Topo
pesquisar

Uso de inicial minúscula em substantivos compostos

Gramática

O uso de inicial minúscula em substantivos compostos se caracteriza como mais uma particularidade que norteia os fatos linguísticos.
PUBLICIDADE

No estudo dos fatos linguísticos, um dos pressupostos que logo emergem diz respeito ao uso de letras maiúsculas em determinadas circunstâncias. Para relembrar tal fato, recorra ao texto “Letras maiúsculas e minúsculas – circunstâncias em que se manifestam”, pois alguns postulados farão toda a diferença no aprendizado que ora iremos efetivar.

Pois bem, uma vez relembrados tais conceitos, partamos rumo à concretização do nosso real objetivo: analisar acerca do uso de inicial minúscula em substantivos compostos, cujas características nele demarcadas tendem a “fugir” um pouco das regras então convencionais. Nesse sentido, de forma a ampliar sua competência linguística acerca de mais um fato da língua, analise alguns exemplos:

# deus nos acuda

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

tigre-de-bengala

# calcanhar de aquiles

deus-dará

joão-de-barro...

porco-da-índia

# maria vai com as outras

Inferimos que as palavras que normalmente deveriam ser grafadas com letras maiúsculas (como, por exemplo, Deus, Aquiles, Maria, entre outras), em se tratando dos substantivos compostos, apresentam inicial minúscula.

Outro aspecto, também relevante, diz respeito àquelas demarcada pelo símbolo (#), cuja grafia antes do novo acordo ortográfico era expressa com hífen, mas agora, com a nova reforma ortográfica, é descrita sem o uso dele.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

O uso de inicial minúscula em substantivos compostos representa mais uma particularidade inerente aos fatos linguísticos
O uso de inicial minúscula em substantivos compostos representa mais uma particularidade inerente aos fatos linguísticos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Uso de inicial minúscula em substantivos compostos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/uso-inicial-minuscula-substantivos-compostos.htm. Acesso em 06 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola