Topo
pesquisar

Peptídeos

Biologia

Os peptídeos são formados pela união de moléculas de aminoácidos, que são moléculas orgânicas indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.
PUBLICIDADE

Os aminoácidos são moléculas orgânicas formadas pela união de átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Essas moléculas orgânicas são indispensáveis para a formação das moléculas de proteínas, sendo, assim, indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Quando esses aminoácidos se unem através de ligações peptídicas, são chamados de peptídeos

O aminoácido é formado por um grupo amina e um grupo carboxila.
O aminoácido é formado por um grupo amina e um grupo carboxila.

As moléculas de aminoácidos são formadas por um grupamento amina (NH2), um grupamento carboxila (COOH) e um radical (R) que varia conforme o aminoácido. Quando há a união de aminoácidos, há a formação das ligações peptídicas. Para que ocorra a união de dois aminoácidos, é necessário que o grupamento carboxila de um dos aminoácidos perca uma hidroxila (OH), disponibilizando uma ligação. O grupamento amina do outro aminoácido perde um hidrogênio (H), disponibilizando também uma ligação.

Assim, a união dos aminoácidos ocorre por essas ligações que ficaram disponíveis, definindo, assim, uma ligação peptídica e formando um peptídeo. A hidroxila que foi liberada pelo grupo carboxila se une ao hidrogênio liberado pelo grupo amina do outro aminoácido, consequentemente formando uma molécula de água. Dessa forma, podemos dizer que a união de dois aminoácidos, ou a formação de um peptídeo, é uma reação de síntese por desidratação, porque liberou uma molécula de água.

Figura ilustrando como ocorre uma ligação peptídica.
Figura ilustrando como ocorre uma ligação peptídica.

Quando há a união de dois aminoácidos, damos o nome de dipeptídios. Quando há três e quatro aminoácidos unidos por ligações peptídicas chamamos de tripeptídeo e tetrapeptídeo, respectivamente. Os polipeptídeos são formados por uma longa cadeia de aminoácidos, e é dessa categoria que as proteínas fazem parte, pois são constituídas de um grande número de aminoácidos.

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Peptídeos"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/peptideos.htm>. Acesso em 25 de setembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA