Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Anticorpos

Biologia

PUBLICIDADE

Na presença de moléculas, partículas ou micro-organismos estranhos ao corpo (antígenos), uma classe de glóbulos brancos, denominados linfócitos, é responsável por atuar contra a ação desses.

Neste caso, os chamados linfócitos T auxiliadores (CD4) se ligam ao antígeno, permitindo que o agente infeccioso não se espalhe pelo organismo. Além disso, os CD4 ativam dois grupos de linfócitos: os T matadores (CD8) e os B (plasmócitos), enviando informações relacionadas à forma e constituição do elemento estranho para que estes o combatam de forma eficaz; sendo os primeiros responsáveis pela destruição das células infectadas do corpo.

São dos plasmócitos que originam os anticorpos, por meio de processos de ativação e diferenciação. Estes, também chamados de imunoglobulinas, são substâncias de natureza proteica que também se ligam aos antígenos, inativando-os e facilitando sua destruição. Antígeno e anticorpo possuem uma relação de especificidade, ou seja: anticorpos específicos reconhecem as particularidades de determinados corpos estranhos, atuando de forma a neutralizar e combater seus efeitos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alguns linfócitos se diferenciarão nas chamadas células de memória, imunizando o organismo em caso de uma nova invasão de determinados antígenos. É baseado neste princípio que as vacinas atuam. Utilizando, geralmente, antígenos isolados de organismos causadores de doenças, ao ser injetada a vacina, esta provoca uma resposta imunitária no organismo, produzindo tais células. Assim, doenças como o sarampo, podem ser prevenidas.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Bioquímica - Biologia - Brasil Escola

Representação esquemática de três anticorpos
Representação esquemática de três anticorpos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Anticorpos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/anticorpos.htm. Acesso em 14 de junho de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Sabemos que os anticorpos são fundamentais para garantir a defesa do corpo contra organismos patogênicos. Essas substâncias são produzidas pelos _______________ após a estimulação por um antígeno e a maturação dessa célula.

Marque a alternativa que completa adequadamente o espaço acima:

a) Linfócito T.

b) Linfócito CD4.

c) Linfócitos B

D) Linfócito CD8.

e) Eosinófilos.

Questão 2

No sangue estão presentes substâncias conhecidas como aglutinogênios e aglutininas. Esse último grupo, na realidade, são anticorpos, que estão presentes:

a) nos glóbulos brancos.

b) nas membranas das hemácias.

c) no plasma.

d) nas plaquetas.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Que tal aprender 5 dicas para melhorar a imunidade? Clique aqui e confira formas simples de melhorar a defesa do seu organismo contra doenças.
Você sabe o que é antígeno, anticorpo e vacinação? Clique aqui e descubra o que significa cada um desses termos e a relação existente entre eles.
Clique aqui e veja importantes conceitos de Biologia que não devemos confundir no Enem!
Clique aqui e saiba mais sobre o lúpus. Entenda o que é, causas, tipos, sintomas, tratamento e formas de prevenção.
Clique aqui e saiba mais sobre o sistema imunológico ou sistema imune! Conheça sua função e seus principais componentes. Saiba quais os tipos existentes de imunidade!
Você já se perguntou acerca da diferença entre soro e vacina? Descubra aqui o que difere esses dois agentes imunizadores.
As vacinas são substâncias que salvam milhares de vidas todos os anos. Entenda o que são vacinas, como elas são feitas e a importância da vacinação.