Topo
pesquisar

Proteínas do plasma sanguíneo

Biologia

Elementos do sangue
Elementos do sangue
PUBLICIDADE

O plasma sanguíneo corresponde à porção solúvel do sangue, apresentando água (ocupando 92% do volume) e considerável concentração de substâncias proteicas (com aproximadamente 7% do volume), entre as quais são classificadas as seguintes:

Fibrinogênio → elementos que atuam no mecanismo de coagulação.

Globulinas → frações que correspondem: aos anticorpos, agindo na defesa do organismo contra as infecções; e as lipoproteínas que transportam lipídios, como o colesterol HDL (low density lipoprotein), este que evita a formação de depósitos de ateroma na parede das artérias, sendo, por isso, conhecido popularmente como o "bom colesterol".

Albuminas → proteína que auxilia a regulação do controle osmoregulador do sangue e manutenção da pressão sanguínea, além de proporcionar a difusão de agentes hormonais e ácidos graxos, sendo a mais abundante na composição do plasma.

Contudo, o plasma também possibilita um importante meio para o transporte de elementos figurados, como: as hemácias, os leucócitos e as plaquetas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Histologia Animal - Biologia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Proteínas do plasma sanguíneo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/proteinas-plasma-sanguineo.htm. Acesso em 26 de junho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola