Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Anticorpos

Representação esquemática de três anticorpos
Representação esquemática de três anticorpos
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Na presença de moléculas, partículas ou micro-organismos estranhos ao corpo (antígenos), uma classe de glóbulos brancos, denominados linfócitos, é responsável por atuar contra a ação desses.

Neste caso, os chamados linfócitos T auxiliadores (CD4) se ligam ao antígeno, permitindo que o agente infeccioso não se espalhe pelo organismo. Além disso, os CD4 ativam dois grupos de linfócitos: os T matadores (CD8) e os B (plasmócitos), enviando informações relacionadas à forma e constituição do elemento estranho para que estes o combatam de forma eficaz; sendo os primeiros responsáveis pela destruição das células infectadas do corpo.

São dos plasmócitos que originam os anticorpos, por meio de processos de ativação e diferenciação. Estes, também chamados de imunoglobulinas, são substâncias de natureza proteica que também se ligam aos antígenos, inativando-os e facilitando sua destruição. Antígeno e anticorpo possuem uma relação de especificidade, ou seja: anticorpos específicos reconhecem as particularidades de determinados corpos estranhos, atuando de forma a neutralizar e combater seus efeitos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alguns linfócitos se diferenciarão nas chamadas células de memória, imunizando o organismo em caso de uma nova invasão de determinados antígenos. É baseado neste princípio que as vacinas atuam. Utilizando, geralmente, antígenos isolados de organismos causadores de doenças, ao ser injetada a vacina, esta provoca uma resposta imunitária no organismo, produzindo tais células. Assim, doenças como o sarampo, podem ser prevenidas.

 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Anticorpos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/anticorpos.htm. Acesso em 05 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Sabemos que os anticorpos são fundamentais para garantir a defesa do corpo contra organismos patogênicos. Essas substâncias são produzidas pelos _______________ após a estimulação por um antígeno e a maturação dessa célula.

Marque a alternativa que completa adequadamente o espaço acima:

a) Linfócito T.

b) Linfócito CD4.

c) Linfócitos B

D) Linfócito CD8.

e) Eosinófilos.

Exercício 2

No sangue estão presentes substâncias conhecidas como aglutinogênios e aglutininas. Esse último grupo, na realidade, são anticorpos, que estão presentes:

a) nos glóbulos brancos.

b) nas membranas das hemácias.

c) no plasma.

d) nas plaquetas.