Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Separação de misturas

A separação de misturas é um processo que permite a separação dos componentes de uma mistura.

Biomédico colocando um tubo de sangue no equipamento que realiza centrifugação, um dos métodos de separação de misturas.
A centrifugação é uma técnica utilizada para separar componentes de uma mistura com base em diferenças de densidade.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A separação de misturas é um processo que permite a separação dos componentes de uma mistura. É fundamental para purificação, reciclagem ou análise de substâncias, por isso, existem diversos métodos de separação de misturas, utilizados com base nas propriedades físicas e químicas dos componentes envolvidos. Sendo assim, eles são essenciais para identificar e isolar os diferentes elementos presentes em uma mistura, seja homogênea, seja heterogênea. Por meio desses processos, é possível obter substâncias puras e estudar suas características de forma mais precisa.

Leia também: Qual a diferença entre substâncias puras e misturas?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre separação de misturas

  • A separação de misturas é um processo que permite a separação dos componentes de uma mistura.
  • Alguns aspectos que podem influenciá-la: natureza da mistura, tamanho das partículas, diferença de densidade, diferença de solubilidade, temperatura e pressão, forças intermoleculares, meio ambiente, e custo e disponibilidade.
  • Seus métodos são utilizados para separar os componentes de misturas para purificação, reciclagem ou análise.
  • Os principais métodos de separação de mistura são: decantação, filtração, destilação, cristalização, centrifugação, cromatografia, sublimação, peneiração, evaporação, flotação e magnetismo.
  • Existem métodos físicos, como filtração, decantação e destilação, e métodos químicos, como cromatografia.
  • Os principais métodos de separação de misturas homogêneas são: destilação simples, cromatografia, filtração, centrifugação, evaporação, sublimação, destilação fracionada, cristalização, e liquefação fracionada.
  • Os principais métodos de separação de mistura heterogêneas são: decantação, filtração, peneiração, imantação, flotação, levigação, centrifugação, e catação.
  • Os métodos de separação são importantes na indústria, na medicina, na agricultura e em várias outras áreas da vida cotidiana.
  • Eles desempenham um papel fundamental na purificação de substâncias, na reciclagem de materiais, no tratamento de água e efluentes, entre outras aplicações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aspectos que influenciam no processo de separação de misturas

A separação de misturas é um processo que permite a separação dos componentes de uma mistura. Vários aspectos podem influenciar um método de separação de misturas. Diante disso, neste tópico sintetizamos os principais deles e como eles influenciam tais processos:

Aspecto

Influência no processo de separação

Natureza da mistura

Determina o método de separação mais adequado baseado nas propriedades dos componentes.

Tamanho das partículas

Afeta a eficácia de métodos como filtração e peneiração.

Diferença de densidade

Importante para métodos como decantação e centrifugação.

Diferença de solubilidade

Crucial em métodos como cristalização.

Temperatura e pressão

Podem influenciar a eficácia da separação em métodos como destilação.

Forças intermoleculares

A natureza das ligações entre os componentes pode afetar a separação.

Meio ambiente

Condições ambientais podem afetar a eficácia de certos métodos, como a evaporação.

Custo e disponibilidade

Podem influenciar a escolha do método de separação mais viável.

Quais são os métodos de separação de mistura?

Existem vários métodos de separação de misturas, cada um adequado para diferentes tipos de situações. Neste tópico, vamos falar um pouco sobre cada um deles:

  • Decantação: utilizada para separar líquidos imiscíveis ou um líquido de um sólido sedimentável. A diferença de densidade faz com que os componentes se separem naturalmente em camadas. Ex.: separar água e óleo.
  • Filtração: usada para separar sólidos insolúveis de líquidos ou gases. O líquido ou gás é passado através de um meio poroso (filtro), retendo as partículas sólidas. Ex.: filtrar a borra do café.
  • Destilação: utilizada para separar misturas de líquidos com diferentes pontos de ebulição. A mistura é aquecida até que um dos componentes evapore e, em seguida, seja condensado de volta ao estado líquido. Ex.: obtenção de álcool com base em uma mistura de água e álcool.
  • Cristalização: utilizada para separar sólidos dissolvidos em líquidos. A solução é aquecida para evaporar o líquido, deixando os cristais sólidos. Ex.: obtenção de sal de água salgada.
  • Centrifugação: usada para separar componentes de uma mistura com base em diferenças de densidade. A mistura é colocada em um tubo de centrífuga e girada rapidamente, fazendo com que os componentes se separem por densidade. Ex.: separar glóbulos vermelhos do plasma sanguíneo.
  • Cromatografia: usada para separar os componentes de uma mistura com base em suas diferentes capacidades de adsorção em um material sólido ou de dissolução em um líquido móvel. Ex.: análise de pigmentos em uma folha de planta.
  • Sublimação: utilizada para separar um sólido que sublima diretamente para o estado gasoso dos outros componentes da mistura. O sólido é aquecido, passando diretamente para o estado gasoso, e depois é resfriado e coletado novamente no estado sólido. Ex.: purificação de iodo.
  • Peneiração: utilizada para separar sólidos com diferentes tamanhos de partículas. A mistura é passada por uma peneira, que retém as partículas maiores, permitindo que as menores passem. Ex.: separar pedras de diferentes tamanhos.
  • Evaporação: usada para separar um soluto de um solvente em uma solução. O solvente é evaporado, deixando o soluto na forma sólida. Ex.: obtenção de sal de água salgada.
  • Flotação: utilizada para separar sólidos de diferentes densidades. A mistura é agitada em um líquido no qual um dos sólidos é menos denso e, portanto, flutua, enquanto o outro afunda. Ex.: separação de minerais na indústria de mineração.
  • Magnetismo: usado para separar materiais magnéticos de não magnéticos. Um ímã é usado para atrair os materiais magnéticos, separando-os dos não magnéticos. Ex.: separação de limalhas de ferro de outros resíduos.

Esses são apenas alguns dos métodos de separação de misturas mais comuns. Cada um tem suas próprias aplicações e é escolhido com base na natureza da mistura a ser separada.

→ Métodos de separação de misturas homogêneas

Embalagem com soro fisiológico, mistura homogênea na qual podem ser usados diferentes métodos de separação de misturas.
O soro fisiológico é uma mistura homogênea de sal (NaCl) e água.

Misturas homogêneas são aquelas em que os componentes estão distribuídos de forma uniforme e não é possível distinguir visualmente os diferentes componentes. Em outras palavras, a composição e as propriedades da mistura são uniformes em toda a sua extensão. Diante disso, no contexto da Química, essas misturas também são chamadas de soluções e estão bastante presentes no nosso dia a dia. Vejamos alguns exemplos:

  • Quando o sal (NaCl) é dissolvido na água, forma-se uma mistura homogênea na qual os íons de sódio e cloreto estão uniformemente distribuídos.
  • Outro exemplo é o ar atmosférico que respiramos, uma mistura homogênea de gases como oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono, entre outros.
  • Outro exemplo são as ligas metálicas como o bronze (cobre e estanho) e o aço (ferro e carbono), que são misturas homogêneas de metais e exibem propriedades únicas e diferentes das dos seus componentes individuais.

Nesse contexto, segue abaixo um quadro com os principais métodos de separação de misturas homogêneas e suas características:

Método

Aplicação

Destilação simples

Separar líquidos com diferentes pontos de ebulição.

Cromatografia

Separar componentes com base na afinidade por uma fase estacionária.

Filtração

Separar sólidos insolúveis em líquidos ou gases.

Centrifugação

Componentes por diferença de densidade usando força centrífuga.

Evaporação

Um soluto de um solvente em uma solução pela evaporação do solvente.

Sublimação

Separar um sólido que sublima dos outros componentes.

Destilação fracionada

Separar líquidos com pontos de ebulição próximos.

Cristalização

Separar sólidos dissolvidos em líquidos pela formação de cristais.

Liquefação fracionada

Separar gases com pontos de liquefação diferentes.

Para saber mais detalhes sobre a separação de misturas homogêneas, clique aqui.

→ Métodos de separação de misturas heterogêneas

Copos com areia, água e óleo, misturas heterogêneas nas quais podem ser usados diferentes métodos de separação de misturas.
A areia, a água e o óleo formam uma mistura heterogênea devido às diferenças de polaridade e de densidade que existem entre eles.

Misturas heterogêneas são aquelas em que os componentes não estão uniformemente distribuídos e podem ser distinguidos visual ou fisicamente. Isso significa que a composição e as propriedades da mistura podem variar em diferentes partes da amostra. Como exemplos disso, temos:

  • Uma rocha composta por minerais como quartzo, feldspato e mica, em que os diferentes minerais podem ser distintamente identificados.
  • Uma mistura de óleo e água, em que o óleo flutua sobre a água devido à diferença de densidade.
  • Uma mistura de areia e água, em que a areia se deposita no fundo, mostrando uma separação física dos componentes.

Diante disso, listamos no quadro abaixo os principais métodos de separação misturas heterogêneas.

Método

Aplicação

Decantação

Separar líquidos imiscíveis ou um líquido de um sólido sedimentável pela diferença de densidade.

Filtração

Separar sólidos insolúveis de líquidos ou gases usando um meio poroso (filtro) que retém as partículas sólidas.

Peneiração

Separar sólidos com diferentes tamanhos de partículas passando a mistura por uma peneira que retém as partículas maiores.

Imantação

Separar materiais magnéticos de não magnéticos usando um ímã para atrair os materiais magnéticos.

Flotação

Separar sólidos de diferentes densidades agitando a mistura em um líquido no qual um sólido flutua e o outro afunda.

Levigação

Separar um componente mais leve de um mais pesado usando um líquido como meio de separação.

Centrifugação

Separar componentes por diferenças de densidade, girando rapidamente a mistura em um tubo de centrífuga.

Catação

Separar os componentes sólidos manualmente.

Para saber mais detalhes sobre a separação de misturas heterogêneas, clique aqui.

Importância dos métodos de separação de misturas

Os métodos de separação de misturas são extremamente importantes para a purificação de substâncias, permitindo que os componentes de misturas complexas se separem e purifiquem. Isso ajuda no desenvolvimento de novos materiais e medicamentos, pois, uma vez que se consegue separar substâncias de interesse, é possível explorar novos produtos. Dessa forma, são fundamentais em processos industriais, laboratoriais e de reciclagem, garantindo a qualidade e a utilidade dos materiais.

Além disso, os diferentes métodos de separação ajudam a garantir proteção ambiental e na saúde pública, pois é devido a essas aplicações que é possível realizar o tratamento de água e efluentes, permitindo a remoção de impurezas e contaminantes, garantindo a disponibilidade de água limpa e segura para consumo e uso industrial.

Exercícios resolvidos sobre separação de misturas

Questão 1

(Uerj) Em um dispositivo, é inserida uma mistura heterogênea de água e óleo. A mistura passa por um processo de separação e, com o auxílio de uma torneira, regula-se a saída do líquido de maior densidade, conforme ilustrado abaixo.

Dispositivo no qual foi inserida uma mistura heterogênea de água e óleo em uma questão da Uerj sobre separação de misturas.

Tal processo de separação é denominado:

A) Filtração.

B) Decantação.

C) Destilação.

D) Sublimação.

Resolução:

Alternativa B

A decantação é usada para separar líquidos imiscíveis, como a água e o óleo (ou um líquido e um sólido insolúvel), que apresentam diferença de densidade.

Questão 2

(Facisb) Analise o quadro em que são fornecidas quatro misturas com os respectivos processos de separação ao qual foram submetidas.

Quadro mostrando misturas e seus processos de separação em uma questão da Facisb sobre separação de misturas.

Levando-se em conta essas misturas, os processos corretos de separação foram empregados somente em:

A) 1, 2 e 3.

B) 2, 3 e 4.

C) 2 e 3.

D) 1 e 3.

E) 1 e 4.

Resolução:

Alternativa C

A água e o azeite são dois líquidos imiscíveis, e, devido à diferença de densidade entre eles, é possível separá-los por decantação. Por outro lado, água e acetona são miscíveis, formando uma mistura homogênea (solução), podendo ser separadas por destilação fracionada, em que o aquecimento da mistura promoverá a ebulição do componente com menor ponto de ebulição, neste caso, acetona.

Fontes

FELTRE, R. Processos de separação de misturas. In: Química Geral. 6ª ed. São Paulo: Moderna, 2004. v. 1, p. 31–36.

HOUCK, M. M.; SIEGEL, J. A. Separation Methods. In: Fundamentals of Forensic Science. [s.l: s.n.].

REIS, M. Processos mecânicos de separação de misturas. In: Química 1 - Ensino Médio. 1ª ed. São Paulo: Editora Ática, 2013. v. 1, p. 76.

SANTOS, C. M. B. C. DA S. Desenvolvimento de um processo de desmembramento e separação de cápsulas de café. [s.l.] Universidade Nova de Lisboa, 2011.

Escritor do artigo
Escrito por: Jhonilson Pereira Gonçalves Graduado em ciências licenciatura/química (UEMA), mestre em química (UFMA) e pós-graduado em metodologia do ensino de física e química. Possui experiência na área da educação como professor do ensino fundamental ao superior.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GONçALVES, Jhonilson Pereira. "Separação de misturas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/separacao-misturas.htm. Acesso em 18 de maio de 2024.

Videoaulas


Artigos Separação de misturas


Catação, flotação e levigação

Conheça a catação, a flotação e a levigação, métodos de separação de misturas heterogêneas que estão muito presentes em seu cotidiano.
Química

Centrifugação, sifonagem e destilação fracionada

Conheça a centrifugação, a sifonagem e a destilação fracionada, métodos usados na separação de misturas.
Química

Coagulação e Floculação

Conheça a técnica de coagulação e floculação realizada em estações de tratamento de água para retirar impurezas muito pequenas.
Química

Cromatografia

Aprenda sobre a técnica de cromatografia, sabendo para que serve, como ocorre e os tipos de cromatografia.
Química

Decantação

Conheça um dos métodos de separação de misturas heterogêneas, a decantação!
Química

Destilação fracionada

Veja como se processa uma destilação fracionada e quais são os equipamentos utilizados.
Química

Destilação por arraste de vapor

Veja como são obtidos os chamados óleos essenciais por meio do método de separação de misturas denominado de destilação por arraste de vapor!
Química

Destilação simples

Entenda como é realizada a destilação simples e quando ela deve ser aplicada!
Química

Dissolução fracionada, filtração e decantação

Clique aqui e saiba em que tipos de misturas podemos utilizar os métodos: dissolução fracionada, filtração e decantação.
Química

Filtração a vácuo

Conheça o funcionamento e os materiais utilizados em uma filtração a vácuo.
Química

Filtração – Método de Separação de Misturas

A filtração é um método de separação de misturas heterogêneas. Veja como ela é feita e qual é a diferença entre a filtração comum e a vácuo.
Química

Fracionamento de misturas heterogêneas

Métodos de fracionamento de misturas heterogêneas.
Química

Fusão fracionada e solidificação fracionada

Clique e confira as características da fusão fracionada e a solidificação fracionada.
Química

Sedimentação fracionada ou flotação

Clique e conheça os princípios do método de separação de misturas heterogêneas denominado de sedimentação fracionada ou flotação.
Química

Separação de misturas com funil de bromo

Veja como é realizada a separação de misturas com funil de bromo, processo feito em misturas heterogêneas de líquidos imiscíveis.
Química

Separação de misturas homogêneas

Separação de misturas homogêneas, destilação fracionada, destilação simples, condensador, balão de destilação, indústrias petroquímicas, derivados do petróleo, alambique.
Química

Separação magnética, destilação simples e evaporação

Clique aqui e aprenda em que tipos de misturas usamos a separação magnética, a destilação simples e a evaporação, e os equipamentos utilizados em cada processo.
Química

Tamisação, ventilação e imantação

Conheça a tamisação, a ventilação e a imantação, que são processos de separação de misturas de sólidos presentes no nosso dia a dia.
Química

Vidrarias de laboratório

Saiba mais sobre os equipamentos que recebem esta denominação: vidrarias de laboratório.
Química

PUBLICIDADE