nomeia seres, objetos, sentimentos, lugares, ações e conceitos no mundo real ou imaginário.
- Existem diferentes tipos de substantivos: concretos, abstratos, comuns, próprios, coletivos, simples, compostos, primitivos e derivados.
- Substantivos concretos dão nome a seres com existência própria.
- Substantivos abstratos nomeiam conceitos, ações ou sentimentos que dependem de outro ser para existir.
- Substantivos comuns nomeiam seres de forma genérica.
- Substantivos próprios nomeiam seres de maneira específica.
- Substantivos coletivos se referem a conjuntos de seres de uma mesma espécie.
- Substantivos simples são formados por uma única palavra.
- Substantivos compostos são formados pela junção de duas ou mais palavras.
- Substantivos primitivos não derivam de outras palavras e servem de base para formar novos termos.
- Substantivos derivados são formados de substantivos primitivos com o acréscimo de sufixos ou prefixos.
- A variação dos substantivos ocorre quanto ao número (singular e plural), gênero (masculino e feminino) e grau (aumentativo e diminutivo). Essas alterações podem expressar tanto tamanho quanto aspectos afetivos.
- Substantivos e adjetivos têm uma relação importante, em que o adjetivo qualifica o substantivo, atribuindo-lhe características e concordando com ele em gênero e número.
Videoaula sobre substantivo
O que é substantivo?
Substantivo é a palavra que dá nome aos seres, objetos, conceitos, sentimentos, eventos e ações presentes no Universo real ou imaginário. Ele é um dos elementos centrais da estrutura da frase, sendo, muitas vezes, o núcleo do sujeito e do predicado nominal.
O substantivo pode ser concreto, quando nomeia algo que tem existência real e independente (como mesa, flor, rio), ou abstrato, quando designa sentimentos, qualidades ou ações (como amor, felicidade, esperança). Além disso, o substantivo pode variar em número, gênero e grau, adaptando-se à situação comunicativa.
Na análise sintática, o substantivo pode ser identificado facilmente na frase. Ele é o núcleo do sujeito e do predicado nominal. É acompanhado por palavras (artigos, adjetivos, pronomes e numerais) que ajudam a especificar ou qualificar o ser nomeado.
Como identificar o substantivo?
Identificar o substantivo em uma frase é uma tarefa simples, pois ele é a palavra que dá nome aos seres animados e inanimados, bem como aos conceitos abstratos. O substantivo desempenha uma função indispensável na comunicação, pois é por meio dele que podemos dar forma a nossos pensamentos e construir frases que façam sentido.
Para encontrar o substantivo, o passo prático é fazer perguntas como “Quem?” ou “O quê?” sobre a ação ou característica expressa pelo verbo. Vamos a três exemplos:
- O cachorro corre pelo parque.
Quem corre pelo parque? O substantivo é “cachorro”, a palavra que nomeia o ser que realiza a ação de correr.
- A esperança mantém as pessoas fortes.
O que mantém as pessoas fortes? O substantivo aqui é “esperança”, a palavra que nomeia um sentimento abstrato.
- O livro está em cima da mesa.
O que está em cima da mesa? O substantivo aqui é “livro”, a palavra que designa o objeto que está na mesa.
Tipos de substantivo
- Substantivos concretos dão nome a seres com existência própria (isto é, que existem de forma independente), seja no mundo real, seja na imaginação. Isso inclui nomes de pessoas, animais, plantas, lugares, personagens fictícios, entidades espirituais, instituições e objetos. Seus exemplos incluem: Maria, João, cachorro, tigre, maçã, manga, São Paulo, Paris, dragão, fada, anjo, Bíblia, Parlamento, caneta, bicicleta etc.
- Substantivos abstratos, por outro lado, dão nome a seres cuja existência depende de algo ou alguém para se manifestar. Eles designam conceitos, ideias, ações, qualidades, estados e sentimentos. Exemplos de substantivos abstratos são: paz, coragem, aprendizado, passeio, alegria, tristeza, esperança, inteligência, bondade, egoísmo etc.
- Substantivos comuns nomeiam seres de forma genérica, os quais pertencem a uma classe ou grupo. Alguns exemplos são: árvore, livro, médico, cadeira, passarinho etc.
- Substantivos próprios, por sua vez, nomeiam seres específicos dentro de uma classe, de forma individualizada. Exemplos incluem: Estados Unidos, Dom Quixote, Fernanda, Rio Nilo, Cordilheira dos Andes etc. Observe que tais substantivos sempre são grafados com inicial maiúscula.
- Substantivos coletivos são substantivos comuns que, mesmo no singular, referem-se a um conjunto de seres da mesma categoria. Alguns exemplos são: bando (conjunto de pássaros), frota (conjunto de navios), elenco (conjunto de atores), multidão (conjunto de pessoas), matilha (conjunto de cães) etc.
- Substantivos simples são formados por apenas um radical (isto é, uma só palavra-base). Seus exemplos incluem: água, flor, paz, janela, Sol etc.
- Substantivos compostos são formados pela união de dois ou mais radicais. Alguns exemplos são: guarda-roupa, paraquedas, bem-te-vi, couve-flor, passatempo etc.
- Substantivos primitivos não derivam de nenhuma outra palavra e formam a base para a criação de outros termos. Seus exemplos incluem: fogo, vento, pedra, mar, folha etc.
- Substantivos derivados, por outro lado, são formados de um substantivo primitivo mais a adição de elementos antes (prefixos) e/ou depois dele (sufixos). Alguns exemplos são: fogueira, ventania, pedregulho, marinheiro, folhagem etc.
Gênero dos substantivos
Quanto ao gênero, os substantivos em português podem ser masculinos ou femininos. Para substantivos que designam seres animados, o gênero geralmente coincide com o sexo do ser nomeado, como em “menino” (masculino) e “menina” (feminino). A distinção entre masculino e feminino pode ser feita pelo uso de artigos, pronomes ou adjetivos que concordam com o substantivo.
No entanto, alguns substantivos apresentam formas fixas para ambos os gêneros. Um desses casos são os substantivos comuns de dois gêneros, como “o/a estudante” e “o/a dentista”. Nesse caso, a mudança do gênero é feita apenas pelo artigo que acompanha o substantivo. Já os substantivos sobrecomuns têm uma única forma, como “a criança” ou “o indivíduo”, e não permitem variação de gênero. Por fim, os substantivos epicenos são usados para animais e plantas, e a distinção de sexo é feita por palavras como “macho” ou “fêmea”, como em: a cobra macho ou o jacaré fêmea.
Para saber mais detalhes sobre o gênero dos substantivos, clique aqui.
Número dos substantivos
Quanto ao número, o substantivo pode estar no singular (quando se refere a um único ser ou objeto) ou no plural (quando nomeia mais de um ser ou objeto).
A maioria dos substantivos em português forma o plural com a adição de -s, -ns, -es ou -is ao final. Vejamos alguns exemplos:
- casa → casas
- elefante → elefantes
- gato → gatos
- homem → homens
- origem → origens
- jardim → jardins
- mar → mares
- professor → professores
- arroz → arrozes
- país → países
- grão → grãos
- irmão → irmãos
- pardal → pardais
- casal → casais
- anel → anéis
- pastel → pastéis
- anzol → anzóis
- girassol → girassóis
- azul → azuis
Os substantivos terminados em -il formam o plural de duas maneiras:
a) Quando são oxítonos, o -il muda para -is. Exemplos:
- funil → funis
- redil → redis
- juvenil → juvenis
b) Quando são paroxítonos, o -il muda para -eis. Exemplos:
- projétil → projéteis
- fóssil → fósseis
- têxtil → têxteis
Substantivos terminados em -ão podem formar o plural de diferentes maneiras:
a) Acrescentando apenas -s. Exemplos:
- grão → grãos
- irmão → irmãos
b) Substituindo -ão por -ães. Exemplos:
- alemão → alemães
- pão → pães
- capitão → capitães
c) Substituindo -ão por -ões. Exemplos:
- limão → limões
- comilão → comilões
- ração → rações
d) Alguns substantivos podem ter três formas de plural corretas. Exemplo:
- ancião → anciãos, anciães, anciões
e) Outros substantivos têm duas formas de plural corretas. Exemplos:
- vilão → vilãos, vilões
- anão → anãos, anões
- guardião → guardiães, guardiões
Confira abaixo uma visão geral dessas formas gerais de plural na tabela a seguir:
Caso ou terminação |
Exemplos no singular |
Formas do plural |
Casos gerais |
casa, elefante, gato, |
casas, elefantes, gatos |
Terminado em -m |
homem, origem, jardim |
homens, origens, jardins |
Terminado em -r e -z |
mar, professor, arroz |
mares, professores, arrozes |
Terminado em -al, -el, -ol e -ul |
pardal, casal, anel, pastel, anzol, girassol, azul |
pardais, casais, anéis, pastéis, anzóis, girassóis, azuis |
Terminado em -il (oxítonos) |
funil, redil, juvenil |
funis, redis, juvenis |
Terminado em -il (paroxítonos) |
projétil, fóssil, têxtil |
projéteis, fósseis, têxteis |
Terminado em -ão (+ -s) |
grão, irmão |
grãos, irmãos |
Terminado em -ão (+ -ães) |
alemão, pão, capitão |
alemães, pães, capitães |
Terminado em -ão (+ -ões) |
limão, comilão, ração |
limões, comilões, rações |
Três formas corretas |
ancião |
anciãos, anciães, anciões |
Duas formas corretas |
vilão, anão, guardião |
vilãos/vilões, anãos/anões, guardiães/guardiões |
Em outros casos, as palavras compostas seguem regras específicas para o plural, dependendo da relação entre os termos que as compõem. Por exemplo, “guarda-chuva” mantém-se invariável no plural, enquanto “pés-de-moleque” pluraliza apenas o primeiro elemento.
Grau dos substantivos
Quanto ao grau, o substantivo pode estar no grau normal, aumentativo ou diminutivo. Esse aspecto indica o tamanho, a intensidade ou o valor do ser ou objeto nomeado.
- Grau normal: é encontrado na próprio substantivo, sem variação: chapéu, boca, cachorro, livro etc.
- Grau diminutivo: reduz ou minimiza a ideia expressa pelo substantivo. Seus exemplos incluem: chapeuzinho ou chapéu pequeno; boquinha ou boca pequena; cachorrinho; livrinho etc.
- Grau aumentativo: amplia ou expande a ideia expressa pelo substantivo. Seus exemplos incluem: chapelão ou chapéu grande; bocão, bocarra ou boca enorme; cachorrão; livrão etc.
Observe que a variação de grau pode ser realizada com o uso de sufixos específicos (-ão, -ona, -inho, -zinho, entre outros) ou pela adição de adjetivos que indiquem aumento ou diminuição (como grande, gigantesco, pequeno, diminuto etc.).
Note também que esses sufixos de grau em português nem sempre se referem ao tamanho físico. Por exemplo, “balão” não é uma bala grande, “joaninha” não é uma joana pequena etc. Em alguns casos, a variação de grau expressa sentimentos de afeto ou aprovação, como em: gatinho, amigona, paizão, filhinho etc. Em outros casos, a mudança de grau carrega uma conotação negativa, de exagero ou desprezo, como em: papelão, narigão, leizinha, vidinha etc.
Qual a relação entre substantivo e adjetivo?
O substantivo e o adjetivo têm uma relação íntima, pois o adjetivo é usado para qualificar ou caracterizar o substantivo. Enquanto o substantivo nomeia um ser ou objeto, o adjetivo fornece uma característica a esse ser, como em “cachorra brava” (substantivo + adjetivo) ou “dias ensolarados” (substantivo + adjetivo).
Observe que o adjetivo sempre concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere, ajustando sua terminação se o substantivo for masculino, feminino, singular ou plural.
Além disso, os adjetivos podem ser classificados em diferentes categorias conforme a relação que estabelecem com o substantivo. Temos, assim, os adjetivos explicativos, que indicam uma característica inerente ao substantivo (como em neve branca), e os adjetivos restritivos, que indicam uma qualidade circunstancial para ele (como em homem rico).
Para saber mais detalhes sobre os adjetivos, clique aqui.
Exercícios resolvidos sobre substantivo
Questão 1
Em “Os alunos ficaram emocionados durante a palestra”, o substantivo sublinhado classifica-se como:
A) substantivo coletivo
B) substantivo próprio
C) substantivo comum
D) substantivo abstrato
Resolução:
Alternativa C
O substantivo “alunos” é classificado como substantivo comum, pois nomeia seres de maneira genérica, sem especificar individualmente quem são.
Questão 2
Classifique os substantivos destacados nas frases a seguir:
A) O Sol brilhou intensamente.
B) Os Beatles tocaram no parque.
C) Comprei um guarda-chuva novo.
Resolução:
A) Substantivo comum, concreto, simples.
B) Substantivo próprio, concreto, simples.
C) Substantivo comum, concreto, composto.
Questão 3
Considere a frase a seguir:
A turma visitou a biblioteca da cidade.
Nela, os substantivos turma e biblioteca são, respectivamente:
A) coletivo e simples
B) simples e composto
C) coletivo e coletivo
D) simples e simples
Resolução:
Alternativa A
Turma é um substantivo coletivo, pois designa um grupo de pessoas. Biblioteca é um substantivo simples, pois é formado por apenas uma palavra.
Questão 4
Leia a frase a seguir e responda à questão:
A casa amarela foi pintada ontem.
Na frase acima, podemos dizer que
A) “casa” é o substantivo, pois nomeia um objeto; “amarela” é o adjetivo, pois qualifica o substantivo.
B) “amarela” é o substantivo, pois nomeia uma cor; “casa” é o adjetivo, pois descreve o objeto.
C) “pintada” é o substantivo, pois descreve uma ação; “casa” é o adjetivo, pois qualifica o objeto.
D) “ontem” é o substantivo, pois se refere a um tempo; “amarela” é o adjetivo, pois descreve a cor.
Resolução:
Alternativa A
Na frase, “casa” é o substantivo, pois nomeia um objeto, enquanto “amarela” é o adjetivo, pois qualifica o substantivo, indicando uma característica (a cor) da casa.
Fontes
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CEREJA, William; VIANNA, Carolina Dias. Gramática: texto, reflexão e uso. Volume único. São Paulo: Atual, 2020.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
KURY, Adriano da Gama. Português Básico e Essencial. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013.
PESTANA, Fernando. A Gramática para Concursos Públicos: um guia completo e prático. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2019.