Topo
pesquisar

Peptídeos

Biologia

Os peptídeos são formados pela união de moléculas de aminoácidos, que são moléculas orgânicas indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.
As proteínas possuem uma longa cadeia de aminoácidos unidos entre si.
As proteínas possuem uma longa cadeia de aminoácidos unidos entre si.
PUBLICIDADE

Os aminoácidos são moléculas orgânicas formadas pela união de átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Essas moléculas orgânicas são indispensáveis para a formação das moléculas de proteínas, sendo, assim, indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Quando esses aminoácidos se unem através de ligações peptídicas, são chamados de peptídeos

O aminoácido é formado por um grupo amina e um grupo carboxila.
O aminoácido é formado por um grupo amina e um grupo carboxila.

As moléculas de aminoácidos são formadas por um grupamento amina (NH2), um grupamento carboxila (COOH) e um radical (R) que varia conforme o aminoácido. Quando há a união de aminoácidos, há a formação das ligações peptídicas. Para que ocorra a união de dois aminoácidos, é necessário que o grupamento carboxila de um dos aminoácidos perca uma hidroxila (OH), disponibilizando uma ligação. O grupamento amina do outro aminoácido perde um hidrogênio (H), disponibilizando também uma ligação.

Assim, a união dos aminoácidos ocorre por essas ligações que ficaram disponíveis, definindo, assim, uma ligação peptídica e formando um peptídeo. A hidroxila que foi liberada pelo grupo carboxila se une ao hidrogênio liberado pelo grupo amina do outro aminoácido, consequentemente formando uma molécula de água. Dessa forma, podemos dizer que a união de dois aminoácidos, ou a formação de um peptídeo, é uma reação de síntese por desidratação, porque liberou uma molécula de água.

Figura ilustrando como ocorre uma ligação peptídica.
Figura ilustrando como ocorre uma ligação peptídica.

Quando há a união de dois aminoácidos, damos o nome de dipeptídios. Quando há três e quatro aminoácidos unidos por ligações peptídicas chamamos de tripeptídeo e tetrapeptídeo, respectivamente. Os polipeptídeos são formados por uma longa cadeia de aminoácidos, e é dessa categoria que as proteínas fazem parte, pois são constituídas de um grande número de aminoácidos.

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Peptídeos"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/peptideos.htm>. Acesso em 23 de agosto de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA