Topo
pesquisar

Particularidades do número do substantivo – A metafonia

Gramática

PUBLICIDADE

Comumente, ao nos referirmos à questão das particularidades concernentes à Gramática Normativa, logo nos atemos à prática da língua escrita. Tal afirmativa reside no fato de que a mesma requer certa habilidade por parte do emissor em relação aos moldes pré-concebidos pela linguagem padrão.

Sendo assim, atribuímos à fala, um caráter menos formal, onde prevalece o uso de coloquialismos, conferindo um grau de afinidade maior entre os interlocutores do discurso.

Todavia, em especial ao plural dos substantivos, ocorre um fenômeno denominado de “Metafonia”, em que há alterações fonológicas entre uma forma e outra.

E inegavelmente, torna-se necessário nos atentarmos para sua correta utilização, uma vez que tais alterações se restringem particularmente ao nível da fala.

Trata-se da alternância quanto ao timbre da vogal, que ora figura-se fechado no singular, ora aberto na forma pluralizada.

Vejamos os casos mais comuns:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Basil Escola

Gramática - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Particularidades do número do substantivo – A metafonia "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/particularidades-numero-substantivometafonia.htm. Acesso em 14 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola